Sônia e Nilton Bonato: uma história de amor no agro
No clima do Dia dos Namorados, conheça um casal que construiu uma linda parceria na vida e no campoEm Ipameri, no interior de Goiás, Sôniae Nilton Bonatodividem a vida e o trabalho na Fazenda Palmeiras. Juntos há mais de 30 anos, o casal constrói uma linda história de amorno agro.
Tudo começou quando Sôniafoi convidada para o aniversário da irmã de Nilton. Foi lá que eles se conheceram, ficaram amigos e, em pouco tempo, a amizade virou namoro. "Engraçado que a gente se conheceu em julho e ele já me deu um presente. Disse que era Dia dos Namorados, que tinha sido em junho. Em seis meses a gente se casou", relembra Sôniasobre o início do romance.
Na época, eles viviam na fazendado avô de Nilton, no interior de São Paulo. Com o falecimento de seu avô, em 1995, Niltonresolveu vender sua parte das terras e o casal partiu em busca de um novo sonho no interior de Goiás. "Achamos essa fazendaaqui que foi uma benção de Deus", conta ele. No início, eles vendiam galinha, ovos, leite e porcos, que eram entregues diariamente na cidade, na porta das casas das pessoas. "Nós mudamos para Confidential cá com a cara e a coragem. Eu não sabia nada do agro, apesar de ter morado em fazendaquando criança. Foi aí que comecei a trabalhar diretamente com produção de alimentos, aprendi a cuidar de gado, plantar milhoe fazer silagempara o gado”, comenta Sônia.
Eles perceberam, então, que a fazenda poderia ser muito lucrativa, mas, para isso, teriam que aprimorar a administração da propriedade. Aliás, uma característica marcante de Sônia Bonatoé a busca por conhecimento. Além de frequentar cursos e palestras para gerenciar o negócio, ela sempre defendeu a presença feminina no agronegócio. Seu empenho pela causa fez com que ela se tornasse embaixadora do Congresso Nacional das Mulheres do Agro. Para o futuro, ela tem mais uma missão: aumentar a rentabilidade da fazenda. Para isso, além da agricultura, Sônia vem investindo na pecuária. "Eu tenho uma paixão enorme por ter um trabalho com genética aqui na fazenda, eu quero me dedicar agora só a essa parte”, conta.
O dia a dia do casal Bonato
A rotina de Sôniae Niltoncomeça cedo e cada um tem sua função bem definida nas demandas da Fazenda Palmeiras. Às 5 horas, a mesa já está posta e o café pronto. Depois, Niltonsegue para o campo e Sôniacuida da parte burocrática da propriedade. Para ela, o que faz o casamento e a parceria de trabalho dar certo é o fato de um ouvir ao outro e decidirem, juntos, qual é o melhor caminho a seguir na vida e nos negócios. Niltonconcorda: Sempre vai ter uma divergência, mas um tem que escutar o outro", diz.
Outra parceria que dá certo na Fazenda Palmeirasé entre a família Bonatoe a Bayer. "Participamos de vários programas que a Bayertem. Isso tudo faz com que a gente esteja atualizado em relação às tecnologias que estão chegando no campo", afirma Sônia. Já Niltondestaca que a empresa está presente em quase tudo que é feito na fazenda, da pecuáriaà lavoura.
Sempre juntos
Do primeiro presente que Niltondeu à Sônia, até hoje, se passaram 33 anos. Muita coisa mudou desde então, mas uma continua igual: eles seguem unidos, sempre celebrando o Dia dos Namorados. "Depois que conheci o Nilton, tive que ter muita paciência porque ele é bem paciente e eu sou mais atirada. A gente juntou essas duas características e eu tenho certeza de que foi para o nosso crescimento", reflete Sônia.
Para Nilton, os dois se completam e ele garante que viveria tudo de novo ao lado dela. "Se eu nascesse de novo, gostaria de conhecê-la para estarmos juntos."
Para os próximos anos, o plano dos dois é envelhecer juntos, tocando a Fazenda Palmeirascom a mesma disposição e amor.
"Eu espero que a gente fique velhinho, andando de bengala aqui no meio dessa roça. E que nossa filha também tenha, na vida dela, um amor como o nosso", deseja Sônia.