Blog do Agro

Percevejos na soja: período de alerta e danos na lavoura

Dicas de monitoramento e controle da praga na soja22 de julho de 2022

Danos diretos causados por percevejos com perdas na produção e qualidade de grãos e também relação com a retenção foliar e a soja-louca.

Os percevejos que causam prejuízos na soja estão presentes na entressafra em plantas guaxas e plantas daninhas hospedeiras.

Os percevejos dependem de qualidade de nutrição para desenvolver o ovário e reproduzir. Por isso, reproduzem, intensamente na fase de formatação de grãos da soja.

A capacidade de danos ocorre com maior intensidade no início da formatação de grãos. Continua sugando os grãos até a maturação e colheita.

Os danos de ninfas de último estádio e adultos são equivalentes.

É necessário monitorar e iniciar o controle dos percevejos a partir do início do desenvolvimento de vagens e grãos.

O manejo dessa praga deve envolver práticas de supressão durante os meses de outono e inverno, combinadas com tratamento de semente eficiente para controle de percevejos e aplicação de inseticidas eficientes antes do início do enchimento de grãos.

TROQUE SEUS PONTOS NA REDE AGROSERVICES POR BENEFÍCIOS NO COMBATE AS PRAGAS NO CAMPO

exclusivo para usuários logadosArtigos com seus temas de interesseRealize seu login para escolher os temas de seu maior interesse. Você poderá acessá-los a qualquer momento, sem perder de vista nenhum conteúdo de relevância pra você.