Como e por que investir na tecnologia em máquinas agrícolas?
Agrotecnologia: descubra tudo sobre a tecnologia em máquinas agrícolas e saiba como investir, as tendências e quais as soluções mais relevantes para você que é produtor rural17 de julho de 2022 /// 5 minutos de leituraSeja na cidade ou no campo, a tecnologia está cada vez mais presente em nossas vidas, impulsionando negócios e facilitando o dia a dia. Estamos vivendo a quarta revolução industrial, uma era marcada por duas grandes características: acesso à informação com uma velocidade jamais vista e fusão do mundo digital com o mundo físico. A tecnologia em máquinas agrícolas está cada vez mais avançada e pode ajudar você a melhorar os resultados da produção.
No Impulso Negócios de hoje, o protagonista é Cássio Kossatz, da K2 Agro, que gerencia 9 fazendas no Paraná. Você vai ver como ele e outros produtores rurais se beneficiam da agrotecnologia para produzir mais e evitar perdas, investindo em maquinário de ponta, softwares e outras soluções inovadoras que o mundo digital proporciona. E vai conhecer, também, as tendências para o setor.
Por que o produtor rural deve acompanhar esse mercado? Quais são as tecnologias mais relevantes para o agricultor? Onde e como investir para melhorar o planejamento agrícola e os resultados da sua safra? No vídeo acima você confere o primeiro episódio do Impulso Negócios, mais um quadro fantástico que preparamos para você na nova grade de conteúdos do Impulso Bayer.
Como a Agrotecnologia pode ajudar o produtor rural
Algumas palavras, antes desconhecidas pelo produtor rural, hoje começaram a ser amplamente divulgadas em qualquer conteúdo do ramo: internet das coisas (IoT) e inteligência artificial (AI) são algumas delas.
É possível ter maior produtividade causando menos desgaste do meio ambiente, tornando a produção altamente sustentável. Bem como controlar pragas rapidamente, com menor custo. O último artigo do canal, do quadro Impulso News, mostrou como a agrometeorologia pode otimizar os resultados da plantação e na pecuária.
Já o artigo do Impulso Papo e Prosa, na semana passada, trouxe uma conversa com Alexandre Mendonça de Barros, em que ele falou sobre o atual cenário do agronegócio, mostrou as causas da alta de preços dos agrícolas no período 20/21 e trouxe previsões para as próximas safras.
Tudo isso foi preparado para você, agricultor, entender o cenário que estamos vivendo e ter certeza de que estamos em um dos melhores momentos investir em agrotecnologia para o seu negócio.
Abdalah Novaes, diretor de negócios do Climate FieldView™, destaca a quarta revolução industrial, com toda a automação que já está acontecendo e a importância da coleta e utilização de dados.
Ele fala também sobre o uso da tecnologia digital para que o processo de tomada de decisão ocorra na hora certa, para que o produtor rural possa aproveitar as janelas exatas de plantio e colheita, por exemplo. Com essa solução inovadora da Bayer, é possível ter previsões com excelente taxa de acerto.
Tendências tecnológicas para o setor agrícola
Softwares, drones, tecnologia em máquinas agrícolas automatizadas que corrigem a ação do operador humano. José Luís Coelho, consultor empresarial e sócio da Markestrat Group, que presta consultoria para o agronegócio ao redor do mundo inteiro, salienta um dos aspectos mais importantes na mecanização agrícola: a relação custo x oportunidade.
Além disso, destaca a importância do conhecimento e do acesso à informação no agronegócio, principalmente no que tange aos estudos sobre informática, georreferenciamento e outras tecnologias, como a agrogenética.
Vender produtos agrícolas em marketplaces também já é uma realidade do que podemos chamar de agronegócio digital. Mais de 1,5 milhão de produtores rurais já acessam dados através de dispositivos eletrônicos, um número 19 vezes maior que há 10 anos. Através do celular ou tablet, é possível não apenas identificar pragas ou monitorar talhões individualmente, como também colocar produtos à venda ou assinar contratos.
Aumentar a produtividade com ajuda da tecnologia é uma questão de necessidade. A população mundial vem crescendo e estima-se que, até 2050, chegue ao número de 9,8 bilhões de pessoas, contra 7,8 bi, atualmente. O produtor rural deve estar antenado e observar as 5 principais tendências da tecnologia para o agronegócio:
● Sensores, que permitem obter informações cada vez mais precisas e realizar atividades rapidamente, com comandos automáticos;
● Agricultura vertical, tecnologia que soluciona problemas de espaço e é utilizada, principalmente, em grandes centros urbanos;
● Softwares de gestão, que permitem otimizar o planejamento e a execução das tarefas com redução de custos e aumento da produtividade;
● Drones, que monitoram a lavoura, identificam pragas e acompanham rebanhos;
● Marketplaces, que melhoram a interação do agricultor no mercado e estão sendo cada vez mais utilizados para negociações, principalmente por parte dos jovens produtores rurais.
Já é possível realizar muitas atividades do agronegócio pelo celular, como monitorar o clima ou estudar as particularidades de cada pedaço de terra durante a safra.
Especialistas ao redor do mundo, como o “Dr. Agro” Marcos Fava, parceiro da Bayer na produção de conteúdo especializado do programa Impulso Bayer, concordam que não há mais volta. A tecnologia e o agronegócio se complementam para suprir a necessidade crescente de alimentos ao redor do mundo, melhorar a produtividade, cortar custos e tornar o agronegócio cada vez mais sustentável.