Blog do Agro

A vez do café: produção brasileira deve crescer 8% em 2023

Alta na oferta ocorre mesmo diante de bienalidade negativa. Acompanhe análises do setor, expectativa para os preços do grão e mais notícias do agro
07 de abril de 2023 /// 6 minutos de leitura

A safra de café brasileira deve superar a produção do ciclo passado, como indica a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A produção total deve somar 54,95 milhões de sacas, uma alta de 7,9%. O bom volume de chuvas neste verão colaborou com o desenvolvimento do café, trazendo maior qualidade e uniformidade na granação e na folhação das plantas.

Em Rondônia, por exemplo, a safra de café deve ser a maior da história, com estimativas de 2,9 milhões de sacas de 60 quilos a serem colhidas.

Além disso, a produção do café arábica deve somar 37,4 milhões de sacas, quase 15% a mais que no último ano. Esta é a maior oferta das últimas cinco safras em bienalidade negativa, quando a produção das lavouras é menor.

Bienalidade de produção do café

Você sabe o que é bienalidade de produção? E quais as dicas para otimizar a produtividade nestas condições?

"A bienalidade de produção do café é a alternância de uma safra alta com uma safra baixa. Portanto, diz respeito ao comportamento da planta: em um ano ela está com bastante reserva, produz mais. No outro está com menos reserva, então, produz menos devido ao seu esgotamento, ao seu estresse", explica Leandro Borges, professor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp).

E como lidar com isso? É possível obter altas produtividades mesmo em ano de bienalidade negativa? De acordo com ele, não é possível eliminar completamente os efeitos da bienalidade, contudo, há maneiras de reduzir essa variação na produtividade deixando a planta menos suscetível ao estresse. "O primeiro passo para isso é plantar numa região adequada em termos de clima. No café, os dois elementos climáticos que mais interferem na produtividade são a temperatura e a água", acrescenta.

Você pode conferir mais sobre o assunto no episódio 04 do Impulso Negócios, em nosso canal Agro Bayer no Youtube.

Panorama do mercado internacional de café

No mercado internacional, o volume negociado de café brasileiro ficou em 37,2 milhões de sacas em 2022 - redução de 6,5% em relação a 2021. Isso aconteceu por causa da menor taxa de câmbio no país e a oferta doméstica reduzida neste período.

Para 2023, mesmo com a alta prevista para a produção, os embarques do grão começaram o ano no negativo. No primeiro bimestre, foram 307 mil toneladas exportadas contra 403 mil no mesmo período de 2022. A estabilidade na demanda global pelo café tem prejudicado os valores pagos ao agricultor.

"O café do Brasil nos brinda com um volume grande de exportações, geração de empregos, alta presença do cooperativismo, uma safra um pouco maior e ainda com perspectivas boas de preços porque a demanda está relativamente estável", analisa o professor Marcos Fava Neves sobre o cenário de preços do café/ e as tendências para os próximos meses.

Primeira loja da Bayer será no Brasil

Atenção, agricultor: em breve será lançada a primeira loja da Bayer do mundo e será em Rio Verde, Goiás. É um espaço dedicado a você, amigo produtor, que além da oferta de produtos e serviços, vai contar com o planejamento integral dedicado à sua propriedade. Mais informações em breve!

Giro de notícias do agro

A consultoria Safras e Mercado elevou a estimativa para produção de milho safrinha em 2022/23. Na nova projeção, a consultoria prevê 4,5 milhões de toneladas a mais, totalizando 92,2 milhões de toneladas do cereal.

Na Argentina, a produção de soja deve ser 45% menor do que o esperado por causa da seca que afeta o país vizinho. Esta será a pior colheita dos últimos 15 anos, com perdas estimadas em US$ 15 bilhões, de acordo com a Bolsa de Comércio de Rosário.

E foi dada a largada no plantio de grãos nos Estados Unidos na safra 2023/24. Até agora, pouco mais de 2% das áreas foram semeadas, segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

Agenda da semana

Vem aí a primeira viagem nacional do Impulso Bayer, uma oportunidade para conhecer os nossos centros de pesquisa e polos de inovação no Brasil.

O resgate poderá ser feito por clientes Impulso Bayer a partir de 4 estrelas. E, mesmo que você já tenha resgatado a viagem internacional, poderá participar dessa experiência! Serão duas opções de viagem e a primeira é para Uberlândia, entre os dias 15 e 17 de maio. As visitas serão em nossos campos de produção de sementes de milho. O resgate será no dia 17 de abril às 19 horas.

Por fim, para a próxima semana, o Doutor Agro recomenda que os produtores fiquem de olho na incidência do clima sobre a segunda safra do Brasil e o ritmo de plantio nos Estados Unidos.


exclusivo para usuários logadosArtigos com seus temas de interesseRealize seu login para escolher os temas de seu maior interesse. Você poderá acessá-los a qualquer momento, sem perder de vista nenhum conteúdo de relevância pra você.