Blog do Agro

Laranja tem a menor produção das últimas 5 safras

Nova estimativa do Fundecitrus indica quebra na produção de laranja; saiba quais são os pontos de atenção para aumentar a eficiência da sua lavoura. Já a receita com a venda de maquinário do agro deve crescer 40% este ano. Acompanhe essas e outras notícias do agro.21 de julho de 2022 /// 3 minutos de leitura

Na última semana, o Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus) revisou a sua estimativa para a safra de laranja 2021/22 no cinturão citrícola de São Paulo, do Triângulo e Sudoeste mineiro, principais regiões produtoras do país. A nova projeção indica que a produção deve ficar em 264 milhões de caixas, valor 10% menor que a primeira estimativa, de maio, e quase 2% inferior à produção da safra passada.

Produtores estavam com a expectativa elevada, acreditando que, neste ciclo, a produção de laranja seria maior do que a anterior, em vista das oscilações comuns a cada ano.

Segundo o Fundecitrus, os principais motivos da queda foram as condições adversas do clima, sendo que o índice de chuvas na região ficou 31% abaixo na média histórica nos últimos meses; além das geadas que causaram a queda prematura dos frutos. Até a metade de novembro, 65% da produção total havia sido colhida, segundo a organização.

O professor Marcos Fava Neves, que também integra o time responsável pelas estimativas do Fundecitrus, explica como esses números impactam o mercado e quais são as perspectivas para o produtor. Ele conta que 75% das exportações mundiais de suco de laranja saem da região paulista, muito afetada pela seca no último ciclo. Segundo o DoutorAgro, os produtores que contam com sistema de irrigação, e não tiveram grandes perdas, podem esperar alguns anos de bons preços. "Isso porque a laranja é diferente da soja e do milho, por exemplo, que você planta e depois de 4 meses colhe. A laranja leva 3 anos para começar a produzir, então veja o impacto que tivemos", observa.

Vinicius Castro, Assistente Técnico Comercial da Coopercitrus, compartilha algumas orientações para o manejo e condução da lavoura de laranja. De acordo com ele, a escolha da variedade é um dos principais pontos para atingir bons índices de produtividade.

Sobre o manejo, é fundamental adquirir a muda em local de confiança para, então, fazer o plantio. Outro ponto é o transplantio da muda, pois é preciso ter máxima atenção com relação à profundidade deplantio.

O controle de insetos e doenças também é fundamental porque nos primeiros trinta dias é quando ocorre o maior contágio, principalmente por viroses causadas por mosca branca, tripes e pulgão. "Além disso, é preciso estar atento à disponibilidade e à qualidade da água na irrigação, ao equilíbrio nutricional dessas plantas e ao manejo até o final do ciclo", acrescenta Vinicius.

Premiação para os produtores de soja

Você, produtor, já está participando do concurso de produtividade da Plataforma Intacta2 Xtend®, o Liga i2x?

O Liga i2X é um concurso que irá premiar os agricultores que conquistarem as melhores produtividades em soja, com cultivares com as tecnologias Intacta2 Xtend® e Xtend Refúgio®. É possível concorrer em 5 categorias e as inscrições vão até o dia 15 de janeiro. Ao final do concurso, será premiado um produtor por estado.

Vale lembrar que você poderá ganhar uma viagem para o Vale do Silício, nos Estados Unidos, ou para a Alemanha, para conhecer todas as novidades na cadeia da soja; ou ainda ganhar uma caminhonete 4x4 a diesel cabine dupla. Para saber mais e participar, basta falar com seu Representante Técnico de Vendas (RTV) local. Para consultar os contatos de RTVs e participar, acesse o site da Plataforma Intacta2 Xtend®.

Vendas de máquinas agrícolas e implementos deve crescer 40%

Segundo estimativas da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), as receitas líquidas com as vendas do setor agro devem fechar este ano com cerca de 40% de crescimento.

Entre janeiro e outubro, a comercialização de máquinas e implementos agrícolas gerou receitas acumuladas de R$ 32 bilhões, um salto de 50% na comparação com o mesmo período do ano passado. Para 2022, a Abimaq projeta nova alta, de cerca de 5%.

O Engenheiro Agrônomo José Luís Coelho, sócio e consultor sênior na Markestrat Agribusiness fala sobre esses números e o que o resultado representa para o setor. Segundo ele, até o fechamento de outubro, foram vendidos 9 mil tratores a mais do que no ano passado, um aumento de 27% no volume de produção e venda. No caso das colheitadeiras, foram mais de 1,8 mil máquinas acima do que foi comercializado no mesmo período do ano passado, um incremento de 43%. "Projetando os dois próximos meses do ano, imagino que tratores deve fechar em mais de 50 mil unidades, um crescimento de 32%. Já em colheitadeiras vamos passar de 7 mil unidades, um crescimento de 50% em relação ao ano de 2020", analisa Coelho.

Mais notícias do agro

As exportações do agronegócio brasileiro bateram novo recorde em novembro. No total, as receitas somaram 8,36 bilhões de dólares, alta de 6,8% no comparativo com o mesmo mês de 2020 (Fonte: Secretaria de Comércio Exterior).

Já os embarques de suco de laranja caíram 3% nos primeiros 5 meses da safra 2021/22. No período, foram exportadas 412,8 mil toneladas de suco, em equivalente concentrado (Fonte: Secretaria de Comércio Exterior).

Sobre a produção brasileira de algodão, a Abrapa estima a safra 2021/22 em 2,7 milhões de toneladas de pluma, alta de 16,5%. A área de plantio deve ficar próxima de 1,6 milhão de hectares, crescimento de 13,5% (Fonte: Associação Brasileira dos Produtores de Algodão). Veja também as cotações da soja, do milho, da laranja e do café.

Para a próxima semana, o DoutorAgro recomenda observar o mercado da pecuária com a China voltando a comprar do Brasil; as condições do clima; e as influências do câmbio.

Agradecemos sua companhia e não se esqueça de ativar as notificações em nosso canal no Youtube para receber todas as novidades. Até o próximo Impulso News!

exclusivo para usuários logadosArtigos com seus temas de interesseRealize seu login para escolher os temas de seu maior interesse. Você poderá acessá-los a qualquer momento, sem perder de vista nenhum conteúdo de relevância pra você.