Trabalho profissional e em equipe: colhendo resultados para sua lavoura
Histórias de sucesso entre produtores rurais e representantes técnicos da Bayer mostram como parceria e soluções inovadoras fazem a diferença no campoO trabalho no campo é desafiador e ter pessoas colaborando com a sua tomada de decisão é um diferencial para colher mais resultados. Por isso, escolha um profissional capacitado, que saiba ouvir as suas necessidades, que seja sincero, tenha boas ideias, acompanhe o seu dia a dia e conheça muito bem a terra para criar uma parceria de sucesso.
"O primeiro passo para se construir uma boa parceria com o agricultor é ir até a fazenda, se apresentar, criar um plano de ação, criar um plano de atendimento e perder o medo de perguntar", comenta Gustavo Balbinotti, representante técnico de vendas da Bayer, de Primavera do Leste, Mato Grosso.
Para o representante Moacir Wagner, de Palmeiras das Missões, no Rio Grande do Sul, uma boa parceria se resume em sustentabilidade, resultados e experiência. "Isso se constrói com resultados sólidos, consolidados ao longo do tempo com o uso de ferramentas que agregam e trazem soluções para o negócio do nosso cliente", acrescenta.
Gustavo e Moacir, além de Ana Laura Bertol, são três representantes técnicos de vendas Bayer que se destacaram numa competição interna da empresa. Conheça o case de sucesso de cada um deles e descubra os resultados que eles conseguiram atingir a partir da sinergia com o agricultor, com o negócio e com as estratégias da Bayer.
Colhendo mais produtividade com inovação e informação
A história entre Ana Laura Bertol, de Campo Verde, Mato Grosso, e os produtores rurais Cássio e Diorginis Seron começou na safrinha 2019/2020, quando ocorreu um problema de germinação com um híbrido de milho em uma área de 375 hectares. "Eu usei todas as ferramentas que a Bayer oferece, eu levava inovação e informação. Eles plantavam um híbrido que estava sendo descontinuado e eu tinha que virar a chave para milhos de alta performance. Começamos com 40 hectares, passamos para 400 e hoje 80% da área é desse híbrido", conta a profissional.
Com este trabalho em parceria, eles colheram um ótimo resultado de produtividade. De acordo com o produtor Diorginis Seron, primeiramente foi feito um teste com o novo híbrido, que mostrou tolerância à cigarrinha e à lagarta do milho. "Nós compramos uma área comercial mais expressiva e o resultado foi muito importante", reforça Diorginis.
O produtor Cássio Seron também destaca a importância do acompanhamento feito por Ana Laura em todas as etapas, desde o pré-plantio à pós-colheita. "O bacana disso é que a gente tem muita sugestão e conversa no dia a dia, em uma parceria e constante troca de informações que é essencial", afirma Cássio.
Além disso, Ana percebeu que os produtores eram clientes quatro estrelas e tinham uma boa quantidade de pontos e de bônus no programa Impulso Bayer. Sabendo que Diorginis e Cássio gostam de tecnologia, ela sugeriu que adquirissem a plataforma digital Climate FieldView™ .
Os produtores gostaram tanto do atendimento e das soluções propostas que, hoje, possuem 50% de participação com o negócio de milho, Climate FieldView™ e o projeto Carbono Bayer.
"Dentre essas inovações, eu levei o PRO Carbono, que é muito bem-visto na fazenda. O Climate FieldView™ também auxilia muito na rapidez das tomadas de decisões, eles conseguem centralizar todos os dados dentro de uma única plataforma. Tudo isso gerou confiança", conta Ana.
Diorginis diz ainda que, com o auxílio da representante técnica de vendas, adquiriram equipamentos pelo programa Orbia para fazer o monitoramento pelo Climate FieldView, o que foi um grande sucesso e garantiu um mapeamento detalhado da produtividade, algo que eles ainda não tinham na fazenda.
Criando uma melhor experiência dentro e fora da porteira
Este é outro exemplo de que uma boa parceria pode proporcionar ao produtor rural. O representante técnico Gustavo Balbinotti identificou que o cliente dele precisava aumentar o potencial tecnológico e, para isso, apresentou produtos de alta eficácia. "Eu ofereci o Fox® Xpro e, através dele, uma área de lado a lado, a qual eu tive a oportunidade de acompanhar do início até o final. Depois da colheita, foi feito monitoramento com o Climate FieldView™, que é mais uma ferramenta que a Bayer disponibiliza para cada representante técnico de vendas", explica. Portanto, Gustavo levou uma ferramenta que entregou mais produtividade na cultura da soja e ainda auxiliou o cliente na digitalização de seu negócio.
Esse trabalho em conjunto, entre produtor rural e representante técnico de vendas, trouxe um resultado rápido. A partir da primeira aplicação de Fox® Xpro, eles já notaram uma diferença significativa, com plantas mais sadias. "Entregamos para as próximas aplicações uma planta com menos estresse e menor capacidade de perda de grãos, ou seja, uma planta mais vigorosa", completa Gustavo que, ao lado do produtor em cada etapa da jornada, proporcionou uma melhor experiência para seu cliente.
Entender as reais necessidades do cliente é a chave do sucesso
Quando iniciou a parceria com o produtor rural, Moacir Wagner percebeu que tinha um cliente de alto potencial, mas com pouca experiência no programa Impulso Bayer, ou seja, sem Climate FieldView™, sem PRO Carbono e com baixo resgate de pontos.
"O primeiro ponto dessa relação é ter uma escuta ativa, ouvir o cliente e buscar entender qual é a real necessidade dele. O segundo ponto é entender, em detalhe, todas as ferramentas disponíveis no programa Impulso Bayer, conectando aquela necessidade com a ferramenta que pode trazer uma solução para o problema", observa o representante.
Um fator chave para o sucesso do Moacir foi a troca de ideias e a busca por informações detalhadas. Foi por meio dessa parceria diária com o produtor que eles tomaram atitudes assertivas. "Para isso, desenvolvemos várias ações durante o ano, como interações com fitopatologista falando das principais culturas, interações com entomologista e consultorias referentes à plantabilidade de milho e trigo."
Ao superar esses desafios, eles ainda conseguiram mais experiência e um resultado de produtividade que não tinham até então. Para o representante técnico de vendas, ao conquistar um resultado como esse, o principal sentimento é de objetivo concluído com sucesso. "Uma parceria com trabalho gera resultado e uma boa experiência ao nosso cliente", conclui.
Essas histórias da Ana, do Moacir e do Gustavo, que atendem tantos agricultores Brasil afora, têm uma coisa em comum: as soluções integradas da Bayer para você, produtor, que permitem entender suas necessidades. Cada plano e cada atendimento é feito de forma individual e planejado de acordo com as demandas dos agricultores.