Blog do Agro

Paulo Sérgio Martins de Campos: paixão pela citricultura

Conheça a trajetória de um dos maiores produtores de citros do interior de São Paulo06 de agosto de 2024 /// 12 minutos de leitura

Conhecer todos os processos da produção e evoluir sempre: esses são os segredos de Paulo Sérgio Martins de Campos, um dos maiores produtores de citros do estado de São Paulo.

Com um olhar criterioso e atento a todos os detalhes, ele supervisiona de perto as 200 toneladas diárias de frutas cítricas que chegam ao galpão de beneficiamento na cidade de Avaí. Ali, laranjas, limões e tangerinas são higienizadas e classificadas antes de serem enviadas ao seu destino.

O proprietário da Citrus Aliança monitora o processo assegurando que tudo seja realizado conforme os padrões de qualidade estabelecidos.

"Eu passei por várias etapas na minha vida como funcionário, desde o campo, preparo de solo, trabalhando como pragueiro e, assim, percorri todos os caminhos, até a etapa de comercialização e venda com os defensivos", conta sobre sua trajetória no setor.


A guinada para começar o próprio negócio

Concluída a etapa no galpão, seu olhar criterioso se volta para outro setor: a área administrativa. Hoje, boa parte do trabalho de Paulo Sérgio é no escritório, mas para chegar até aqui, ele começou no campo, com os pés na terra.

Sua história na citricultura começa quando ele tinha 18 anos, trabalhando em grandes indústrias do setor. Depois de mais de uma década, ele conta que foi trabalhar como vendedor de defensivos, no entanto, apesar dos bons resultados, não se sentia feliz nessa ocupação. Foi quando resolveu começar seu próprio negócio. "Aluguei uma packing house e comecei com um movimento maior com citros para a indústria, que era o ramo de onde eu vinha. Depois, migrei para o mercado. Trabalhava de segunda a segunda, dia e noite, até que eu comecei a plantar. Minha primeira propriedade tinha 27 mil árvores e hoje temos 560 mil árvores de citros", relembra.


O apoio essencial da família

Esses 560 mil pés de citros estão distribuídos em 12 propriedades rurais, um crescimento que sempre foi sustentado por quatro pilares: a qualidade dos produtos, a ética nos negócios, a responsabilidade com os fornecedores, clientes e colaboradores e, por fim, o comprometimento com os negócios.

"Tive o privilégio de trabalhar em excelentes empresas, conversar com vários agrônomos e outros profissionais da área. Isso me trouxe conhecimento e foco. Sou uma pessoa muito focada naquilo que faço, me desafio sempre, todo dia."

Foi essa força de vontade que fez com que Paulo Sérgio começasse um negócio do zero, que hoje conta com mais de 250 colaboradores entre o escritório, as fazendas e o packing house. Uma história que sempre contou com o apoio da família e que não vai parar por aqui.

Michelle Gandolpho de Campos, esposa de Paulo Sérgio, está ao seu lado no dia a dia da empresa, trabalhando como gerente financeira da Citrus Aliança. Ela conta que é motivo de alegria ver os filhos ajudando a dar continuidade a essa história. "Estamos muito felizes porque eles estão entrando no negócio. O Lucas já está ajudando e começou a faculdade de agronomia. Minha filha, que se formou em comércio exterior, também está vindo trabalhar com a gente."

Lucas Gandolpho de Campos, filho do casal e gerente agrícola da Citrus Aliança, sabe da responsabilidade e da missão que tem pela frente, mas também se orgulha de poder contribuir com a empresa da família: "É uma responsabilidade muito grande, temos que fazer dar certo, é tudo o que ele construiu. Ao mesmo tempo, é muito empolgante estar aqui", comenta.


Outras alianças importantes

Ao longo de todos esses anos dedicados à citricultura, a trajetória de Paulo Sérgio Martins de Campos foi marcada por parcerias de sucesso, como a que mantém com a Bayer. Ele conta que uma das vantagens dessa parceria é o acesso a tecnologias e novos produtos. Por isso, para o manejo de suas lavouras, ele conta com o portfólio completo da Bayer no cultivo de citros.

"Quando o plantio começa, você coloca a muda no chão, vê ela crescendo e aumenta a produção, dá uma satisfação muito grande. É aquele prazer de se sentir realizado em fazer algo, fazer com perfeição, com amor", conclui o produtor e empresário apaixonado pela citricultura.

exclusivo para usuários logadosArtigos com seus temas de interesseRealize seu login para escolher os temas de seu maior interesse. Você poderá acessá-los a qualquer momento, sem perder de vista nenhum conteúdo de relevância pra você.