Família Van Lieshout: semeando um legado no agro
A história de um casal de produtores gaúchos que empreendeu no Centro-Oeste. Eles investem em tecnologia e rotação de culturas para colher bons resultadosTradição e dedicação ao agro, que envolvem toda a família. Assim é a história dos Van Lieshout, em uma saga que começou em Não-Me-Toque, no Rio Grande do Sul, e seguiu rumo ao Centro-Oeste, em Silvânia, Goiás, onde hoje fica a Fazenda Gaulanda.
Eduardo Van Lieshout, sócio-proprietário da fazenda, mudou-se para Goiás em meados dos anos 1990, com o sonho de expandir os negócios da família. “Eu já tinha dois irmãos que moravam perto de Silvânia, então tivemos a ideia de vir prosperar, arriscar em uma nova fronteira agrícola", conta.
Mas ele não estava sozinho. À época, sua noiva e conterrânea gaúcha, Ângela Van Lieshout, decidiu acompanhá-lo nessa empreitada logo após concluir a faculdade de engenharia mecânica. Eles se casaram e, juntos, construíram um negócio bem-sucedido no agricultura ao longo das últimas décadas.
A nova geração em ação
Hoje, eles cultivam milho, soja, feijão, milho safrinha e trigo. “Sempre fazemos rotação de culturas e tomamos cuidado para não colocar a mesma cultivar no mesmo talhão. Investimos em diversificação para não colocar todos os ovos num cesto só", comenta Eduardo.
A paixão desse casal pelo agro também se multiplicou entre seus filhos, Eduarda e Pedro. Os dois já estão em processo de sucessão e ficam responsáveis por outra propriedade da família, na região. A prova de que a continuidade desse legado já está garantida e em boas mãos.
Olhar para o social
Ângela tem um papel social atuante na Fazenda Gaulanda. A fim de valorizar e integrar os funcionários, ela criou diversas iniciativas, como um dia de campo para as esposas dos colaboradores. Neste ano, o evento reuniu 180 mulheres que tiveram a oportunidade de aprender sobre finanças domésticas, operar máquinas e ter acesso a cuidados de beleza e bem-estar.
“Meu sonho é ter operadoras trabalhando aqui porque eu acredito que as mulheres são ainda mais cuidadosas. E por que não trabalhar junto com o esposo?", diz a produtora.
Boas parcerias que rendem resultados no campo
A parceria de muitos anos com a Bayer tem contribuído com altas produtividades, segundo Eduardo. Além dos produtos para manejo, eles investem em tecnologia de ponta, como a plataforma Intacta2 Xtend®. “Estamos muito satisfeitos, é uma parceria longa e fiel.”
Para o casal Van Lieshout, é emocionante saber que o trabalho árduo e diário se transforma em alimento na mesa das pessoas, abastecendo o Brasil e o mundo. “Esta época, que é de plantio, é muito linda. Vemos a terra molhada, colocamos a semente e logo ela se torna uma planta para, dali alguns dias, estar pronta. E isso é o nosso sustento e o sustento de tantas pessoas. É fantástico!”