Blog do Agro

El Niño: quais os impactos na safra 23/24?

Entenda como os produtores podem se planejar para reduzir os riscos do fenômeno cli-mático e as culturas que podem ser mais afetadas no Brasil01 de setembro de 2023 /// 8 minutos de leitura

Os impactos do El Niño devem se estender por toda a safra 23/24, segundo meteorologistas. Na atualização da Agência de Monitoramento Atmosférico dos Estados Unidos (NOAA) é possível observar que, nas últimas quatro semanas, as temperaturas da superfície do mar estiveram acima da média em grande parte do Oceano Pacífico.

De acordo com o órgão norte-americano, o fenômeno pode começar a enfraquecer no início do ano que vem, e o pico de intensidade deve ocorrer entre outubro e dezembro de 2023. Até lá, a previsão é de que o Brasil tenha diferentes alterações climáticas em seu território.

No Brasil, as culturas que mais podem ser afetadas são:

  1. O trigo, com risco de favorecimento de doenças por conta das condições mais úmidas, embora a ameaça de geadas tardias seja bem menor.

  2. A soja, que estará em campo em períodos com influência mais forte do El Niño. Isso pode resultar em maiores dificuldades na hora da semeadura por conta do solo úmido.

  3. No cenário internacional, outros países também devem ser prejudicados. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) projetou que os efeitos do El Niño podem retrair a safra de grãos norte-americana em 5% a 10%.

  4. Na Argentina, por outro lado, é esperado que as áreas recuperem parte das perdas da atual quebra de safra. Na Ásia e na Austrália, o fenômeno deve causar clima quente e seco, que pode afetar diretamente algumas culturas agrícolas, em especial grãos e a cana-de-açúcar.

A especialista em agronegócios, Roberta Paffaro, comenta essas previsões: "Os efeitos climáticos estão tirando o sono dos produtores. No caso da soja, as cotações estão oscilando entre 13 e 14 dólares o Bushel. Os vencimentos mais próximos estão com preços mais baixos, mas há previsão de melhora para março de 2024."

Para saber utilizar essas informações de mercado a seu favor, a especialista compartilha três dicas:

  1. Se você tem soja para vender e dívidas em aberto, fique de olho nos relatórios do USDA que apontam as condições de safra americana. Se a qualidade estiver abaixo do esperado, o preço pode ter uma melhora e abrir uma oportunidade de venda com maior rentabilidade.

  2. Pode ser interessante para fazer um seguro de safra. O mercado de opções oferece essa possibilidade e pode ser utilizado para garantir o valor que você quer receber pela saca.

  3. Fique atento ao dólar, já que a soja é dolarizada. Vale a pena entender quando o mercado está favorável para tomar posições.

Agricultura digital otimiza o planejamento no campo

Considerando a importância de ter em mãos dados confiáveis sobre o clima, você pode contar com o apoio da agricultura digital, produtor. Com a plataforma Climate Fieldview™, é possível acompanhar o acumulado de precipitação das últimas 24 horas. O radar meteorológico também apresenta a previsão de chuvas para as próximas seis horas na sua fazenda. Assim, você tem mais dados para planejar de maneira mais assertiva as operações de plantio, pulverização e colheita.


Manejo de fungicidas Bayer está entre os mais eficientes

Você sabia que o programa de manejo de fungicidas da Bayer é um dos mais eficientes? É o que indica ensaios realizados pela Embrapa na safra 22/23 para testar a eficiência de diversos fungicidas contra as doenças mais importantes da cultura da soja. O programa da Bayer foi nota ‘A’ no manejo de mancha-alvo, ferrugem-asiática e na redução de danos causados pela podridão das vagens.


Novo híbrido da família Dekalb

A família Dekalb acaba de ganhar um novo híbrido para desafiar os limites da produtividade: o DKB242 PRO4, um superprecoce que vai te surpreender!
O material oferece estabilidade com mais competitividade, precocidade e sanidade de grãos, desenvolvido para ambientes de médio e maior potencial. Além disso, tem todas as características e benefícios da biotecnologia VTPRO4. Invista em um material com genética de excelência e desafie os limites da produtividade com DKB242 PRO4!


Top 3 notícias do agro

A colheita do algodão atingiu 78,4% da área nas principais regiões produtoras no país. No mesmo período do ano passado, as operações alcançaram 93,8%.

A moagem de cana-de-açúcar no Centro-Sul do Brasil deve atingir 590 milhões de toneladas na safra atual. Uma alta de quase 8%, segundo o Itaú BBA.

A Índia pode ter as chuvas de monções mais fracas dos últimos 8 anos. Os efeitos do El Niño na região podem diminuir a oferta de produtos como açúcar, leguminosas, arroz e vegetais.


Impulso Bayer leva produtores ao Rio de Janeiro

Nesta semana aconteceu a experiência de viagem nacional do programa de fidelidade Impulso Bayer. O destino foi o Rio de Janeiro, onde os clientes tiveram a oportunidade de acompanhar de perto como a Bayer aplica inovação e qualidade em seus defensivos agrícolas. Essa é uma experiência exclusiva para produtor que é cliente 4 e 5 estrelas do Impulso Bayer, uma oportunidade de conhecer o melhor do Brasil em tecnologia e inovação no setor agrícola com especialistas da Bayer.

"Foi uma experiência muito boa estar com 50 agricultores aqui. Pudemos mostrar o processo de produção na nossa fábrica no Rio de Janeiro, falar sobre como funciona a parte de inovação e como é o caminho para trazer um novo defensivo agrícola para o Brasil", comenta Fábio Prata, responsável pelo portfólio na América Latina da Bayer.

Para o produtor Clecio Vanderlei Gwiazdeczki, de Carlos Gomes (RS), que participou da viagem para o Rio pela primeira vez, foi uma oportunidade de adquirir conhecimento e de estreitar ainda mais a confiança com a marca. "Deu para aprender muita coisa e ter mais confiança sobre o jeito de fabricação, as pesquisas. Uso produtos Bayer há anos e isso dá ainda mais confiança para, no futuro, produzir mais e melhor".


Agenda da semana

Por fim, o Doutor Agro traz os principais pontos para os produtores acompanharem na próxima semana:

  • Aumento do greening nos pomares brasileiros
  • Condições das lavouras nos Estados Unidos
  • Perspectivas de plantio e movimentação de insumos no Brasil
  • Valor do ATR da cana
  • Câmbio
exclusivo para usuários logadosArtigos com seus temas de interesseRealize seu login para escolher os temas de seu maior interesse. Você poderá acessá-los a qualquer momento, sem perder de vista nenhum conteúdo de relevância pra você.