Saiba quais são as estimativas para a nova safra de laranja
O Fundecitrus divulgou os dados nesta quinta-feira. Entenda como os números podem impactar você, produtor. Confira, ainda, as projeções do USDA para a próxima safra global de grãos e mais destaques do agro21 de julho de 2022 /// 3 minutos de leituraFoi divulgada a primeira estimativa para a safra de laranja 2022/23 no cinturão que envolve São Paulo e sudoeste de Minas Gerais, a principal região produtora da cultura no país.
A expectativa é de que sejam colhidas 316,95 milhões de caixas de laranja de 40,8 kg neste ciclo, volume que é 20,5% maior do que a safra passada. Os principais fatores que contribuíram para a previsão de alta foram as chuvas bem distribuídas nas regiões do parque citrícola no período de outubro do ano passado até maio deste ano, além das temperaturas mais amenas após o florescimento, o que possibilitou que não houvesse a queda de frutos. Como consequência, há mais carga de frutos nas plantas, que está 4,5% maior que o ciclo passado.
Mesmo com a projeção de crescimento em ¼ na colheita de laranja, vale destacar que a estimativa ficou apenas 1% acima da média dos últimos 10 anos, o que demostra que a oferta da fruta segue estável nos últimos anos, como mostra o gráfico:
Os dados fazem parte da Pesquisa de Estimativa de Safra (PES), divulgada pelo Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus).
A associação realizou um evento em Araraquara, SP, nesta quinta-feira, 26 de maio, para divulgação oficial dos dados. O professor Marcos Fava Neves comenta qual deve ser a reação do mercado a esses números e de que forma isso pode impactar os produtores.
“Vamos ter 20% a mais na produção de laranja, não é suficiente para acalmar o mercado internacional porque os estoques estão muito baixos, mas é um bom número. O importante é que a citriculturapaulista e brasileira está saudável, rentável e sustentável”, analisa o Doutor Agro.
Antônio Juliano Ayres, gerente geral do Fundecitrus, destaca que o grande desafio da citricultura nos últimos anos tem sido o greening, uma doença severa que exige o máximo de empenho no manejo. “É preciso reduzir o atual patamar de cerca de 23% para que, no médio prazo, não aconteça com a nossa citricultura o que aconteceu com o setor na Flórida, que está praticamente dizimado. Apesar de todos os desafios, nossa citricultura é muito competente e nossa produtividade vem aumentando, por isso, seguimos otimistas”, declarou.
As projeções para a safra global de grãos
Recentemente também foram divulgadas as primeiras projeções para a safra global de grãos em 2022/23. No milho, a produção global deve cair, chegando a 1,18 bilhão de toneladas, ou seja, 3% menor do que no último ciclo. No Brasil, no entanto, a oferta do cereal deve ser de 126 milhões de toneladas, quase 9% maior, ou 10 milhões de toneladas a mais.
Na soja, serão quase 395 milhões de toneladas, 13% a mais do que na safra passada. O Brasil, que é o maior produtor global da leguminosa, deve produzir 38% desse volume, ou 149 milhões de toneladas, o que significa um crescimento de 19% em um ano.
Os dados apresentados fazem parte de estudo do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA ).
O representante técnico de vendas da Semente Agroceres, Renato Garbossa, conta que, em Santa Rosa, no Rio Grande do Sul, os preparativos para a próxima safra de milho verão já começaram. "Um aspecto importante que nós temos que levar em consideração para o plantio do milho verão é a dessecação antecipada para eliminação de pragas e as plantas de difícil controle que temos na lavoura. Dessa forma, conseguimos fazer a implantação da cultura do milho no verão com uma boa qualidade", explica.
Bayer integra iniciativa sustentável
A Bayer passou a ser apoiadora institucional do programa Compromisso com o Clima, uma iniciativa que reúne empresas de diferentes setores a fim de fomentar a economia de baixo carbono no país. No programa, empresas do setor privado podem compensar as suas emissões de gases de efeito estufa apoiando projetos com crédito de carbono. A iniciativa foi criada em 2017 pelo Itaú Unibanco e pela Natura, e hoje é liderada pelo Instituto Ekos. Por meio do apoio, a Bayer espera reforçar seu compromisso com o combate aos efeitos das mudanças climáticas e o fortalecimento do desenvolvimento sustentável. Para saber mais sobre a iniciativa, é só acessar o site Agro Bayer.
Top 3 de notícias do agro
O índice de preços dos alimentos da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) alcançou 158,5 pontos em abril, 30% a mais do que em abril de 2021. Nos últimos meses, o indicador tem registrado os maiores níveis da história, resultado dos preços elevados dos produtos alimentícios no mercado global.
Nas exportações, o agronegócio brasileiro bateu novo recorde em abril, segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Motivadas pela alta nos preços de algumas commodities, as receitas alcançaram quase 14,9 bilhões de dólares, crescimento de 15% em relação ao mesmo mês do ano passado.
Por fim, o volume importado de defensivos agrícolas cresceu 50% no último mês, de acordo com o Mapa. Ao todo, foram 38,4 mil toneladas de produtos comprados. Já os custos do segmento mais do que dobraram, somando gastos em 377 milhões de dólares.
Agenda da semana
O maior evento do agro no Mato Grosso do Sul já está acontecendo: a Showtec Maracaju 2022. A edição de 25 anos da feira, realizada de 25 a 27 de maio, traz informações e tecnologias para os produtores brasileiros. A Bayer também está presente com seu time no para apresentar todas as novidades aos agricultores. Confira a programação completa e outras informações no site oficial do evento.
Outra dica é o curso Educação e Manejo: as Melhores Práticas no Uso do Glifosato, com o objetivo de aumentar a eficiência e qualidade de suas pulverizações. Os produtores vão ficar por dentro de diversos tópicos como lavagem e destinação de embalagens, uso correto de EPIs, segurança do aplicador, tecnologia de aplicação e muito mais! O curso é 100% grátis, online e rápido de fazer. Ao final, é emitido um certificado de participação. Para mais informações, acesse o site da iniciativa.
O Doutor Agro também destaca os seguintes pontos para acompanhar na próxima semana: o clima no Brasil na segunda safra, a questão climática nos Estados Unidos e o impacto dos anúncios da safra de laranja no mercado.