Blog do Agro

Projeções para cenário econômico na próxima safra

Acompanhe os principais indicadores e as perspectivas para o Brasil. Confira também outros destaques do agro nesta semana06 de setembro de 2024 /// 10 minutos de leitura

O cenário econômico que está sendo desenhado para a safra 2024/2025 é bastante desafiador. O ciclo se inicia na transição climática de El Niño para La Niña, depois do último trimestre de 2023 ter sido marcado pela escassez de chuvas e altas temperaturas, com efeitos que ainda podem impactar a produção nos próximos meses.

O relatório Visão Agro, divulgado pelo Itaú BBA, não indica uma recuperação significativa nos preços da soja e do milho. Isso porque a safra americana - um grande fator para a oferta global do ciclo - está evoluindo de forma positiva.

Outro ponto importante é o plantio e o desenvolvimento da safra da América do Sul, que deve progredir sob influência do La Niña, cuja intensidade ainda é incerta. Por outro lado, é esperado que as margens dos produtores sejam melhores, visto a queda nos custos de produção e possível aumento na produtividade em algumas culturas.


Gestão de riscos é crucial para os negócios

Com essas perspectivas, a gestão de riscos será determinante para atravessar um cenário econômico global de volatilidade e tensões geopolíticas, que pode trazer reflexos para o agro.

Olhando para o cenário nacional, o risco atrelado ao compromisso e à capacidade de cumprimento do arcabouço fiscal, assim como o câmbio depreciado, influenciam outras variáveis como a taxa de juros. Essas condições criam uma pressão para que os preços subam, resultando em inflação.

Para evitar que a inflação continue subindo, o Banco Central interrompeu a redução da taxa de juros em 10,5% ao ano, um nível que ainda é considerado alto para a economia brasileira.

Apesar desse cenário, a economia do Brasil mostra força: o consumo está impulsionado por um mercado de trabalho aquecido, com salários em alta e medidas governamentais que ajudam na recuperação do crédito, mesmo com a queda dos juros sendo menor do que o esperado.

O professor Marcos Fava Neves analisa o cenário econômico para a safra 2024/2025: "Estamos terminando uma jornada nos Estados Unidos, com participação na Farm Progress, e há um desânimo muito grande dos produtores rurais americanos. Alguns mantêm grãos da safra passada estocados, na expectativa de uma melhoria dos preços em dólar, o que não aconteceu porque o volume em grãos é muito grande. Agora a principal dúvida é quanto o Brasil vai plantar de área, principalmente de soja e milho primeira safra, além do impacto do clima sobre essa produção."

De acordo com o Doutor Agro, os produtores brasileiros ainda têm o efeito do câmbio a seu favor, já que o real está desvalorizado. Mas ele destaca que é um cenário complexo, que vai exigir muita eficiência e gestão por metro quadrado.


Bayer lidera vendas de sementes de milho

A Bayer é líder absoluta em vendas no mercado de sementes de milho! Agora, além de líderes em vendas na safra verão, também somos líderes na safrinha, ou seja, as marcas Sementes Agroceres, Dekalb e Agroeste, da Bayer, são as mais plantadas nas principais safras no Brasil.


Giro de notícias

As vendas de máquinas e equipamentos agrícolas somaram 5,9 bilhões de reais em julho. Isso representa uma queda de 9,5% em comparação ao mesmo período de 2023.

As usinas do Centro-Sul processaram 43,8 milhões de toneladas de cana na primeira quinzena de agosto. Houve uma redução de 8,5% se comparado ao mesmo período da safra 2023/2024.


Eventos do agro

Nesta semana, a Bayer esteve no Congresso Brasileiro do Algodão, realizado em Fortaleza, no Ceará. A Casa do Algodão Bayer levou aos cotonicultores as soluções e inovações para a produção de fibras de qualidade, com sustentabilidade, tudo para produzir mais e melhor!

Ainda nesta semana, a Bayer também marcou presença no Congresso Brasileiro de Nematologia, em Foz do Iguaçu, no Paraná. No evento, os participantes conheceram as soluções estratégicas para o manejo de nematoides nas lavouras, com destaque para Verango ®Prime, Serenade®, Vinemco® e Cropstar®.


Impulso Bayer leva produtores aos EUA

O Impulso Bayer proporcionou mais uma experiência única aos clientes 5 estrelas do programa: uma viagem aos Estados Unidos. Lá, os produtores participaram da Farm Progress Show, um dos maiores eventos agrícolas do mundo.

Os participantes ainda conheceram centros de pesquisa, a fazenda modelo Climate Fieldview™ e a sede da Bayer, em Saint Louis.

exclusivo para usuários logadosArtigos salvos e temas de interesseRealize seu login para salvar artigos e escolher os temas de seu maior interesse. Você poderá acessá-los a qualquer momento, sem perder de vista nenhum conteúdo de relevância pra você.