Conheça Dulce Ciochetta, uma das potentes vozes femininas no agro
Conheça a história de Dulce Ciochetta, diretora administrativa do Grupo Morena, agora no Impulso Gente!17 de julho de 2022 /// 3 minutos de leituraParanaense de Pato Branco, Dulce Chiochetta, diretora administrativa do Grupo Mo-rena, localizado em Campo Novo do Parecis (MT), se considera uma pessoa simples.
Para ela, o agro é apaixonante, principalmente quando pensa que o fruto de seu traba-lho pode estar na mesa de grande parte das pessoas.
Segundo Dulce, são nas relações humanas que estão as oportunidades para contar e fazer histó-rias, melhorar o ambiente, a qualidade de vida das pessoas, e por que não, o mundo?
Professora durante 17 anos, Dulce entrou efetivamente no agro há 13 anos, quando iniciou as atividades no Grupo Morena. Ela explica que a empresa vem adotando práticas e métodos para melhorar os seus processos como um todo, bem como desenvolver os seus colaboradores e assim melhorar as suas qualidades de vida. Todas essas ações foram formatadas no SSGM (Sistema Socioambiental do Grupo Morena), que possui encontros promovidos com os colabora-dores e stakeholders para fomentar e levar conhecimentos ligados à preservação, conservação e tudo que faz parte do meio ambiente e do nosso ecossistema.
Recentemente, o Grupo Morena foi certificado pelo GPTW (Great Place to Work) e ranqueado como uma das melhores empresas para se trabalhar no agronegócio.
A preocupação com a sustentabilidade é outro foco do grupo, que há mais de 20 anos pratica o plantio direto e outras ações como rotação de culturas, plantio em consórcio, integração lavoura-pecuária-floresta, captação de água de chuvas, energia solar fotovoltaica e reciclagem de lixo.
O destaque é o Pró-Carbono, uma iniciativa pioneira da Bayer, que, de acordo com Dulce, possi-bilita que uma parcela dos agricultores brasileiros entenda o que acontece dentro das proprieda-des, servindo de incentivo para que outros players de mercado criem mecanismos para ter, no mercado mundial, uma ferramenta única de medição para avaliar a quantidade de carbono gera-da dentro das propriedades e atividades agrícolas.
Reconhecimento
Dulce faz parte da diretoria do Movimento Agroligadas, um grupo de mulheres que tem por obje-tivo melhorar a comunicação dentro do segmento.
Sua contribuição para o agronegócio também foi reconhecida pelo Prêmio Mulheres do Agro, uma iniciativa da Bayer e da ABAG (Associação Brasileira do Agronegócio), que permitiu à dire-tora administrativa do Grupo Morena ganhar voz e mostrar para o Brasil a importância da gestão feminina no setor.
Por falar em reconhecimento, Dulce cita seu esposo, Romeu Ciochetta, sócio-proprietário do Grupo Morena, como um empreendedor, otimista e apaixonado pelo que faz. Esses atributos, além de inspirar outras pessoas, foram determinantes para o atual momento e posicionamento do grupo.
Em sua trajetória, Dulce aponta Romeu como o seu principal parceiro, sempre a incentivando a buscar o desenvolvimento necessário para uma boa
gestão
dentro do agro brasileiro.