Cooperativismo: a união que fortalece e traz resultados
O Impulso Negócios traz a importância do cooperativismo para o produtor, além das perspecti-vas e desafios para os próximos anos.O que os produtores Adilson, Carlos Alberto e Éder, que possuem propriedades em cidades diferentes, têm em comum? A resposta é simples: eles fazem parte de cooperativas.
A propriedade do produtor de citros e cana-de-açúcar, Carlos Alberto Pinho Maia, fica em Bebedouro, no interior de São Paulo. Para tocar os negócios, ele segue o que aprendeu com a família - a importância de ter o apoio técnico prestado por uma cooperativa, além de ter acesso a produtos e insumos com qualidade e preços melhores.
De acordo com Fernando Degobbi, CEO da Coopercitrus, o cooperativismo é fun-damental, e no Brasil, cerca de 50% dos insumos produzidos têm destino certo: os produtores cooperados.
Carlos Alberto também destaca outros serviços prestados pela sua cooperativa como a incorpo-ração de tecnologias e o financiamento de insumos, por exemplo. Ele conta que há dois anos, a cooperativa lhe forneceu amostragem de solo por área, o que permitiu um levantamento confiá-vel para fazer a adubação e correção do solo em taxa variável.
Em Caxambu do Sul, Santa Catarina, Adilson Tremea produz milho, trigo e soja, e só tem elogi-os para a atuação de sua cooperativa, que oferece apoio técnico na escolha de variedades e acompanhamento da produção. Graças ao suporte técnico, a equipe de engenheiros agrôno-mos, técnicos e demais empresas parceiras, as cooperativas levam novidades e tecnologias para os cooperados.
Em Itápolis, também no interior de São Paulo, Éder Pontieri é produtor e gestor de uma família centenária na agricultura, adepta às tecnologias oferecidas pela cooperativa como alinhamento para plantio, uso de VANTs (Veículo Aéreo Não Tripulado), topografia, análise de solo georrefe-renciada e agricultura de precisão.
Projeto Cooperativista
A Bayer é uma empresa que entende e acredita na importância do cooperativismo tanto para os agricultores quanto para o agronegócio brasileiro.
Sabrina Calixto, gerente de Acesso ao Mercado da Bayer, explica que o objetivo da empresa é estar próximo deste importante setor, num ambiente de cocriação, para levar mais conhecimen-to, inovação e sustentabilidade através de iniciativas. Dessa forma, juntos, Bayer e cooperativas, podem levar desenvolvimento sustentável, rentabilidade e eficiência para os agricultores.
O programa Bayer Coopera+ é composto por três pilares: política comercial simples e transparente de integração de negócios, levando uma única Bayer para as coopera-tivas; programa de relacionamento com diferentes públicos da cooperativa; e o Prêmio Bayer Coopera+ que irá contemplar cooperativas que submeterem projetos nas áreas de sustentabili-dade e inovação.
“O objetivo é trazer, juntos, soluções relevantes não só para a cooperativa e para o cooperado, mas para a comunidade onde a cooperativa está inserida”
– destaca Sabrina Calixto
Para os próximos anos, as cooperativas serão um componente do negócio dos cooperados, sem perder a essência do cooperativismo de focar no benefício à coletividade, inovações técnicas e atender as necessidades estruturais de seus cooperados.