Wilson Menin: mais produtividade com tecnologia
Produtor do interior do Paraná conta como a adoção de inovações tem sido crucial para o sucesso de sua lavouraEm uma década, a produção agrícola da Fazenda Rio Sertão, localizada em Mamborê, no Paraná, teve um aumento de 20% sem que fosse necessário ampliar a área de plantio. A chave desse crescimento, segundo o produtor rural Wilson Menin Junior, está no uso intensivo de tecnologias e biotecnologias aplicadas ao campo. Wilson, que é engenheiro agrônomo por formação, define-se como agricultor por vocação e conduz a fazenda que tem uma longa história familiar. "Sou a terceira geração à frente da propriedade. Meu avô veio de São Paulo nos anos 1950 e começou a trabalhar aqui. Meu pai deu sequência ao trabalho, e agora sou eu quem continuo essa história", explica o produtor, que cultiva soja, milho, trigo, aveia e feijão. A paixão de Wilson pela agricultura começou desde a infância, acompanhando o trabalho de seu pai, por isso, a sucessão se deu de forma natural, quando ele retornou à fazenda após concluir o curso de agronomia para dar continuidade ao trabalho iniciado pela família.
Soluções inovadoras em campo
Nas últimas décadas, a evolução tecnológica no setor agrícola tem sido notável, destaca Wilson. "A chegada da tecnologia na agricultura foi um marco. Ela trouxe mais rentabilidade e nos proporcionou um controle mais preciso das operações e da produtividade.” Segundo ele, a tecnologia embarcada nos equipamentos agrícolas e as ferramentas digitais facilitam a gestão dos dados e proporcionam mais assertividade no dia a dia. “Com ferramentas como Climate FieldView™, o produtor consegue gerar mapas com taxas variáveis de fertilizantes e densidade de plantas, por exemplo, além de realizar testes rápidos e colher de maneira mais eficiente", comenta.
Parcerias que impulsionam
O uso de defensivos modernos e a melhoria genética das culturas também desempenham papel fundamental para o aumento de produtividade. Nesse contexto, empresas como a Bayer têm sido parceiras do produtor, pois trazem inovações em biotecnologias que contribuem para esse avanço, como a soja Intacta2 Xtend®. Wilson também cita o programa VAlora Milho como um exemplo. Utilizado para prescrição de população de plantas na lavoura, gerou resultados acima do esperado por ele. Além disso, dentre outros produtos testados e aprovados por Wilson, estão Fox® Xpro, Fox® Supra e Curbix®, que se destacam como grandes aliados no controle de doenças e pragas desafiadoras para os produtores. "Testei Curbix® antes de ser lançado comercialmente e foi um divisor de águas para o controle do percevejo. Os resultados são realmente surpreendentes", compartilha. Enquanto fala sobre sua trajetória e o dia a dia trabalhando com agricultura, a paixão de Wilson Menin fica evidente: "É uma profissão fantástica. Não me vejo fazendo outra coisa. É gratificante saber que produzimos alimento, energia e geramos divisas para o país", conclui, demonstrando o orgulho de quem dedica sua vida ao campo e à inovação.