Blog do Agro

Qual O Melhor Momento Para Controlar Plantas Daninhas No Milho?

Confira os benefícios do manejo feito na hora certa e acompanhe as perspectivas de mercado do cereal, entre outros destaques do agro
30 de junho de 2023 /// 7 minutos de leitura

Confira os benefícios do manejo feito na hora certa e acompanhe as perspectivas de mercado do cereal, entre outros destaques do agro

Você sabia que um dos fatores que mais impactam no baixo rendimento do milho é o controle inadequado de plantas daninhas? As perdas podem variar de 10% a 80%, por isso, o controle logo no desenvolvimento inicial da cultura é fundamental.

É indicado fazer a aplicação de herbicidas pré-emergentes antes das plantas daninhas emergirem. Esse manejo reduz a matocompetição inicial, atua no banco de sementes das invasoras e proporciona plantas daninhas pequenas e em menor número para a aplicação em pós-emergência.

Além disso, é indicado o uso de produtos à base de glifosato e produtos à base de atrazina, em híbridos Bayer com a tecnologia RR, para a fase de pós-emergência das daninhas até o estádio V5 da cultura.

Esse estádio acontece aproximadamente 3 semanas após a semeadura. Ele é caracterizado por ter 5 folhas completamente desenvolvidas, incluindo a contagem a primeira folha.

E uma dica, produtor: para uma folha ser considerada totalmente desenvolvida, é preciso ter a presença do colar visível na inserção da bainha com o colmo!

Com esse manejo combinado você protege o potencial produtivo de sua lavoura, reduzindo a matocompetição, perenização das invasoras e o aumento do banco de sementes. É válido lembrar ainda que para a utilização dos herbicidas, sempre consulte e siga as recomendações de bula dos produtos.

Além disso, a diferença na produtividade do milho, em função da época de aplicação dos herbicidas, é de 14 sacas por hectare a menos entre os estádios V3 e V8. Portanto, concentrar esse manejo antecipado na janela ideal até V5 minimiza o risco de fazer aplicações fora das recomendações estabelecidas, assegurando a proteção da cultura e maximizando seu potencial produtivo.

Perspectivas para o mercado do milho

Além do manejo em campo, é preciso estar atento às movimentações do mercado. O professor Marcos Fava Neves destaca o desempenho da cadeia produtiva do milho no Brasil nos últimos anos. A produção teve um salto no país e deve chegar a quase 130 milhões de toneladas. Além disso, o Brasil deve ser o principal produtor do grão em 2023, responsável por 30% das exportações mundiais. 

"Estamos vendo o milho ser cada vez mais usado para produção de etanol e agora para exportação, principalmente para a China. A perspectiva também é muito boa no mercado de carnes, além do crescimento do mercado interno. Nos últimos dias, porém, os preços do milho caíram bastante e só devem melhorar se houver algum evento climático nos Estados Unidos. Então, deve ser um ano mais difícil para o produtor em termos de preço, mas no médio e longo prazo, o milho vai gerar muita oportunidade no Brasil", analisa o Doutor Agro. 

Academia do Infinito promove oficinas e networking

O Impulso Bayer Academy realizou o primeiro encontro da Academia do Infinito. O curso tem como foco o desenvolvimento por meio da conexão com startups, visitas a grandes empresas do mercado, networking e oficinas, finalizando a jornada com uma experiência internacional imersiva para Singapura. E tudo isso acontece por meio dos pontos do programa Impulso Bayer.

"O Impulso Bayer tem foco em inspirar e impulsionar os agricultores para o futuro, e a Academia do Infinito, que é a parceria que a gente fez com a StartSe, está muito conectada com isso. A ideia é mostrar novas perspectivas para os agricultores e gerar conexão. Aqui, temos alguns dos principais agricultores do país, por isso, a ideia é que eles se conectem e aprendam uns com os outros a resolver desafios", comenta Richard Brito, coordenador de fidelidade e experiência do cliente na Bayer.

A produtora rural Ana Paula Franciosi diz que o encontro motiva os agricultores a saírem da zona de conforto e olharem para o futuro. "Ainda estamos em um segmento muito tradicional, então, é de extrema importância sermos desafiados a pensar de forma diferente e a enfrentar esse futuro que nos aguarda." 

Conexão PRO Carbono em campo

No dia 23 de junho, foi realizado mais um Conexão PRO Carbono em Campo. O evento aconteceu no interior de Goiás, em uma fazenda modelo Bayer Forward Farming. A propriedade da família Fiorese é destaque pelas práticas sustentáveis. 

"Esse evento mostrou para o agricultor, em primeira mão, como fazer um manejo mais sustentável. Mostramos como deve ser o cuidado com o solo e como fazer um manejo mais eficiente. Apresentamos também um conceito de sistema para o agricultor olhar a longo prazo e não só para aquela safra específica", explica Tiago Quintino, gerente de parcerias e alianças PRO Carbono. 

Conquistas e experiências Impulso Bayer

O produtor Norio Fujisawa conquistou o primeiro lugar na categoria "Irrigado" do 15º Desafio Nacional de Máxima Produtividade de Soja Cesb safra 2022/23. Ao adotar o manejo Bayer, ele produziu mais de 111 sacas por hectare.

Nesta semana, também aconteceu a segunda viagem internacional do Impulso Bayer de 2023. O benefício é oferecido para clientes a partir de cinco estrelas. Os destinos foram Alemanha e Holanda. Entre as visitas estavam a sede da Bayer, a Bayer Forward Farming e a Wageningen University. Além disso, o grupo teve um dia turístico por Amsterdam.

"Nós estivemos numa fazenda modelo da Bayer, na Alemanha, e é muito legal conhecer as novas tecnologias, em ambientes totalmente diferentes do que temos no Brasil", destaca o produtor Aziz Rassi.

A produtora Mariana Alvarenga Jordão também destacou a oportunidade de trocar experiências e conhecer novas perspectivas na agricultura. "É muito interessante saber como estão acontecendo as coisas no mundo e aprender um pouco mais com outras culturas."

Giro de notícias

O Plano Safra 23/24 foi lançado e conta com 364 bilhões de reais para financiar a agricultura e pecuária empresarial.

As vendas de soja para o mercado externo podem cair nos próximos meses. A queda nas cotações e nos prêmios de exportação levam os produtores a manter a oleaginosa em estoque.

A China liberou a entrada de 70 mil toneladas de carne bovina brasileira no país. A carga estava apreendida desde 23 de março, após o caso atípico de mal da vaca louca.

Agenda da semana

Vem aí a Semana Digital Fieldview, entre os dias 17 e 21 de julho. O evento terá ofertas imperdíveis de combos preparados para você, produtor. O Impulso Bayer também preparou condições especiais para resgatar produtos da plataforma Climate Fieldview™.

E tem mais: no dia 05 de julho será realizado o Impulso Bayer Talks, edição silagem. O evento vai acontecer em Belo Horizonte, com a participação de especialistas do setor.

Por fim, o Doutor Agro destaca os pontos de interesse do produtor para a próxima semana: 

  • Clima nos Estados Unidos

  • Rendimentos das colheitas de milho e algodão no Brasil

  • Repercussões do Plano Safra

  • Macroeconomia

exclusivo para usuários logadosArtigos com seus temas de interesseRealize seu login para escolher os temas de seu maior interesse. Você poderá acessá-los a qualquer momento, sem perder de vista nenhum conteúdo de relevância pra você.