Como os reguladores de crescimento ampliam a eficiência da produção de algodão?
Com os reguladores de crescimento, as plantas de algodão atingem seu teto produtivo com um manejo otimizado, rentável e sustentável. 22 de fevereiro de 2024 /// 10 minutos de leituraOs reguladores de crescimento, também conhecidos como fitorreguladores, são substâncias químicas desenvolvidas para controlar o desenvolvimento das plantas de algodão. Essa tecnologia atua no balanço hormonal das plantas e é utilizada para modular processos de crescimento, como elongação dos internódios e das raízes, e de formação de frutos, ampliando a eficiência da produção de algodão.
O principal objetivo do uso dos fitorreguladores na cotonicultura é dar condições para que as plantas expressem seu máximo potencial produtivo, dando origem a fibras de qualidade. Além disso, essa ferramenta torna as operações de manejo da lavoura mais eficientes e otimizadas.
Continue essa leitura e descubra como os reguladores de crescimento ampliam a eficiência da produção de algodão.
Importância dos reguladores de crescimento para o manejo do algodoeiro
O algodão é uma cultura perene, que se desenvolve como uma árvore pequena e desuniforme. Sem os reguladores de crescimento, as operações de manejo do algodoeiro se tornam onerosas e, muitas vezes, inviáveis.
No entanto, quando são utilizados reguladores de crescimento, ocorre a redução e a uniformização da altura das plantas de algodão, o que facilita a regulagem dos maquinários e otimiza custos. Com essa tecnologia, são evitadas muitas perdas de tempo e de recursos.
Os fitorreguladores também reduzem danos mecânicos, que podem ser causados nas plantas durante a colheita do algodão. Com hastes mais curtas e grossas, a contaminação das fibras por impurezas, como galhos, folhas e cascas dos ramos, também é menor.
O manejo de doenças também é beneficiado pelo porte reduzido das plantas, por facilitar a entrada de luz no baixeiro do algodoeiro. Com a lavoura mais aerada, as plantas secam mais rápido quando chove, evitando a concentração de umidade nas folhas, nos galhos e nas estruturas reprodutivas, o que minimiza a ocorrência de fungos.
Quando os reguladores de crescimento são utilizados corretamente, a eficiência nas operações de manejo do algodoeiro é ampliada. O efeito direto desses benefícios é a redução dos custos de produção e o aumento da margem de lucro do cotonicultor.
Influência dos fitorreguladores na produtividade da lavoura de algodão
De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), os reguladores de crescimento proporcionam uma série de benefícios que promove uma lavoura de algodão mais produtiva. Aqui estão os principais efeitos observados:
- Redução do tamanho da planta:
Diminuição do tamanho dos internódios, número de nós e altura das plantas, o que facilita a colheita e o manejo da cultura. O maior equilíbrio do comprimento dos ramos vegetativos e reprodutivos minimiza a competição entre os ramos e promove um crescimento mais balanceado das plantas.
- Estrutura foliar mais eficiente:
Aumento da espessura e da intensidade da coloração verde das folhas, que otimiza a capacidade fotossintética das plantas de algodão, desenvolvendo-as com mais vigor e sanidade.
- Fibras de algodão de maior qualidade:
As plantas produzem fibras de algodão mais finas e mais longas, o que pode melhorar a qualidade do produto e aumentar seu valor no mercado.
- Alcance do teto produtivo da cultivar:
Estimula o aumento da retenção de capulhos nas primeiras posições dos ramos produtivos, o que causa a distribuição mais uniforme e concentrada das estruturas reprodutivas. Por consequência, ocorre o incremento do peso do capulho e do peso de cem sementes, o que contribui para uma maior produção por unidade de área cultivada.
- Uniformização da maturação:
Uniformização da abertura das maçãs, o que promove uma colheita mais homogênea, facilitando o processo de beneficiamento.
- Uso mais eficiente de água e nutrientes:
Isso é muito importante em regiões em que esses recursos são limitados, pois permite que os agricultores maximizem o rendimento por unidade de recurso aplicado, aumentando assim a eficiência e a sustentabilidade da produção de algodão.
De modo geral, os reguladores de crescimento ajudam as plantas a direcionar recursos, como água, luz e nutrientes, para suas estruturas reprodutivas. Isso promove a expressão de todas as características genéticas das cultivares semeadas.
Fatores que influenciam a eficiência dos reguladores de crescimento na cultura do algodão
Ainda segundo a Embrapa, diversos fatores podem influenciar a eficiência dos reguladores de crescimento no manejo do algodão. Além da adoção de produtos eficientes e do uso estratégico nos momentos corretos da safra, os pontos cruciais que devem ser considerados para obter sucesso no controle do crescimento das plantas são:
- População de plantas:
Os efeitos dos reguladores são mais perceptíveis em altas populações de plantas.
- Cultivar:
Cultivares de porte elevado e ciclo longo apresentam melhores resultados a partir do uso de reguladores de crescimento.
- Época de semeadura:
Semeaduras tardias podem resultar em uma redução mais significativa na altura das plantas de algodão e em um aumento na produção, principalmente quando são utilizados fitorreguladores.
- Temperatura:
Os reguladores de crescimento são mais eficazes quando as temperaturas diurnas estão em torno de 30 °C e as noturnas em 20 °C.
- Aplicação precoce:
Aplicações precoces podem afetar negativamente a produção e a qualidade da fibra.
- Dose:
Doses baixas podem não alcançar os resultados desejados enquanto doses altas podem prejudicar a produção e a qualidade da fibra.
- Adubação nitrogenada:
Doses elevadas de nitrogênio podem estimular um crescimento vegetativo excessivo das plantas, tornando o uso de fitorreguladores uma prática indispensável.
- Tempo entre aplicação e chuvas:
É necessário um intervalo de pelo menos oito horas entre a aplicação e as chuvas para que as plantas de algodão absorvam o produto adequadamente.
- Herbicidas pós-emergentes:
A resposta das plantas aos herbicidas varia de acordo com a cultivar, o estágio de desenvolvimento e o tipo de herbicida utilizado. Portanto, a escolha do regulador deve levar em conta todos esses fatores.
- Atraso na aplicação:
O atraso da aplicação de fitorreguladores compromete a eficiência do controle de crescimento da planta e gera despesas com o aumento da dosagem do produto, o que nem sempre gera resultados satisfatórios.
Para saber mais sobre como os reguladores de crescimento podem ampliar a eficiência na produção de algodão e conhecer estratégias eficientes de aplicação desse tipo de produto, continue sua leitura clicando aqui.
Você também pode assistir ao Impulso Negócios EP. 72 para saber como aplicar reguladores de crescimento na cultura do algodão: