Blog do Agro

Preços do café batem recorde em abril

Entenda os motivos dessa movimentação no mercado, as perspectivas para o café e mais destaques do mundo do agro10 de maio de 2024 /// 10 minutos de leitura

O mercado global de café está apresentando altas significativas de preços na safra 2023/2024, alcançando níveis que não eram vistos há décadas. Em abril, o Preço Indicador Composto, calculado pela Organização Internacional do Café, chegou a valer 216,9 centavos de dólar por libra, um crescimento de 16,4% em relação ao mesmo período do ano passado e o valor mais alto em 13 anos.

No Brasil, os indicadores de preços do café do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) aumentaram cerca de 200 reais por saca de março a abril para as variedades arábica e robusta.

O robusta, aliás, atingiu um novo recorde em sua série histórica no mês de abril, isso porque, a demanda por essa variedade brasileira está aquecida devido a problemas climáticos no Vietnã, o maior produtor dessa variedade do mundo.

Enquanto isso, as cotações do arábica no último mês foram as maiores desde setembro de 2022, em termos reais, o que pode ser explicado pelo câmbio, incertezas frente aos estoques mundiais de café e a intensa valorização do robusta.

No entanto, os dados meteorológicos sugerem que, depois de um período prolongado de seca, é provável que o Vietnã enfrente mudanças climáticas nos próximos dias. Embora a irregularidade ainda persista, a chegada das chuvas pode trazer algum alívio para a cultura do café no país. Embora não seja suficiente para recuperar completamente a safra, as precipitações começam a amenizar os impactos na produção prevista para o segundo semestre.

"O mercado de café reagiu muito bem em relação aos últimos meses. É um bom momento para melhorar cada vez mais nossa competitividade, nossas margens, agregar valor para chegarmos mais perto do consumidor internacional e comunicar a sustentabilidade do nosso café. Minha expectativa é de que os preços do café continuem altos e que esses investimentos possam acontecer", analisa o professor Marcos Fava Neves sobre o mercado global de café.


Giro de notícias

As exportações de café atingiram cerca de 13 milhões de sacas em março, um aumento de 8% em relação ao mesmo mês de 2023. Nos 6 primeiros meses da safra, os embarques aumentaram 10,4% na comparação anual.

As vendas de máquinas agrícolas tiveram queda de quase 45% em receita no primeiro trimestre do ano. No entanto, o pior momento desse mercado parece ter passado e o cenário é visto com otimismo.

Os estoques de cédulas de produtor rural (CPRS) cresceram 44% de um ano para outro, em março. Além disso, os LCAs e os Fundos de Investimento do Agronegócio (Fiagros) também tiveram forte crescimento, de 26% e 212% respectivamente.


Eventos da semana

Entre os dias 23 e 25 de maio, a Bayer estará presente na Showtec, em Maracaju, no Mato Grosso do Sul. Você poderá conhecer as principais soluções para a região, desde serviços e produtos, até campanhas comerciais exclusivas para quem passar pelo evento. Além disso, haverá várias palestras exclusivas em nosso estande, não deixe de conferir.

Entre os dias 23 e 27 de maio, a Bayer também marcará presença na capital federal para a AgroBrasília. Com foco em tecnologia e negócios para empreendedores rurais de diversos portes e segmentos, a feira é realizada pela Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal, sendo referência em debates, palestras e cursos sobre diversos temas relacionados ao setor.


Resgate mais uma viagem nacional Impulso Bayer!

Prepare-se! Na próxima segunda-feira, dia 13 de maio, às 19 horas, você poderá resgatar mais uma viagem nacional do Impulso Bayer. Desta vez, a experiência inclui interação com a liderança na sede da Bayer em São Paulo, uma visita ao Centro de Pesquisa na cidade de Paulínia e a participação no World Agritech South America Summit.

exclusivo para usuários logadosArtigos salvos e temas de interesseRealize seu login para salvar artigos e escolher os temas de seu maior interesse. Você poderá acessá-los a qualquer momento, sem perder de vista nenhum conteúdo de relevância pra você.