Soja e milho: Análise de mercado e perspectivas para o agricultor em 2021
O mercado de soja e milho é aquecido no Brasil, devido ao alto teor de energia contida no milho e proteína contida na soja.A soja faz com que o Brasil ganhe ainda mais destaque mundial, sendo o maior produtor do grão. Para a safra 2020/2021, a expectativa é de um recorde de 133 milhões de toneladas de soja, mantendo o Brasil na liderança mundial de produção, e a safra de milho no mesmo período também está animando o cenário: o alimento é usado na produção de etanol e na fabricação de ração animal.
No Impulso News de hoje, você vai ficar por dentro das expectativas detalhadas, das dinâmicas desses mercados, curiosidades, tendências e muito mais.
Ainda temos a agenda semanal, clima, cotações, o quadro “Fala, Doutor Agro” e um episódio da série especial Mulheres do Agro, que hoje traz a história da Luciana Dalmagro, que administra a granja da família em Batatais, interior de São Paulo, atendendo mercados gourmet europeus.
EXPECTATIVAS E TENDÊNCIAS PARA O MERCADO DE SOJA E MILHO EM 2021
Diante da perspectiva de alta produção de soja e milho para a safra 2020/2021, o produtor precisa estar de olho nos mercados interno e externo, principalmente no interno. É necessário entender o comportamento de várias cadeias produtivas.
O Brasil é o terceiro maior produtor de milho do mundo, e o primeiro na soja, representando 37% do volume global do grão mais rico em proteínas. Em determinadas regiões, principalmente no centro-oeste, sudeste e sul, é possível colher de 2 a 3 safras por período, um dos poucos países do mundo com esta possibilidade.
Leonardo Molan optou pelo plantio do feijão, seguido pela soja, fazendo o sequenciamento de safras no interior de São Paulo. A expectativa é de boa produtividade, mesmo com o plantio mais tardio, em relação à safra passada.
O Sul passou por uma forte estiagem, prejudicando a produção do milho. E o gerente comercial da cooperativa Itaipu, de SC, Marcos Niederle, comentou os problemas causados pelos 3 meses de pouca chuva, que prejudicou, mais o milho, do que a soja.
Entretanto, para este ano, temos boas expectativas na produção de milho, com crescimento de 6,86% em relação ao ciclo passado, 19/20.
COMO SE PREPARAR PARA ESTE CENÁRIO DE CRESCIMENTO DA SOJA E MILHO
irton Galinari, Presidente Executivo da Coamo Agroindustrial, mostra como o agricultor deve se comportar diante do mercado.
Segundo ele, a estiagem de setembro a novembro de 2020 atrasou o plantio mas, assim como comentou Molan, Airton acredita na normalidade da safra de soja. Com um ciclo médio de 140 dias, metade do tempo do milho, a previsão é otimista.
Com o dólar mais caro, as negociações podem parecer ruins, mas Airton explica que ainda dá pra lucrar com a alta da moeda americana na porcentagem da produção que não foi negociada antecipadamente, além de poder aproveitar um momento de condições sem igual na história na compra de insumos para o período de 21/22.
SÉRIE ESPECIAL: MULHERES DO AGRO
onheça a história de Luciana Dalmagro, que administra a granja da família que está no agronegócio há 5 gerações, em Batatais, interior de São Paulo.
Vencedora na categoria Grandes propriedades do prêmio Mulheres do Agro, iniciativa da Bayer e Abag - Associação Brasileira do Agronegócio, Luciana Dalmagro carrega o agro no DNA e é responsável por uma produção de cerca de 3 milhões de frangos.
Confira no vídeo a visão da granjeira sobre o propósito da produção agropecuária, responsável por levar o alimento à mesa do consumidor, com sustentabilidade e responsabilidade social.
MUITO MAIS NO IMPULSO NEWS DE 01/03/2021
Tem “Fala, Doutor Agro!”, Giro de Notícias, Cotações da Soja e Milho, Clima e muito mais para a sua semana. Não deixe de conferir.
Inscreva-se no canal e ative o sininho para receber mais conteúdos como este.
Descubra onde encontrar todos os conteúdos para impulsionar seu negócio e muito mais sobre as novidades do agro.
Confira nossa programação
Podcast - Impulso Cast
Redes Sociais
Facebook AgroBayer
Instagram AgroBayer