Blog do Agro

Colheita de cana segue a todo vapor!

As operações de colheita de cana-de-açúcar estão em ritmo acelerado, mas a produtividade é afetada pelo clima. Confira as perspectivas para esse mercado e mais notícias do agro28 de junho de 2024 /// 10 minutos de leitura

Desde o início da safra 2024/2025 até o dia primeiro de junho, a região Centro-Sul do país processou 140,7 milhões de toneladas de cana-de-açúcar. O número representa um aumento de 11,1% em comparação com o mesmo período da safra anterior, que foi de 126,6 milhões de toneladas.

O volume processado, no entanto, foi 3,4% menor na última quinzena de maio, totalizando 45,2 milhões de toneladas. Isso por causa do clima desfavorável para a colheita em algumas áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo, de acordo com informações são da União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica).

A produtividade média da cana na principal região produtora do país ficou em 89,4 toneladas por hectare até maio, uma queda de 3,5% em relação ao mesmo período da safra anterior, de acordo com dados do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC).

As adversidades climáticas impactaram os canaviais, resultando em menor concentração de ATR, baixo nível de pureza, elevado teor de açúcares redutores e maior teor de fibra, além de maturação prejudicada.


Expectativas para o mercado da cana

A expectativa do mercado é de que os preços, tanto do açúcar quanto do etanol, sejam melhores no segundo semestre deste ano. Com o fim do El Niño e início de um período de transição, a área canavieira pode sentir os efeitos. Além disso, o mercado internacional deve favorecer a produção de cana brasileira, uma vez que houve um aumento no déficit global de açúcar e existe uma demanda crescente pelo biocombustível.

"Depois da safra 23/24, que provavelmente foi uma das melhores da história da cana, quando produzimos 100 milhões de toneladas a mais, a safra 24/25 também começa bem, mas com números um pouco abaixo da anterior. Acredito que as perspectivas agora são de melhoria dos preços. Isso porque tivemos o açúcar voltando a subir e as estimativas mais recentes mostram que o déficit da safra é maior. Além disso, temos petróleo a um valor alto e aumento no consumo de etanol, que cresceu 25% nos primeiros meses dessa safra comparado ao ciclo anterior", analisa o professor Marcos Fava Neves.

Um ponto de atenção, segundo ele, é o impacto da seca que atinge o Centro-Sul do país desde o último mês e como isso pode afetar a produtividade na parte final da safra e no desenvolvimento dos canaviais no próximo ano.


Giro de notícias

Os fretes rodoviários estão mais caros pelo Brasil. O avanço da colheita de milho segunda safra e a comercialização da soja aumentaram o valor do serviço, pois a demanda por caminhões é maior com a necessidade de liberação de espaço nos armazéns.

A colheita da safra 2023/24 de milho verão atingiu 91,6% do total semeado, um atraso de 2,2 pontos percentuais em relação à temporada anterior. Já o milho safrinha alcançou 28% do total e a colheita está 17% à frente do ano passado.


Inscrições abertas para o Prêmio Mulheres do Agro

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Mulheres do Agro! A iniciativa é idealizada pela Bayer em parceria com a Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) para reconhecer produtoras rurais que realizam uma gestão sustentável.

Podem participar gestoras de fazendas de todos os tamanhos, regiões e culturas do Brasil. Além disso, pesquisadoras atuantes em instituições de pesquisa também podem concorrer na categoria ciência e pesquisa.


Fungicidas Bayer testados e aprovados!

Os fungicidas Bayer foram testados e aprovados com nota máxima, segundo o ensaio de Rede da Safra 2023/24. Pelo segundo ano consecutivo, Fox® Supra apresentou o melhor controle contra podridão das vagens. A dupla Fox® Xpro e Fox® Supra entregaram a maior produtividade quando o assunto é mancha-alvo, anomalia e ferrugem, entre os produtos comerciais.



Dada a largada à colheita do milho

A Associação Brasileira dos Produtores de Milho e Sorgo (AbramilhoMais Milho, patrocinado pela Bayer. "É muito importante estarmos próximos, com o objetivo de debater os principais desafios da cultura do milho no Brasil e dar nossa contribuição", comenta Marcelo Junqueira, líder na unidade de Negócios Cerrados Milho, da Bayer.


Maior feira técnica de horticultura

E a Bayer, representada pela Seminis, levou inovações em hortifruticultura com foco na alta produtividade para a 29ª Hortitec, maior feira técnica de horticultura da América Latina, que acontece em Holambra, São Paulo. No estande apareceram em destaque soluções como o tomate ComandanTY e o milho AG1051, além do fungicida Valpura. Outros destaques levados para a feira foram o porta-enxertos para tomates e o lançamento da loja online Seminis, uma forma prática e informativa de chegar até os agricultores.

exclusivo para usuários logadosArtigos salvos e temas de interesseRealize seu login para salvar artigos e escolher os temas de seu maior interesse. Você poderá acessá-los a qualquer momento, sem perder de vista nenhum conteúdo de relevância pra você.