Blog do Agro

Roundup: 50 anos de agricultura sustentável

O herbicida ROUNDUP®, da Bayer, possibilitou o sistema plantio direto e tornou a produção agrícola mais sustentável ao longo das últimas cinco décadas.19 de setembro de 2024 /// 15 minutos de leitura
colheitadeira colhendo trigo

O herbicida ROUNDUP® está celebrando 50 anos de inovação e impactos positivos na agricultura. Desenvolvido pela Bayer, o produto aumentou a capacidade produtiva de cada hectare cultivado pelos agricultores e se tornou um dos herbicidas mais importantes do mundo.

Além de revolucionar o manejo de plantas daninhas, ROUNDUP® possibilitou a adoção do plantio direto em países de clima tropical, como o Brasil. Devido a essa versatilidade, a tecnologia é amplamente utilizada em diversos sistemas de produção.

Para comemorar meio século de manejo eficiente da lavoura com ROUNDUP®, reunimos neste artigo informações que revelam a importância do herbicida para o desenvolvimento rentável e sustentável do agronegócio.


O começo de uma história de sucesso

O ROUNDUP® foi desenvolvido em 1970, e em 1974 passou a ser utilizado para dessecar plantas daninhas antes do plantio.

O herbicida se popularizou no Brasil em 2005, ano em que a Bayer lançou sua a primeira semente de soja ROUNDUP READY® (RR) adaptada às lavouras do país. Esta biotecnologia foi desenvolvida por meio da transgenia para fornecer ao agricultor cultivares de soja tolerantes a herbicidas a base de glifosato, princípio ativo de ROUNDUP®.

Neste novo cenário, ROUNDUP READY® tornou possível manejar plantas daninhas com ROUNDUP® e plantar soja no mesmo dia.

Ainda na década de 2000, sementes de milho e algodão com a biotecnologia ROUNDUP READY® também foram lançadas no Brasil. Desde então, ROUNDUP® é utilizado no manejo pós-emergente de plantas daninhas antes, durante e depois da safra em todas as regiões produtoras.


ROUNDUP e o plantio direto no Brasil

Além de se consolidar como uma ferramenta indispensável para o manejo de plantas daninhas, ROUNDUP® se destaca como o herbicida que possibilitou a ampla adoção do Sistema Plantio Direto (SPD) no Brasil.

O SPD surgiu como alternativa ao sistema convencional de plantio, que revolve e expõe o solo e as sementes a altas temperaturas e à ação das chuvas.

A difusão do SPD começou anos antes do lançamento de ROUNDUP®. Contudo, a prática ainda precisava de melhorias para ser viabilizada por diferentes perfis de agricultores.

A partir da introdução de ROUNDUP® nas lavouras, o SPD se tornou uma operação mais simples e acessível. Com a pulverização do produto, o agricultor passou a dessecar a cultura ou planta daninha presente na área, gerar palhada e executar o plantio com mais agilidade e eficiência.


A importância do plantio direto

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) explica que o SPD é o método mais conservacionista de trabalhar a terra para o cultivo. De acordo com a Federação Brasileira do Sistema Plantio Direto (FEBRAPDP), as premissas básicas do SPD são o revolvimento mínimo, a cobertura do solo e a rotação de culturas.

O processo do SPD é realizado da seguinte forma:

  1. Colheita da cultura.

  2. Pulverização de herbicidas para dessecar os restos culturais presentes na área.

  3. A palhada formada pela dessecação cobre o solo.

  4. O solo é preparado apenas na linha de semeadura ou plantio, dias antes ou durante a operação.

  5. As sementes são depositadas direto na palhada, o que dá origem ao nome do sistema conservacionista de plantio.

Os benefícios do SPD são o resultado de todas as ações realizadas nesse processo. De modo geral, o solo, a cultura e o agricultor são impactados positivamente pelo sistema.


Segundo a EMBRAPA, os benefícios do sistema plantio direto são:

  • Reduz o uso de combustíveis fósseis no campo.

  • É acessível para a maioria dos agricultores.

  • Causa menos impacto nas características físicas e biológicas do solo.

  • Exige menos operações.

  • Protege o solo contra erosões, compactação, altas temperaturas e enxurradas.

  • Incorpora matéria orgânica de qualidade no solo.

  • Mantém a temperatura e a umidade adequadas na lavoura.

  • Melhora a germinação de sementes e a emergência das plantas.

  • Melhora a absorção de nutriente pelas plantas cultivadas.

  • Melhora a infiltração de água de no solo.

  • Possibilita a rotação de culturas de forma ágil e rentável.

  • Reduz a pressão de plantas daninhas durante a safra.

  • Otimiza o uso de fertilizantes.

  • Otimiza o planejamento de plantio do agricultor.


ROUNDUP e a sustentabilidade da agricultura

De acordo com o Plano ABC, política pública criada para promover práticas de agricultura de baixo carbono, o SPD é uma das principais estratégias para a redução de emissões de gases do efeito estufa (GEE).

Ainda conforme o Plano ABC, o SPD favorece a resiliência climática e a sustentabilidade ambiental, social e econômica da atividade agrícola.


Veja como o SPD contribui para a redução de emissão de GEE:

Aumento da resiliência climática da agricultura
Solos conservados e com boa infiltração de água podem resistir aos impactos das mudanças climáticas, possibilitando a produção de alimentos de qualidade em condições adversas.


Rotação de culturas
O SPD possibilita a rotação de culturas em um curto período entre a colheita e o plantio. Com este recurso, é possível manter o solo coberto por palhada, espécies de cobertura ou culturas de valor comercial o ano todo.

Além disso, a rotação de culturas otimiza a implantação de sistemas de produção alinhados aos objetivos do agricultor e oferece novas oportunidades de geração de renda com diferentes tipos de produtos agrícolas.


