Poder de compra de fertilizantes atinge melhores níveis em dois anos
Saiba como se preparar para a compra de insumos na próxima safra. E acompanhe o andamento da colheita do milho safrinha no Brasil e outras notícias do agroO Índice de Poder de Compra de Fertilizantes (IPCF) atingiu o menor nível de 2023 no mês de julho e um dos melhores patamares para os últimos dois anos. Esse indicador compara os preços de insumos com as principais commodities agrícolas. Quanto menor a relação, mais favorável para os produtores.
O IPCF ficou em 0,87 em julho, bem abaixo do 1,85 registrado no mesmo período do ano anterior. Em 2022, a média do ano atingiu 1,47, o nível mais alto desde 2019. Isso ocorreu principalmente em função do início do conflito entre Rússia e Ucrânia.
Quando o poder de compra está abaixo de 1, indica uma boa relação de troca para os agricultores. Desta forma, mesmo com as cotações das commodities oscilando e um ligeiro aumento mensal de 5% nos preços dos fertilizantes, o cenário continua favorável ao produtor.
A aproximação da época de plantio e os bons índices de compra deixaram o mercado mais aquecido. Nos Estados Unidos, uma retomada mais intensa na demanda por fertilizantes vem sendo observada. No Brasil, as negociações estão sendo feitas com maior antecedência, pensando em evitar os problemas logísticos do país.
O professor Marcos Fava Neves analisa esses números e conta como o produtor pode se preparar para a próxima safra: "Talvez nunca tenhamos uma alteração tão grande em um mercado, de um ano para o outro, como a que ocorreu com os fertilizantes. No ano passado, o preço estava mais do que o dobro do atual. Mas as perspectivas de faltar produto não se realizaram. Os fertilizantes estão disponíveis, o preço caiu e temos estoque. Então, agora é hora de comprar", reforça o Doutor Agro.
Andamento da colheita de milho segunda safra
A colheita de milho safrinha no Brasil atingiu 64,3% do total, até o dia 5 de agosto. Neste mesmo período do ano passado, as operações haviam chegado a quase 80% da área.
O atraso no plantio fez com que os grãos demorassem para atingir o nível de umidade adequado para a colheita, mas a produtividade não tem sido prejudicada.
Estados como Paraná e São Paulo estão significativamente atrasados em relação à safra anterior. Por outro lado, Mato Grosso e Tocantins já estão com as operações praticamente finalizadas.
Bayer no Congresso Andav
Nesta semana foi realizado o Congresso da Andav, o principal ponto de encontro para profissionais que atuam no setor da distribuição de insumos agropecuários. O evento contou com um estande da Bayer, que mostrou produtos e serviços para fortalecer a produção no campo.
"É uma grande satisfação participar do Congresso da Andav, onde recebemos distribuidores de Norte a Sul do Brasil. As principais empresas do agronegócio estão presentes, portanto, é uma oportunidade de mostrar o que a gente tem, mas também se atualizar com o que está acontecendo”, comentou Vinicius Faião, Diretor de Experiência do Cliente na Bayer.
Bayer realiza encontro com cooperativas agro
O Bayer Coopera + Transformação aconteceu em julho e reuniu mais de 80 líderes das 37 maiores cooperativas agro do Brasil. Renomados palestrantes apresentaram conteúdos aplicados para a realidade das cooperativas, além de dinâmicas de capacitação que fazem a diferença no dia a dia no campo.
A troca de experiências contribui para o resultado dos negócios e mostram o quanto a Bayer está engajada em impulsionar a transformação nas cooperativas agro.
Giro de notícias
O mercado de sementes de soja pode apresentar nova evolução na temporada 2023/2024 - depois de um aumento de 18% no ciclo passado, que resultou em um mercado de R$ 24,5 bilhões.
A Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (ANEC) projeta alta nas exportações de grãos para agosto. A associação estima aumentos de 56,4% de soja e 27,5% de milho em relação ao mesmo período do ano passado.
Os embarques de carne de frango cresceram 6,6% em julho. O volume exportado foi de 432 mil toneladas, mas a receita teve queda de 3,7% se comparada ao mesmo mês de 2022.
Agenda da semana
Atenção, agricultoras: as inscrições para o Prêmio Mulheres do Agro foram prorrogadas até o dia 20 de agosto. O tema deste ano é ESG e vai reconhecer a gestão sustentável realizada no campo. Podem participar gestoras de fazendas de todos os tamanhos, regiões e culturas do Brasil!
Por fim, para a próxima semana, o Doutor Agro destaca quais são os pontos que os produtores devem ficar de olho:
- Dólar;
- Andamento da safra norte-americana;
- Armazenagem e transporte da safra de milho no Brasil;
- Recorde de exportação de grãos.