Negociação e compra de insumos agrícolas: 09 dicas que todo produtor deve conhecer
Conhecer as necessidades e histórico da lavoura é o primeiro passo para uma negociação eficaz25 de julho de 2022Você já parou para pensar na importância da negociação e compra de insumos agrícolas para o produtor rural? Como sabemos que esse é um assunto que acaba sendo deixado de lado, trouxemos 09 dicas para te ajudar.
Entenda porque ele deve fazer parte do seu planejamento e das medidas de gestão agrícola, independente do tamanho da sua lavoura ou produto que você cultiva. Leia com atenção as informações a seguir para colocar em prática todas as orientações.
1. Analise o mercado
Saber como plantar, cultivar e colher a soja, milho, algodão e outros produtos agrícolas é tão importante quanto conhecer o mercado por onde eles circulam. Isso significa que você deve acompanhar, por exemplo, o contexto de oferta e demanda.
É necessário identificar as tendências de exportação e avaliar o preço cobrado do consumidor final. Com isso, você terá uma visão dos custos da sua lavoura e fará negociação e compra de insumos agrícolas com mais assertividade.
2. Avalie oportunidades e diferenciais dos fornecedores
O fornecedor de insumos agrícolas deve ser capaz de propor soluções personalizadas para a sua lavoura. Isso quer dizer que você deve investir em compra de produtos que realmente atenda às suas necessidades.
Portanto, lembre-se de que, dependendo da situação, o barato pode sair caro. Apenas compre produtos de qualidade e devidamente registrados pelos órgãos competentes.
3. Cuidado com propostas muito atrativas
Se você receber ofertas de um defensivo agrícola de marca duvidosa e com um preço bem abaixo do mercado, é bom redobrar a atenção. Antes de se deixar levar pelo que apenas aparenta ser uma boa negociação, pesquise sobre o produto.
Ele deve estar devidamente registrado pela Anvisa, pelo Ibama e pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Caso não esteja, você corre o risco de comprar insumos falsificados que podem trazer danos graves, não só para o cultivar, como para a saúde do consumidor.
4. Compre sementes de qualidade
Essa é mais uma situação em que o barato pode sair caro se você não focar na qualidade do que está comprando. O ideal é investir em sementes de qualidade e que recebam o tratamento industrial prévio.
Isso vai te ajudar a economizar com defensivos agrícolas, além de evitar perdas ou baixa qualidade de safra, por exemplo. Não é à toa que, de acordo com a EMBRAPA, 40% das sementes de soja são tratadas por meio desse sistema.
5. Considere as informações de outras safras
Manter todo planejamento de cultivar anotado é fundamental na hora de fazer negociação e compra de insumos agrícolas. Crie o hábito de documentar gastos e processos de todas as safras.
Dessa forma, você será capaz de avaliar quais são as quantidades necessárias de sementes, defensivos, entre outros insumos. Também é importante registrar gastos com combustível, manutenção de maquinários, entre outros.
6. Organize-se financeiramente
A organização financeira faz com que o produtor esteja preparado para fazer negociações mais em conta. Com uma boa reserva, você pode aproveitar promoções e até mesmo comprar insumos com antecedência.
Já imaginou perder uma boa oportunidade por que o capital não foi suficiente? Para evitar que isso aconteça, vale a pena criar um fundo de reserva e estar preparado para focar no melhor custo-benefício.
7. Seja um bom pagador
Uma negociação depende da proatividade das duas partes envolvidas no processo: você e o fornecedor. Portanto, é fundamental que você cumpra a sua parte no acordo e pague tudo sempre em dia.
Evite atrasos, caso compre parceladamente ou por meio de boletos. Se possível, antecipe o pagamento. Isso abre oportunidades para descontos futuros e novas negociações que podem trazer mais conforto para ambos.
8. Atente-se aos prazos de entrega
Comprar de última hora pode gerar prejuízos, não só para seu bolso, mas também para o sucesso da safra. No primeiro caso, o frete pode sair mais caro, justamente pela urgência no recebimento.
Já em relação aos problemas com a safra, o atraso em receber os insumos atrapalha toda cadeia produtiva, o que pode implicar em colheita tardia, por exemplo.
9. Mantenha-se informado
Aproveite os recursos e facilidades que a tecnologia digital e a internet oferecem para manter-se conectado com todas as informações e novidades do agronegócio. A comunicação te aproximará de outros produtores e de fornecedores confiáveis.
Acompanhe os fluxos do mercado em redes sociais, webinars, fóruns, entre uma série de suportes que permitem a circulação atualizada de informações. Converse com profissionais, tire dúvidas e acompanhe as novidades do mercado.
A Agro Bayer tem se dedicado a intermediar o contato entre você e as inovações que não param de trazer mudanças positivas ao agronegócio. Além de insumos de qualidade, disponibilizamos uma série de soluções para te auxiliar, desde o plantio, até a comercialização de produtos agrícolas.