Blog do Agro

Plantio da soja entra na reta final!

Confira como está a situação das lavouras, o ritmo de comercialização da soja e mais notícias do agro
13 de dezembro de 2024 /// 7 minutos de leitura

O plantio de soja da safra 2024/2025 está quase finalizado. As operações aconteceram em ritmo acelerado nas últimas semanas: em 8 de dezembro o avanço atingiu 94,1%, contra 89,9% no mesmo período de 2023.

Em Mato Grosso, o maior estado produtor, o plantio iniciou com atrasos por causa da seca em outubro, mas avançou rapidamente com o retorno das chuvas. De acordo com a AgRural, 58% da área foi plantada em apenas 15 dias, concentrando o desenvolvimento das lavouras em estágios semelhantes.

Com isso, é importante ficar atento aos riscos climáticos nos próximos meses, como possíveis veranicos entre dezembro e janeiro ou excesso de chuvas em fevereiro, que podem comprometer a colheita de soja e gerar gargalos logísticos. Mas, de modo geral, as lavouras de soja apresentam excelentes condições.


Como estão as vendas de soja?

31,2% da safra de soja 2024/2025 já foi comercializada de forma antecipada. Esse número representa 53,6 milhões de toneladas, de um total recorde estimado em 171,8 milhões, segundo dados da consultoria Safras & Mercado.

Esse avanço, de três pontos percentuais acima do registrado no último levantamento, reflete a estratégia dos produtores para mitigar riscos e garantir preços competitivos em meio a um cenário de custos elevados e incertezas climáticas. Enquanto isso, a comercialização da safra anterior já atingiu 95,6%, consolidando o escoamento da soja em um mercado aquecido e de alta demanda.
A combinação de uma safra recorde e avanços nas vendas antecipadas reforçam as perspectivas positivas para o setor. No entanto, o produtor deve ficar atento às movimentações do mercado internacional e às condições climáticas, que podem impactar o ritmo das negociações da soja.

O professor Marcos Fava Neves comenta as perspectivas para a soja: “O plantio de soja começou atrasado, gerou uma preocupação muito grande nos mercados, mas agora está praticamente concluído. O clima deve colaborar e estamos com estimativas de produção muito elevada. Nesta semana, o USDA divulgou uma projeção de 169 milhões de toneladas. A estimativa em relação à safra global aumentou mais de 2 milhões de toneladas de soja do mês passado para este, elevando os estoques. Por outro lado, o produtor brasileiro está se beneficiando com o câmbio.”


Giro de notícias

As exportações de café atingiram recorde de 46 milhões de sacas de janeiro a novembro deste ano. Os dados representam um aumento considerável de 32% frente ao mesmo período do ano passado, com receita de 11 bilhões de dólares, e 56% à frente de 2023.

O Brasil registrou recorde na produção de carnes no terceiro trimestre de 2024, O destaque fica por conta da carne bovina, que atingiu 2,75 milhões de toneladas.

O crescimento anual de 14% supera a marca de 10 milhões de cabeças abatidas, um feito histórico.


Corrida e diversão para clientes Bayer

Clientes Bayer participaram da quinta etapa do Citadino de Kart, em Vacaria, no Rio Grande do Sul. A prova reuniu produtores e consultores da região para comemorar as conquistas do ano.

exclusivo para usuários logadosArtigos com seus temas de interesseRealize seu login para escolher os temas de seu maior interesse. Você poderá acessá-los a qualquer momento, sem perder de vista nenhum conteúdo de relevância pra você.