Blog do Agro

Safra de cana: principais pontos para acompanhar

Em 2021, as vendas do etanol hidratado caíram ao menor nível dos últimos 5 anos. Veja também como evitar perdas com o florescimento e a isoporização. E mais: as atualizações sobre a safra de grãos no Brasil e outras notícias do agro21 de julho de 2022

Um relatório divulgado pela S&P Global Platts Analytics apontou o clima e a possibilidade de redução dos impostos como os dois pontos de atenção mais relevantes para a safra brasileira 2022/23 de cana-de-açúcar, que inicia em abril. A companhia afirma que, caso os tributos para a gasolina e o etanol sejam zerados - projeto em discussão pelo governo - os preços na bomba poderiam ficar menos favoráveis para o biocombustível, o que pode reduzir a demanda pelo produto e alterar o mix de produção nas usinas.

Ainda segundo o estudo, no campo, as chuvas têm ficado abaixo dos níveis históricos nas principais regiões produtoras, embora estejam em valores suficientes para proporcionar o bom desenvolvimento do canavial. Se as precipitações favorecerem a cultura nos próximos meses, conforme previsões, a estimativa de moagem na região centro-sul deve ser mantida em 555 milhões de toneladas.

Ivandro Manteufel, engenheiro agrônomo de desenvolvimento de mercado para culturas da cana da Bayer, explica como o florescimento da cana pode influenciar na produtividade. Segundo ele, o florescimento é algo natural que acontece na planta de cana e alguns fatores potencializam esse evento, como o fotoperíodo, a umidade, a temperatura e a característica da variedade. Normalmente, as variedades precoces têm uma tendência mais frequente para que ocorra o florescimento.

"Este fenômeno é indesejado porque drena a parte que foi acumulada no colmo para formar essa estrutura floral. Essa estrutura acaba deixando de formar entrenós que iriam acumular açúcar. Isso também potencializa um fenômeno que traz grandes prejuízos à produtividade da cana, que é a isoporização", esclarece.

A isoporização é a desidratação progressiva dos tecidos do colmo da cana. Ela tem um aspecto esbranquiçado e, normalmente, acontece do topo para a base e do centro para o diâmetro do colmo. De acordo com Ivandro, é um fenômeno que está mais ligado à variedade e ao ambiente onde a cana foi plantada. Os sintomas costumam aparecer com o início da seca e se agravam ao longo do período seco do ano.

"A isoporização traz perdas tanto na produtividade, que giram ao redor de 35%, como na qualidade da matéria-prima de cana", ressalta.

Para evitar as perdas pela isoporização e pelo florescimento, Ivandro recomenda um bom planejamento da safra, identificando as áreas que serão colhidas no período mais crítico do ano, ou seja, em meados de junho até o final da safra. Ele também indica a aplicação de Ethrel® que ativa diversos mecanismos fisiológicos e morfológicos na planta de cana. "Além de inibir o florescimento, o Ethrel® faz com que essa planta entre mais bem preparada para o período mais restritivo do ano, diminuindo ou eliminando a isoporização e trazendo mais rentabilidade para o produtor e para a usina", completa.

Ainda sobre o setor sucroenergético, dados divulgados pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) mostram que as vendas do etanol hidratado caíram 12,8% no ano passado, fechando em 16,8 bilhões de litros. Este é o menor volume desde 2016, de acordo com a agência. Apesar da queda, que foi predominante nas principais regiões consumidoras, alguns estados apresentaram comportamento contrário, como é o caso do Mato Grosso do Sul que ampliou as vendas em 22,7%.

O professor Marcos Fava Neves explica que essa queda no consumo do hidratado foi motivada pelas secas, que reduziram a produção de cana de 600 milhões de toneladas para 520 milhões. "Com isso, era preciso exportar o açúcar, cumprir o volume de anidro misturado na gasolina e o hidratado foi sacrificado. Mas eu acredito que agora, com as chuvas e a expectativa de uma safra próxima de 570 milhões de toneladas, o consumo de etanol hidratado voltará a crescer neste ano", avalia.

Andamento da safra brasileira de grãos

Em pleno período de colheita dos cultivos de verão e da semeadura da safrinha, o produtor Camilo Zanatta, de Água Fria, GO, fala sobre as perspectivas para este ciclo na região e como está o desempenho das lavouras neste início de colheita.

"Para essa safra estamos com muita expectativa, o clima está favorável, a projeção para o safrinha também e começamos muito bem o plantio verão", conta o produtor.

Outras notícias do agro

A produção de soja no Brasil tem novas estimativas de 128,5 milhões de toneladas. Segundo a consultoria AgRural, a oferta do grão deve ficar quase 9 milhões de toneladas menor do que no ciclo passado.

Nas importações brasileiras de fertilizantes, houve crescimento de 21% em 2021. No total, o país comprou quase 42 milhões de toneladas da categoria, ou seja, 7,4 milhões a mais do que em 2020 (fonte: Companhia Nacional de Abastecimento).

Outra notícia de destaque da semana é a colheita de soja no Brasil, que alcançou 12,3% da área total até o último dia 29 de janeiro. Há um ano, o progresso era de apenas 2,1%. Já o plantio do milho safrinha está em 11%, contra 8,8% no mesmo período de 2021 (fonte: Companhia Nacional de Abastecimento). Confira também as cotações da soja, do milho, do café arábica e do algodão em pluma.

Agenda da semana

Na próxima semana, dos dias 07 até 11 de fevereiro, acontece a 34ª edição do Show Rural Coopavel, uma das mais importantes vitrines tecnológicas do agro no Brasil. O evento acontecerá na cidade de Cascavel, no Oeste do Paraná, e o horário de visitação será das 08 às 17 horas. Serão mais de 600 expositores e a Bayer estará presente.Visite nosso estande!

Para mais informações, é só acessar o site oficial do evento.

Por fim, para a próxima semana o DoutorAgro, recomenda ficar de olho na colheita e produtividade da soja, no plantio e a expectativa do milho, no câmbio e nos grandes números de produção USDA e Conab.

exclusivo para usuários logadosArtigos com seus temas de interesseRealize seu login para escolher os temas de seu maior interesse. Você poderá acessá-los a qualquer momento, sem perder de vista nenhum conteúdo de relevância pra você.