Kriss Corso: uma trajetória marcada por inovação, sustentabilidade e paixão pelo agro
Produtor de algodão e proprietário do Grupo JCN, ele seguiu os passos do avô e deu continuidade à história da família no agronegócioCom uma trajetória marcada por inovação, sustentabilidade e amor pela terra, Kriss Corso continua escrevendo a história de sua família com o agronegócio.
O produtor de Chapadão do Sul, Mato Grosso, também é proprietário do Grupo JCN, empresa que começou com seu avô, que sempre foi uma grande referência para Kriss.
"Os principais ensinamentos que eu tive com o meu avô foram os valores ligados à terra, a humildade, a ética e simplesmente não pensar no que é bom para você, mas sim para todos que estão à sua volta. Ele acreditava que, para alguém crescer e ter sucesso, as pessoas que estão em volta, seus grandes pilares, também têm que estar bem."
Kriss assumiu os negócios ainda jovem, aos 21 anos, após a morte do avô. Ele conta que, na época, teve o suporte de sua mãe e de seu tio, o que garantiu uma transição rápida e sólida. "Eu sei onde meu avô gostaria de chegar. Eu sei onde meu tio e minha mãe gostariam de chegar, então sempre busco chegar no mesmo lugar. Às vezes eles conseguem chegar em linha reta com a experiência e todos os valores de vida já muito bem definidos, e nós, muitas vezes, temos que ir em curva. Mas sempre mirando e valorizando essa chegada com muito trabalho, muito suor e muita paixão", completa.
A missão do Grupo JCN
Para Kriss, o grande diferencial do Grupo JCN é a preocupação com o bem estar e sucesso de todos da equipe. Além disso, o compromisso com a sustentabilidade é outro pilar essencial da empresa para os objetivos do negócio: levar alimento ao mundo com respeito pelas pessoas e pelo meio ambiente.
Kriss explica que o Selo de Algodão ABR, uma das certificações concedidas ao grupo pelo Programa Algodão Brasileiro Responsável, é uma iniciativa fundamental para a cadeia e ajuda o Brasil a se tornar referência em produção sustentável no mundo. "O que está sendo implementado permite alimentar o mundo, levar algodão e os seus inúmeros benefícios, desde caroço à pluma, de uma forma que as próximas gerações vão ter a garantia de que aquilo teve o menor impacto no meio ambiente."
Inovação que garante sustentabilidade e rentabilidade
Kriss Corso também integra outra iniciativa inovadora: a Perfect Flight. A empresa nasceu da ideia de oferecer uma gestão da aplicação aérea no setor agrícola. A tecnologia ajuda a calcular a melhor rota para o avião aplicar o defensivo com a dosagem correta e sem atingir áreas de restrição. "Assim, asseguramos eficiência, maior produtividade, menor custo, durabilidade de molécula e tudo isso com respeito ao meio ambiente", afirma.
A ideia foi vencedora do prêmio do Desafio de Sustentabilidade Bayer para startups. Kriss conta que o reconhecimento foi um marco na história da Perfect Flight, que está apenas começando. "Foi uma grande honra sermos reconhecidos entre várias startups que têm o mesmo olhar para o futuro e o objetivo de garantir que toda prática na agricultura seja feita com respeito ao meio ambiente", comemora.
A parceria com a Bayer também se estende para o Climate FieldView™ que permite, dentro da mesma plataforma, ter a visibilidade da aplicação aérea. Dessa maneira, o produtor ganha escala, eficiência e antecipa as tomadas de decisão.
"As grandes vantagens de acompanhar a operação com o FieldView™ é ter a visibilidade da operação com qualquer máquina no campo. Conseguimos ter rotação e plantabilidade corretas. As imagens de satélite também acabam agregando e podemos identificar possíveis problemas de maneira antecipada. Tudo isso traz elementos para tomar decisão mais rapidamente e de forma assertiva, gerando incremento de produtividade e, no final, rentabilidade no bolso do produtor."
Hotel de Abelhas
Kriss também aderiu, em parceria com a Bayer, ao programa Bee Care, com um Hotel de Abelhas em sua propriedade. Assim, foi possível comprovar a coexistência entre agricultura e abelhas polinizadoras. "Com rastreabilidade, mapeando áreas de restrição, demonstramos que os produtos utilizados estão atingindo apenas seu alvo", comenta.
Para concluir, Kriss Corso deixa uma mensagem sobre a importância da sustentabilidade para o agronegócio e ressalta que é possível, e mais vantajoso, ser eficiente com respeito ao meio ambiente: "As próximas gerações dependem das nossas atitudes de hoje. Além disso, se você é amigo do meio ambiente e tem boas práticas implementadas, seu resultado vem muito mais rápido."