Quais as perspectivas para o mercado do café?
Apesar de desafios como preços e fatores climáticos, boas perspectivas são apontadas para a cultura. Entenda qual é o cenário para o mercado brasileiro de caféOs fatores climáticos são muito importantes para a lavoura e, especificamente para a cultura do café, alguns dos maiores desafios para a safra 2021/22 serão com o custo da produção, tendo em vista que uma parcela significativa das regiões brasileiras que cultivam café sofreram com geadas e secas no último ciclo, destaca Renato Ribeiro, pesquisador do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).
A alta dos preços é outro desafio. O consumo de café no Brasil e no mundo tem crescido cada vez mais, aumentando de 2% a 2,5% ao ano na escala global, o que tem elevado o valor da commodity, segundo informações do Sistema Brasileiro do Agronegócio SBA.
Um estudo realizado pelo Cepea destacou que os preços das sacas de café arábica e conilon tiveram um acréscimo de mais de 100%. "Os preços vêm atingindo patamares bastante altos nos últimos meses, refletindo essas condições de produção tanto no Brasil como na Colômbia e no Vietnã, os principais concorrentes do café nacional no mercado externo. Além disso, fatores logísticos têm impactado bastante o fluxo de mercadorias e consequentemente dificultado os embarques e a movimentação de café no mundo", acrescenta Ribeiro.
Operações para comercialização do café
Como resposta ao aumento excessivo de preços, existem algumas alternativas, como o sistema de Barter. O pesquisador do Cepea explica que o Barter é uma ferramenta de comercialização que surgiu na agricultura nos últimos anos e que ajuda o produtor rural a ter previsibilidade de preços. "Assim, ele pode ter uma ideia de qual é o valor que pode conseguir com a sua produção, considerando um período mais longo de tempo", explica Ribeiro.
Quando o assunto é Barter, a Bayer oferece ao cafeicultor o Café com Valor , uma iniciativa que tem como objetivo levar inovação e valorizar o café. São três operações principais: a primeira é a física, em que o preço dacommodity é fixado e, ao final da safra, o produtor faz a entrega do volume acordado. A segunda operação é a física com participação de alta, isto é, o produtor fixa o café e, caso o preço aumente, ele participa da alta do mercado, melhorando ainda mais a rentabilidade. Já a terceira operação é a financeira, em que o pagamento dos insumos é vinculado ao preço futuro do produto sem a necessidade da entrega física da produção. Essa prática traz muitas oportunidades, pois permite um melhor controle dos gastos da fazenda, travando os custos de produção; diminui os riscos de incertezas econômicas; possibilita utilizar o próprio café como moeda, valorizando seu preço; e, por fim, permite um planejamento de safra mais efetivo.
Em parceria com a Agrinvest, uma consultoria em comercialização de grãos, a Bayer ainda possui um serviço de inteligência de mercado que oferece parcerias para negociação dos grãos de café e maior comodidade para seus investimentos. Quem é cliente Impulso Bayer pode utilizar os pontos que possui no programa para trocar em serviços voltados à comercialização da sua produção.
Serviços e produtos para o cuidado com sua lavoura
Os clientes também podem utilizar seus pontos no programa Impulso Bayer para trocar por serviços da plataforma Farmbox Scout. "O Farmbox Scout ajuda o produtor a entender como está a evolução e dispersão de pragas dentro do talhão. As principais vantagens de utilizar uma ferramenta como essa é ter todas as informações organizadas em um único lugar, criando um histórico ao longo do tempo, que fica acessível à palma da mão", esclarece o especialista em sucesso do cliente da CheckPlant, Renato Xavier.
Clientes que já adotam a plataforma Climate FieldView™ recebem esse mapa de forma automatizada e integrada. O produtor consegue, de forma simples e intuitiva, tomar a decisão do que ele deve aplicar.
Em relação aos desafios das pragas, o Curbix é uma solução para o controle da broca-do-café (Hypothenemus hampei), que causa danos qualitativos e quantitativos nos grãos. "O Curbix vai trazer eficiência porque ele mata a broca e também por ter características químicas que dão a ele um residual muito maior para o controle dessa praga", conta Rodolfo San Juan, coordenador de pesquisa da Bayer.
Outra solução para o cultivo do café é o inseticida Sivanto Prime 200 SL, recomendado para o controle do bicho-mineiro do café (Leucoptera coffeella).
É importante para o mercado de café brasileiro estar atento aos vários fatores que agregam valor ao produto, desde o sistema de produção até o marketing. Apesar dos desafios que virão pela frente, boas perspectivas são apontadas para a cultura. Para isso, é essencial se atentar ao planejamento, à gestão e ao manejo das lavouras.