Colheita do café avança, mas comercialização está abaixo da safra passada
Confira os números desta safra, as técnicas para o manejo de plantas daninhas na cultura, além tendências de preços para os próximos meses e mais notícias do agroAté o início de agosto, a colheita de café da safra 2022/23 alcançou 89% das áreas totais do Brasil. Com isso, o progresso das operações, que até então estava abaixo do último ano, voltou ao nível de 2021. Os dados divulgados pela Safras & Mercado indicam que, mesmo com o avanço da colheita, os resultados estão 2 pontos percentuais abaixo da média histórica para o período, que é de 91%.
Outro indicador que segue inferior neste ano é a comercialização: até o início de agosto, 45% do café a ser produzido na safra 2022/23 havia sido vendido, ou seja, 8 pontos percentuais abaixo do mesmo período de 2021. Mesmo assim, os números estão um pouco acima da média histórica, que é de 43%.
Com a estimativa de produção de 61,1 milhões de sacas para este ciclo, já foram colhidas 54 milhões de sacas e quase 28 milhões foram comercializadas.
Em relação aos preços, o café apresentou variações relevantes nos últimos 12 meses. Entre setembro de 2021 e fevereiro deste ano, o preço da saca de 60 kg do café arábica saltou de 1.087 para 1485 reais, alta de quase 37%, de acordo com o indicador Cepea/Esalq. Em março, o preço médio mensal sofreu uma queda relevante, fechando em R$ 1.284 reais. Nos últimos 5 meses, os preços têm sofrido algumas oscilações com tendências de alta e baixa, fechando em R$ 1.286 na média de agosto.
O professor Marcos Fava Neves analisa o cenário de preços do café e as tendências para os próximos meses. "Eu acredito que haverá, pelo menos, manutenção dos preços atuais. Sabemos do problema em nossa produção, fruto dos impactos do clima nos cafezais e da dificuldade de expandir a produção por causa do ciclo da cultura. Além disso, acredito que o consumo mundial continuará a crescer porque o mundo não vai entrar em recessão, mas, sim, terá uma taxa de crescimento um pouco menor. Portanto, na minha leitura, os preços ficarão como estão ou tendem a subir um pouco", afirma o Doutor Agro.
Dicas para o manejo de daninhas no café
No campo, com a proximidade do período das chuvas, é essencial ter atenção às plantas daninhas no café. Lélio Viana, representante técnico de vendas na Bayer, conta que o capim-pé-de-galinha (Eleusine indica) e as trapoerabas (Commelina benghalensis) são as espécies que costumam dar mais dor de cabeça aos cafeicultores. "Temos também o capim-marmelada (Brachiaria plantaginea) e picão-preto (Bidens pilosa) que são ervas de difícil controle e que, se aparecem embaixo do pé de café, competem por água, luz e nutrientes. Nossa recomendação é aplicar o Alion® , que é um herbicida pré-emergente, associado a um dessecante, no início do período de chuvas", explica.
Vantagens e prêmios para produtores de soja
Atenção produtor de soja: na safra 2022/23, se você plantar pelo menos 10% da sua propriedade com cultivares Intacta2 Xtend® ou Xtend® Refúgio, você ganha 15 reais por hectare plantado sobre todas as tecnologias da família Intacta: Intacta2 Xtend®, Xtend® Refúgio e Intacta RR2 PRO! É isso mesmo, além de escolher as melhores opções para o cultivo de soja, você ainda recebe dinheiro de volta! Essa é a campanha Cashback i2x[RB3] . Fale com o representante comercial da sua região para conferir o regulamento e participar. E para você que é da região Sul, a variedade M 5710 i2x, da Monsoy, foi vencedora de produtividade de um estudo da Fundação ABC, no Paraná. Procure seu parceiro local para conhecer ou acesse o site de Monsoy para saber mais sobre a M 5710 i2x. Aproveite!
Giro de notícias do agro
A China emitiu o primeiro alerta de seca em 2022. As altas nas temperaturas em julho estão prejudicando as lavouras no país e já causaram perdas econômicas de 400 milhões de dólares, de acordo com o Ministério de Emergência da China.
No Brasil, o produtor rural poderá formalizar o registro de máquinas e implementos agrícolas a partir do dia 30 de setembro. A obrigatoriedade do registro vale apenas para máquinas que transitam em vias públicas, informou o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Outro destaque é a seca nos Estados Unidos, que deve afetar a produção nacional de milho. Segundo estimativa recente do Departamento de Agricultura do país (USDA), o volume produzido do cereal nesta safra pode cair 5% no comparativo com a anterior.
Agenda da semana
Falando nos impactos que o clima pode trazer à produção, você, agricultor, pode contar com o Seguro Agrícola da soja, um serviço que, além de minimizar os riscos de perdas, possibilita melhor gestão da sua propriedade, com mais segurança e tranquilidade. O seguro permite proteção contra chuvas excessivas, secas, geadas, raios, ventos fortes e outros. E você que é cliente Impulso Bayer pode resgatar o Seguro Agrícola por meio dos seus pontos no programa: clientes 2 estrelas recebem 5% de desconto; 3 estrelas, 10% de desconto; e 4 e 5 estrelas, 15% de desconto. Para saber mais, acesse o Impulso Bayer e confira! Proteger o seu investimento também é colher grandes resultados!
Já para a próxima semana, o Doutor Agro indica três pontos para os produtores ficarem de olho: clima nos Estados Unidos, mega safra no Brasil e a situação política e econômica.