Exportações brasileiras de grãos seguem a todo vapor!
Entenda a situação atual da logística de grãos no país e os impactos no mercado, entre outras notícias do agroAs exportações brasileiras de soja, milho e trigo devem atingir os maiores patamares do ano no mês de julho. O volume deve chegar a 18 milhões de toneladas, de acordo com estimativa da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec). São seiscentas mil toneladas a mais do que o registrado em junho e mais de três milhões de toneladas adicionais em relação ao mesmo mês do ano passado.
Ainda segundo a Anec, o crescimento nas exportações de grãos está sendo puxado principalmente pelo milho, que deve superar as exportações norte-americanas pela segunda vez nesta temporada.
O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), mostra que, até meados de junho, as negociações do cereal para a China reduziram pela metade quando comparadas ao ano passado.
Brasil passa a liderar exportação mundial de milho
A soberania de décadas dos Estados Unidos perde espaço para o Brasil em um mercado cada vez mais competitivo. O país assume uma fatia maior de mercado de milho, abastecendo quase um terço da demanda global do grão. Isso se deve pelo aumento das vendas do milho brasileiro para a China.
Apesar do cenário positivo, o Brasil tem enfrentado desafios relacionados à alta movimentação logística que, no momento, conta com operações para transporte de outros produtos, como o açúcar, o que também amplia a disputa por armazéns nos portos.
Em junho, o Brasil comercializou 3 milhões de toneladas do adoçante, quase 30% a mais do que no mesmo mês de 2022, de acordo com o Ministério da Economia.
O professor Marcos Fava Neves diz que, no Brasil, houve um aumento de cerca de 15 milhões de novos hectares de grãos nas últimas quatro safras. Além disso, o país está agregando uma produção de 70 milhões de toneladas. "Logicamente, o investimento em infraestrutura e armazenagem de grãos nas fazendas não acompanhou essa velocidade. O desafio logístico é agravado pelo fato que se retardou a venda de soja com a expectativa de melhores preços e agora o milho está chegando. Os portos estão trabalhando a todo vapor, mas vamos precisar de mais investimento."
Impulso Bayer Academy: ampliando resultados dos agricultores
O Impulso Bayer Academy realizou o primeiro encontro do Master Program. O curso tem como foco ampliar as formas dos agricultores terem mais resultados em seus negócios, por meio da conexão com grandes players do mercado. A jornada é finalizada com uma experiência internacional imersiva em Israel e tudo isso acontece por meio dos pontos do programa Impulso Bayer.
"Nos dois dias de curso, trouxemos tanto casos de indústrias e empresas fora do agro, para mostrar formas que eles podem inovar dentro e fora da porteira, como também de empresas e produtores do setor para que os agricultores possam ver que não é difícil realizar essa inovação", afirma Luiz Denardin, da StartSe.
A coordenadora de geração de valor, Giovanna Oberti, conta que sustentabilidade, perpetuidade de negócio, tecnologia e inovação foram os principais temas abordados. "Tudo isso acontece nos encontros que temos em São Paulo, onde aprendemos na teoria o que depois veremos acontecer na prática, na viagem para Israel", acrescenta.
Giro de notícias
O agro brasileiro já investiu mais de 15 bilhões de reais em energia solar. O setor responde por 14% de toda a energia nacional, de acordo com a Aneel.
As vendas de máquinas agrícolas caíram 3,6% em maio. Desde o início do ano, a queda foi de 7,2%, somando 23.800 unidades, segundo a Anfavea.
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) divulgou que a China aumentou as compras de soja do Brasil. De janeiro a junho deste ano foram 24% a mais. O país asiático é o maior comprador da oleaginosa brasileira.
Agenda da semana
Vem aí a Semana Digital Fieldview, que será realizada entre os dias 17 e 21 de julho.
Everson Zin, diretor comercial de Climate Fieldview, destaca que a programação contará com aulas dos principais especialistas em agricultura digital, além de descontos exclusivos e condições especiais para clientes Impulso Bayer, a fim de fomentar a digitalização das fazendas brasileiras.
Por fim, o Doutor Agro traz os principais pontos para os produtores acompanharem na próxima semana:
- Colheita do milho no Brasil;
- Clima nos Estados Unidos;
- Renovação do acordo do Mar Negro;
- Novas estimativas do USDA;
- Impactos das novas estimativas de safra da Conab;
- Dólar.