Soluções para uma cana de alto padrão
Clima, manejo, sistema de produção e a incidência de pragas e doenças interferem na produtividade. Saiba como o produtor pode evitar esses problemas no cultivo da cana-de-açúcar11 de julho de 2022 /// 3 minutos de leituraEstamos atravessando uma das piores crises hídricas do século. De acordo com a Trading Wilmar Internacional, estima-se que haja uma queda de até 100 milhões de toneladas na produção de cana-de-açúcar no centro-sul na safra 2021/2022.
Diante desse cenário de prejuízos, quem é produtor precisa tomar algumas atitudes para ter uma cana de alto padrão.
Existem muitos fatores que interferem na produtividade da cana-de-açúcar, como clima, manejo, sistema de produção, além de incidência de pragas e doenças. Por isso, neste Impulso Negócios, trazemos algumas recomendações que ajudam a manter a produtividade em sua lavoura.
Para começar, é sempre importante escolher cultivares adaptadas e resistentes na hora de plantar. Também é necessário realizar a rotação de culturas e o plantio direto para manter os nutrientes e preservar o solo.
Outro ponto de atenção é o preparo do solo. É fundamental que ele esteja bem drenado e o lençol freático abaixo de 1,5 metro de profundidade.
Já no momento do plantio, as mudas devem ser originárias de cana planta, estando bem desenvolvidas e eretas, com idade entre 10 e 12 meses. Em relação ao espaçamento, o ideal é que as plantas fiquem entre 1 metro ou 1,5 metros de distância entre elas. E na hora de corrigir o pH do solo, a calagem pode ser uma aliada. Não fazer essa correção antes do plantio pode interferir na quantidade de nutrientes disponíveis para a planta, e na condição do solo também.
Como fazer o controle de pragas e plantas daninhas
Durante o ciclo da cana, o controle químico é fundamental para o manejo das plantas daninhas que podem ser responsáveis por até 80% de perdas no canavial, segundo estudo realizado pela Divisão Agrícola da Bayer.
Por isso é muito importante utilizar o herbicida correto para o controle efetivo das daninhas, gerando redução de custos de aplicação e da probabilidade de resistência. Pensando nos problemas com as principais plantas daninhas da cana-de-açúcar, a Bayer desenvolveu o Provence Total, um herbicida de amplo espectro e de seletividade ao canavial, muito eficiente contra o Picão Preto (Bidens pilosa), Leiteiro (Euphorbia heterophylla), Capim Marmelada (Brachiaria plantaginea) e Capim Colonião (Panicum maximum).
Sobre as pragas dessa cultura, a broca da cana-de-açúcar (Diatraea saccharalismerece) tem destaque pelos danos que pode causar. Estimativas médias indicam perdas de 1,14% na produção de cana, 0,42% na produção de açúcar e 0,25% na produção de etanol, como conta Paulo César Donadoni, Líder de Desenvolvimento de Mercado da Cana de Açúcar da Bayer. "A broca da cana traz danos graves tanto no volume da produção, reduzindo o peso dos colmos, como na qualidade da cana produzida. Portanto, essas alterações de qualidade da matériaprima impactam negativamente na eficiência industrial da usina, tanto na fabricação do açúcar, bem como do etanol", alerta.
A broca da cana aparece principalmente em épocas de grande umidade e elevadas temperaturas, além disso, a aplicação de vinhaça pode favorecer a sua ocorrência. O Belt® é uma solução eficiente para esses casos por ser um inseticida de contato e ingestão que age diretamente no controle da praga. Seus ingredientes ativos e sua formulação garantem um controle rápido antes que maiores danos sejam causados à cultura. "A Bayer, portanto, oferece por meio do seu portfólio inovador de produtos e serviços para cana, um resultado eficaz de combate às lagartas da broca e de redução dos prejuízos que ela pode causar ao sistema de produção agroindustrial da cana e seus derivados", destaca Donadoni.
Patrulha: serviço da Bayer para o controle de pragas na cana
O produtor rural Renato Ferreira da Rosa, de Maurilândia, GO, conta também com a ajuda do Patrulha para o monitoramento de pragas em sua área de produção de cana. O serviço oferece assistência técnica e acompanhamento com profissionais qualificados.
Ele está usando o Patrulha há 1 ano e não tem dúvidas da importância de incluir esse serviço como parte do planejamento da safra. "Nós temos convicção de que as pessoas que estão no planejamento, assim como nós, serão muito beneficiadas com o uso da ferramenta do Patrulha, uma vez que ela vai indicar exatamente os momentos ideais de controle da broca da cana-de-açúcar e da cigarrinha. O timing correto da aplicação é fundamental para o sucesso do controle dessas pragas", conclui o produtor.