Blog do Agro

Seca não alivia safrinha, mas produção total deve ser recorde

O Impulso News mostra os impactos da pior seca dos últimos 30 anos nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná. Confira também as informações sobre a relação de troca, uma das maiores da última década, e o recorde histórico da exportação de soja.
18 de julho de 2022 /// 3 minutos de leitura

O programa mostra como está a situação da plantação de batata doce em São Paulo, com a participa-ção dos Influencers Cesinha e Saile Farias, no município de Pirapozinho, no oeste paulista, maior re-gião produtora de batata doce do estado. Também fala sobre o impacto da produção de milho no Mato Grosso do Sul com a RTV da Sementes Agroceres, Caroline Bortoloto.

O professor Marcos Fava Neves, o Dr. Agro, comenta que os produtores investiram nestas lavouras com custos mais elevados em virtude dos preços atuais, e que eles não conseguirão produzir o que estavam esperando, além de muitos já terem vendido a produção que está sendo impactada pela se-ca.

Esta situação também impacta no preço do milho. Airton Galinari, presidente executivo da Coamo, conta que esse é um dos plantios mais atrasados da história, e se ocorrerem as geadas em junho o quadro se agravará ainda mais.

Relação de troca

Apesar dos custos de produção para grãos estarem 30% maiores no ciclo 21/22, a relação de troca será a melhor da última década para o agricultor. Na soja, serão necessárias 29 sacas para cobrir os custos totais com a produção, o que representa uma redução de 22,5% na comparação com o ciclo passado. No caso do milho, serão 75 sacas para arcar com os custos, ou seja, 36% menos que na safra passada (Fonte: Fecoagro )

Para o Professor Marcos Fava Neves, o Dr. Agro, a orientação é ter muito cuidado com a decisão de investimento e com a euforia neste momento, mas é algo muito positivo.

Já as exportações do agro atingiram uma marca histórica US$ 13,6 bilhões, um recorde para o mês de abril, com crescimento de quase 40% em relação ao mesmo período do ano passado. O destaque foi para a soja em grãos, com 17,4 milhões de toneladas exportadas, o melhor número para um único mês na história (Fonte: Mapa)

O Impulso News traz ainda as cotações de soja, milho, algodão em pluma, café arábica e em que os produtores devem focar a atenção durante a semana, de acordo com a análise do Dr. Agro.

exclusivo para usuários logadosArtigos com seus temas de interesseRealize seu login para escolher os temas de seu maior interesse. Você poderá acessá-los a qualquer momento, sem perder de vista nenhum conteúdo de relevância pra você.