Fernanda Falcão: Conheça a história de sucesso por trás das Sementes Falcão
Neta e filha de produtores rurais, Fernanda Falcão conta como está construindo a sua história e perpe-tuando a empresa da família, a Sementes FalcãoFernanda Falcão é engenheira-agrônoma e responsável técnica na Sementes Falcão. Com valores e princípios passados por seus avós e pais, ela diz que o campo é sua vida, além de enaltecer a impor-tância do produtor rural na produção de alimentos e, consequentemente, para a paz no mundo.
A trajetória agrícola da família Falcão teve início com o avô de Fernanda que, trabalhando no ramo de automóveis, aceitou o pagamento de 3,3 mil hectares de terra por um Vemaguet. Seu pai, formado em Agronomia, apostou na produção de sementes e criou a Sementes Falcão em 1986.
Nascida em 1981, desde pequena Fernanda já acompanhava o pai e não pensou em fazer outra coisa do que também cursar Agronomia.
Sobre a relação pai e filho, Fernanda destaca a importância de formar sucessores e não herdeiros.
“Sucessores você forma ensinando os valores, os princípios, a história, fazendo o negócio crescer de maneira sólida, trazendo, no caso das Sementes Falcão, a satisfação de nossos clientes, a excelência pela qualidade sempre.”
Futuro
A Sementes Falcão tem parcerias com diversas empresas na produção de sementes de soja, trigo e aveia branca; estrutura comercial com diversos parceiros, inclusive com a Bayer, e a propriedade em Primavera do Leste, no Mato Grosso, onde há a produção de grãos.
Um dos principais desafios enfrentados pela família no início foi a conservação de solos. Em 1982, o pai de Fernanda iniciou o sistema de plantio direto, fundamental para estancar os problemas de ero-são, construir fertilidade de solo e assim produzir de maneira mais sustentável e rentável.
A fazenda foi ainda palco para um trabalho inédito no país, em parceria com a Embrapa e a Imater, de conservação de solo na parte de terraceamento para plantio direto com excelentes resultados.
Em 2016, ao completar 30 anos na produção de sementes, a empresa reestruturou as suas instala-ções e, em parceria com a Bayer, inaugurou uma unidade de tratamento de sementes industrial. A nova UBS (Unidade de Beneficiamento de Sementes) é automatizada, possuindo controle de todos os processos. Além disso, foram realizados investimento na robotização de ensaque e paletização, o que trouxe linearidade em todo o processo e rendimento operacional muito maior.
Essas ações levaram a Sementes Falcão a receber da Bayer, em 2021, o selo Tratamento de Exce-lência Bayer SeedGrowth™, o que significa que 100% dos lotes tiveram 98% ou mais de ingrediente ativo nas sementes.
Diante disso, Fernanda trabalha para o crescimento da Sementes Falcão, não apenas em volume, mas também pela incessante busca de excelência em qualidade de seus produtos.