Blog do Agro

Nova estimativa para a safra de laranja

Confira os resultados da safra 24/25 e as perspectivas para o mercado de citros
20 de dezembro de 2024 /// 6 minutos de leitura

A segunda estimativa do Fundecitrus para a safra de laranja 2024/2025 indica que o cinturão citrícola de São Paulo e Triângulo/Sudoeste Mineiro deverá produzir 223,14 milhões de caixas. O volume representa um aumento de 3,4% em relação à projeção de setembro, mas ainda é 4% menor do que a estimativa inicial de maio.

Um dos principais fatores que explicam o aumento recente é o impacto significativo da quarta florada. Pela primeira vez, o levantamento contou com uma amostragem de frutos, realizada entre setembro e outubro, que revelou um número maior de frutos por árvore: 54 frutos, contra os 32 frutos estimados inicialmente.

Essa florada tardia é responsável por 20,23 milhões de caixas de laranja, o equivalente a 9,1% da produção total.


Como fica o mercado da laranja?

Além da quarta florada, o impacto das chuvas acima da média em outubro e novembro também influenciou positivamente o desenvolvimento dos frutos.

Em dois meses, as precipitações ficaram 85 milímetros acima da média histórica, recuperando parcialmente um período de 11 meses seguidos de seca.

No entanto, apesar dos avanços, a taxa de queda de frutos aumentou para 19%, frente aos 18,5% anteriores, por conta do avanço da doença greening e por operações mecanizadas, como a poda. Esse contexto pode prolongar o período de colheita de laranja, resultando em maiores perdas ao longo do processo.

O professor Marcos Fava Neves comenta as estimativas para a laranja.

A estimativa para a safra de laranja melhorou um pouco, principalmente por causa da nova florada. Há uma expectativa de produção maior para o ano que vem, mas falta laranja no mundo e os preços subiram, o que interfere no consumo. Precisaremos de um choque de oferta nos próximos anos para recompor os estoques, ao mesmo tempo em que o setor luta contra o problema do greening. É uma situação complexa", avalia Marcos Fava Neves, professor da USP e da Harven Agribusiness School.


Giro de notícias

A soja deve alcançar 168,7 milhões de toneladas em 2025, uma alta anual de 10%. As exportações foram ajustadas para 104,4 milhões de toneladas, mas a receita deve cair para 50,8 bilhões de dólares devido à pressão de preços mais baixos, mesmo com volumes recordes.

A avicultura brasileira encerra 2024 com recordes na produção e exportação de carne de frango. Apesar da queda pontual nas importações para a China, o Brasil se consolidou no mercado global e deve diversificar mercados na África, América Latina e Ásia em 2025


Boas festas!

A você, produtor, que com dedicação e trabalho duro fortalece o campo e coloca alimento na mesa de milhões de famílias, desejamos um feliz Natal cheio de paz, alegria, união e prosperidade! Que 2025 traga boas colheitas e muitas conquistas. Boas festas!

exclusivo para usuários logadosArtigos com seus temas de interesseRealize seu login para escolher os temas de seu maior interesse. Você poderá acessá-los a qualquer momento, sem perder de vista nenhum conteúdo de relevância pra você.