Blog do Agro

Como lidar com o clima seco, exportações do agro e as notícias da semana

O clima seco segue preocupando produtores. Em algumas regiões, o início do plantio foi adiado por falta de chuvas. Acompanhe essa e outras notícias, no Impulso News!
18 de julho de 2022 /// 2 minutos de leitura

O Impulso News chega em sua 30ª edição e inicia com uma notícia especial: foi divulgado o resultado da XIX Mostra de Comunicação Agro, premiação que é realizada pela Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA), que reconhece as melhores iniciativas de comunicação no setor. O Projeto “Conteúdos Impulso Bayer” foi premiado com a medalha de prata na categoria “Projetos de Conteúdo”, ou seja, o 2º melhor projeto do país, conquista que só foi possível porque cada episódio é construído junto com você, produtor e produtora.

Dando continuidade ao programa, o assunto é o clima, mais especificamente a estiagem, ou seja, a falta de chuvas, que vem tirando o sono do produtor. Segundo a Confederação de Agricultura e Pecuária no Brasil (CNA), a seca foi res-ponsável pela redução de 16,4% na produção de milho, cerca de 22,0% na produção de café, além de estragos em outras culturas.

Para superar este problema, Maria Otilia Zardo, produtora rural, e Eliane Rosin, Engenheira Agrônoma em Chapadão do Sul, Mato Grosso do Sul, vêm trabalhando o aumento da matéria orgânica do solo, utilizando plantas de cobertura com sistemas radiculares distintos, no chamado “abortar o carbono no solo”. Além disso, o sistema de plantio utilizado por elas inclui a rotação com milho safra e aIntegração Lavoura-Pecuária, o que possibilita um solo mais agregado e uma temperatura um pouco mais amena no campo.

Com o início da safra 2021/22 e o períodos de plantio começando em todo país, o Departamen-to de Meteorologia dos Estados Unidos, o NOOA, estima que a chance de acontecer o fenô-meno La Niña é de 70%, o que pode limitar a chuva em diversas regiões do país nas próximas semanas.

Fábio Leite Ferraz, Representante Técnico de Vendas da Bayer, trouxe as principais dicas e técnicas que você, produtor, pode adotar para reduzir os prejuízos na lavou-ra. São elas: 1) eliminar os impedimentos físicos da compactação do solo, além de eliminar o alumínio tóxico, por meio de uma boa calagem e gessagem; 2) acompanhar o desenvolvimento radicular das plantas; 3) utilizar produtos e soluções que contribuam para o desenvolvimento das raízes; e 4) trabalhar a parte aérea por meio de nutrição, tratamento fitossanitário e manejo da cultura

Monitoramento Climático e Outras Notícias

O Serviço de Monitoramento Climático também pode ser um bom aliado para lidar com os problemas de clima , pois, com ele, você, produtor, pode monitorar e acessar informações da sua lavoura como previsões, precipitação e umidade, em tempo real, aumentando a precisão das atividades, antecipando riscos e possibilitando economia de recursos. O cliente Impulso Bayer pode res-gatar esse serviço por meio do programa de pontos, podendo acessar o Espaço Bayer para mais informações.

O programa também conta com uma análise sobre o andamento das exportações dos produtos do agronegócio brasileiro em 2021. Entre janeiro e agosto, os embarques geraram uma receita de 83,6 bilhões de dólares, segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o que significa um aumento de 20,8% em relação ao mesmo período do ano passado. No “Top 3” dos principais produtos embarcados, na terceira posição estão os pro-dutos florestais, em segundo as carnes e na liderança, o complexo da soja que repre-sentam cerca de 45,7% de todas as exportações. Em relação aos destinos, a China é o maior importador de nossos produtos, até o momento, com 37,9% de participação.

O professor da USP e da FGV, Marcos Fava Neves, analisa os resultados e comenta que são motivo de ampla celebração, e que ainda temos de setembro a dezembro para ampliar ainda mais as receitas. Fava acredita que nosso país deve superar, tranquilamente, o recorde que é ao redor de 102 milhões de dólares e, ainda, sugere que podemos chegar perto de 120 milhões de dólares exportados este ano. Segundo ele, o único pesar é que este resultado não é por con-ta do ganho em produto, mas sim por preço.

Outras notícias de destaque no programa envolvem a redução das estimativas da Conab para produção de café em 2021; a semeadura do milho verão no Brasil, que alcançou 21,8% da área total; e o recorde mundial de produtividade de trigo, com cultivar da Embrapa. Acompanhe também as cotações de soja, milho, café arábica e trigo.

Para próxima semana, o professor Marcos Fava Neves, DoutorAgro, encerra o programa aler-tando para observarmos com atenção a crise imobiliária da China torcendo para que isso prejudique o nosso agro; também olhar a colheita nos Estados Unidos; e torcer para nosso clima no Brasil, seguindo firme com nosso plantio que não pode atrasar, apesar das perspectivas de falta de chuvas.

exclusivo para usuários logadosArtigos com seus temas de interesseRealize seu login para escolher os temas de seu maior interesse. Você poderá acessá-los a qualquer momento, sem perder de vista nenhum conteúdo de relevância pra você.