A trajetória de sucesso de Aziz Rassi no agro
O produtor de cana do interior de São Paulo conta sobre suas conquistas e desafios na agricultura
O produtor de cana do interior de São Paulo conta sobre suas conquistas e desafios na agricultura
Algodão, soja, pecuária leiteira e cana-de-açúcar: a família Rassi tem vasto histórico na agricultura. São mais de 60 anos de experiência - 30 deles cultivando cana -, numa trajetória que atravessa gerações. Hoje, é o engenheiro agrônomo Aziz Rassi quem comanda a propriedade de 1.500 hectares, localizada em Jardinópolis, no interior de São Paulo, região conhecida por sua potência no setor sucroenergético. Nos horários em que não estava na escola, acompanhava meu pai na fazenda. Eu digo que foi a profissão que me escolheu, não me vejo fazendo outra coisa, conta.
A história dessa família de origem libanesa começou quando o bisavô de Aziz veio para o Brasil em busca de melhores oportunidades. Ele trabalhava como mascate, vendendo na cidade os alimentos produzidos nas fazendas da região. Mas foi o avô dele quem começou a tomar gosto pela agricultura, até que seu pai conseguiu colocar o sonho em prática ao comprar a primeira fazenda da família Rassi. Plantávamos arroz, soja e algodão. Naquela época se plantava muito pouco ainda e foi quando meu avô viu uma oportunidade na pecuária leiteira também. Montamos as ordenhas e fomos, por alguns anos, os maiores produtores de leite tipo B do Brasil, relembra Aziz. No início dos anos 1990, a família deu início à produção de cana.
Adib Rassi Junior, pai de Aziz, também fala sobre o sentimento de ver o filho dar continuidade aos negócios. Tenho muito orgulho do que ele está fazendo. Não precisa seguir os meus passos, mas seguir os passos certos.
Melhores práticas na produção de cana
Aziz acompanhou um grande processo de mudança na agricultura, por meio da evolução nas tecnologias dentro e fora do campo. Para manter o canavial sadio e vigoroso, ele investe em boas práticas de produção, equipe qualificada e ferramentas como drone, GPS e imagens de satélite.
Além disso, para combater um dos maiores inimigos dos canaviais, ele conta com o suporte da Bayer. Os nematoides são um grande problema na cultura da cana-de-açúcar, principalmente porque não é uma coisa que a gente vê. Para controlar esse problema, tenho utilizado o Verango® Prime, um nematicida lançado recentemente pela Bayer. Tenho tanta confiança na marca que já usei em 100% da minha área na safra passada.
Colhendo as vantagens do programa Impulso Bayer
Aziz Rassi conta que, por ser cliente Impulso Bayer, já teve acesso a diversos benefícios oferecidos pelo programa, como análises de solo e outros suportes. Mas os benefícios não se restringem ao lado de dentro da porteira.
No ano passado, ele participou de uma viagem internacional para Dubai e Israel. Em Israel, que é a capital tecnológica da agricultura no mundo, eles têm programas de irrigação numa região que chove 600 milímetros por ano, então as frutas e verduras que eles produzem lá são à base de irrigação. Esse tipo de conhecimento e tecnologia só veríamos quando já estivessem difundidos pelo mundo. Conhecer pessoalmente, no local onde está nascendo, é maravilhoso, relembra.
Neste ano, Aziz já tem outra viagem do programa Impulso Bayer no roteiro: Holanda e Alemanha. Ele conta que sua maior expectativa é conhecer a sede da Bayer. Quem vê os produtos prontos não sabe quanto tempo demora, o quanto é investido para fabricar uma molécula nova que pode ser a solução para plantas daninhas e nematoides que temos aqui no Brasil. É algo fantástico.
Assim, o produtor de Jardinópolis vai somando conhecimentos e novas experiências para aplicar no campo e continuar sua trajetória bem-sucedida na agricultura.