Captura de carbono
O SPD aumenta os teores de matéria orgânica no solo. Essa matéria orgânica é decomposta e incorporada ao solo por microrganismos. Durante esse processo, o dióxido de carbono (CO₂) é liberado e, posteriormente, integrado à estrutura do solo.

O carbono também pode ser capturado no ar. Nesse contexto, ao manter o solo sempre ocupado por espécies cultivadas, as plantas removem o CO₂ do ar através da fotossíntese e incorporam o composto químico no solo por meio de suas raízes.


A tecnologia e eficiência de ROUNDUP

ROUNDUP® é um herbicida de amplo espectro, à base de glifosato, utilizado no manejo de plantas daninhas de folhas largas e estreitas. O modo de ação dessa tecnologia exclusiva da Bayer é a inibição da enzima EPSPs.

ROUNDUP® promove o ganho de produtividade ao evitar a matocompetição durante os estágios iniciais de desenvolvimento das culturas. Além disso, o plantio na palha dessecada com ROUNDUP® contribui para que as cultivares expressem plenamente suas características genéticas, resultando em lavouras menos suscetíveis a pragas, doenças e estresses hídricos e nutricionais.

Para realizar um manejo eficiente, ROUNDUP® deve ser absorvido pelas folhas e tecidos verdes da planta daninha. Após a absorção, o produto começa a atuar inibindo a atividade da enzima EPSPs enquanto é transloucado pelo floema da planta. Este modo de ação impede a produção de aminoácidos essenciais, o que causa a morte da planta invasora.

O herbicida ROUNDUP® não apresenta efeito residual no solo, pois a degradação da molécula do glifosato no clima brasileiro é rápida.


Família ROUNDUP

Sempre atenta às necessidades dos agricultores, a Bayer desenvolveu a FAMÍLIA ROUNDUP®. O objetivo da companhia é oferecer ROUNDUP® em diferentes formulações, considerando a facilidade de transporte, maior concentração do ingrediente ativo e o controle mais rápido e eficiente de plantas daninhas.

Os produtos da FAMÍLIA ROUNDUP® são ROUNDUP WG®, ROUNDUP ULTRA®, ROUNDUP TRANSORB R® e ROUNDUP ORIGINAL MAIS ®. Ambos contam com o glifosato como ingrediente ativo e atuam na inibição da enzima EPSPs para manejar plantas daninhas de folhas largas e estreitas.

Os produtos são compatíveis com a biotecnologia ROUNDUP READY® contida em sementes de soja, milho e algodão.

Os herbicidas da FAMÍLIA ROUNDUP® também são registrados para o manejo de plantas daninhas em culturas que não expressam a biotecnologia RR. Nesse caso, os produtos devem ser utilizados conforme as recomendações da bula, que especificam quando e como as diferentes formulações de ROUNDUP® podem ser pulverizadas em cada tipo de cultivo.


Conheça o diferencial de cada produto da FAMÍLIA ROUNDUP:

ROUNDUP WG®
É uma formulação granulada de ROUNDUP® que apresenta maior concentração do ingrediente ativo. Não é necessário adicionar adjuvantes para aplicar ROUNDUP WG®, e a tríplice lavagem de sua embalagem é dispensada.

Com estas características, o produto pode ser transportado, armazenado e utilizado com maior facilidade.


ROUNDUP TRANSORB R®
O herbicida ROUNDUP TRANSORB R® integra a tecnologia TRANSORB II®, que apresenta resultados mais rápidos e efetivos.

Chuvas uma hora após a aplicação não comprometem a eficácia de ROUNDUP TRANSORB R®, o que permite o manejo de plantas daninhas em meio as incertezas sobre as condições climáticas. Além disso, o produto é compatível com a plataforma INTACTA2 XTEND®.


ROUNDUP ULTRA®
É uma formulação granulada que apresenta maior concentração do ingrediente ativo de ROUNDUP®. Além disso, assim como ROUNDUP WG®, ROUNDUP ULTRA® pode ser utilizado, manuseado, transportado e armazenado com facilidade.

O diferencial de ROUNDUP ULTRA® é a integração da tecnologia TRANSORB II®, que controla plantas daninhas em menos tempo e com maior eficácia.


ROUNDUP ORIGINAL MAIS®
Esta é terceira geração de ROUNDUP®. O ingrediente ativo do produto é mais concentrado em comparação com os outros herbicidas da família. A formulação mais moderna de ROUNDUP ORIGINAL MAIS® também um diferencial importante do produto.


Conclusão

O herbicida ROUNDUP® construiu uma verdadeira coleção de feitos históricos ao longo das últimas cinco décadas. Além de realizar o controle eficiente de plantas daninhas, ROUNDUP® viabilizou o sistema plantio direto, maximizou o sequestro de carbono nas lavouras e facilitou a implantação de sistemas de produção, contribuindo significativamente para a competitividade do agronegócio brasileiro no mercado global.

Como resultado de todo esse trabalho, ROUNDUP® se tornou uma das marcas mais lembradas pelo agricultor brasileiro e se consolidou como líder mundial no controle de plantas daninhas.

É importante reforçar que a trajetória de eficiência e sustentabilidade de ROUNDUP® continua. Agora, o herbicida também pode auxiliar agricultores no manejo de plantas daninhas diante dos impactos das mudanças climáticas.

Para saber mais sobre como tecnologias Bayer, como ROUNDUP®, podem te ajudar no manejo de plantas daninhas, assista ao Impulso Negócios EP. 119:

exclusivo para usuários logadosArtigos com seus temas de interesseRealize seu login para escolher os temas de seu maior interesse. Você poderá acessá-los a qualquer momento, sem perder de vista nenhum conteúdo de relevância pra você.