Blog do Agro

Prepare a lavoura para a colheita do café!

A pré-colheita é um momento decisivo para assegurar os resultados da safra. Saiba quais são os cuidados necessários para o sucesso dessa etapa09 de abril de 2024 /// 10 minutos de leitura

Para a colheita do café ocorrer da melhor forma possível, o preparo e planejamento da pré-colheita é primordial. Por isso, antes de começar a realizar essa operação, é necessário se atentar a algumas etapas.

O primeiro passo é fazer uma estimativa da safra de café. É preciso ter em mente qual é a sua produção total para planejar os atributos necessários de acordo com essa projeção.

Outro aspecto importante é pensar na infraestrutura que será necessária durante a atividade, como maquinários, utensílios e instalações. Equipamentos como tulhas, lavador-separador, terreiro e secador devem ser inspecionados na pré-colheita do café. Além disso, não se deve armazenar outro produto agrícola ou insumos nas tulhas porque o café absorve odores com muita facilidade.

Mais uma recomendação na etapa de pré-colheita é planejar os recursos financeiros para a realização das operações. Um exemplo é o dimensionamento da mão-de-obra, ou seja, o número de pessoas necessárias de acordo com o tipo de colheita que será realizada.


Cuidados com a lavoura

É hora de preparar a lavoura para a colheita do café. O primeiro passo é fazer a arruação. Essa atividade consiste na limpeza da área próxima ou sob a saia do cafeeiro para a retirada de folhas, galhos ou impurezas presentes no solo.

Mas atenção: é importante evitar remover a terra em excesso para não danificar as raízes do cafeeiro. Além disso, há casos em que são feitas aplicações de herbicidas na rebrota do mato, após ter sido cortado com roçadeira tratorizada ou manual.

Essa atividade retira frutos que caíram do solo de forma precoce. O indicado é fazer a arruação durante o período de seca e de 10 a 15 dias antes da colheita.


Como fazer o manejo pré-colheita

É necessário, ainda, montar um calendário de pulverização que atenda as necessidades da colheita para evitar a entrada de pragas, doenças e prejuízos com a desfolha que pode acabar prejudicando a próxima safra.

A Bayer tem em seu portfólio o fungicida Nativo, uma ótima solução contra fungos de forte ação preventiva e residual.

A colheita é uma fase muito estressante para a planta por conta da quebra de ramos e folhas, o que resulta da diminuição de seu metabolismo, que está voltado para a recuperação. Por isso, é fundamental manter a adubação balan-ceada nessa etapa.

Para isso, a Bayer oferece Bayfolan Cobre, tra-zendo para sua lavoura os benefícios da sinergia dos aminoácidos e cobre em um único produto. Esse produto proporciona melhor eficácia nutritiva e absorção de nu-trientes, deixando as plantas mais saudáveis, com diversos benefícios fisiológicos durante todo o ciclo.

"Esses dois produtos associados vão garantir uma aplicação de forma preventiva, principalmente contra a doença de Phoma. Nesse período no qual a planta vai sofrer um dano mecânico muito forte com a colheita, entramos com Nativo e Bayfolan, entre os me-ses de abril e maio, para manter o cafeeiro protegido contra pató-genos mais graves, que podem ocasionar problemas sérios depois", reforça Marcel-lo Vilela, Gerente de Field Marketing Café Brasil, na Bayer.


Determinando o ponto de colheita

Este é o momento de avaliar o grau de maturação do café. Isso é importante porque podem ocorrer perdas na qualidade da bebida quando a colheita é feita com grandes quantidades de grãos verdes ou em senescência.

Para que isso não aconteça, você pode dividir a lavoura em glebas ou talhões homogêneos e, depois, escolher quatro plantas que sejam representativas para fazer a colheita. Então, retire um litro do café colhido e separe os frutos por estádio de maturação, ou seja: verde, verde-cana, cereja, passa e seco. Por fim, anote a quantidade de frutos obtidos em cada fase.

Vale ressaltar que, no início da colheita do café, deve ser mínimo o percentual de grãos secos e maior o de grãos verdes. À medida que a colheita avança, essas proporções se invertem. Como referência, é sugerida uma faixa de 5% a 20% de grãos verdes para o início dessa operação.

exclusivo para usuários logadosArtigos salvos e temas de interesseRealize seu login para salvar artigos e escolher os temas de seu maior interesse. Você poderá acessá-los a qualquer momento, sem perder de vista nenhum conteúdo de relevância pra você.