Método Enjoy: Como montar o planejamento estratégico para o agronegócio?
Descubra o Método Enjoy e saiba como ele pode ajudar o produtor rural a montar o planejamento estratégico da sua fazenda. 17 de julho de 2022 /// 3 minutos de leituraA agricultura é um setor com muitos pontos de atenção, como clima, incidência de pragas, estocagem e armazenamento, logística, pessoas, financeiro e outros. Para ajudar a amenizar esses pontos e aproveitar as oportunidades no agronegócio, o Impulso Aprende apresenta um método simples e objetivo para construir um planejamento estratégico para o agronegócio.
Trata-se do Método Enjoy. A palavra enjoy vem do inglês e significa aproveitar, curtir, desfrutar.
Como explicado pelo professor Marcos Fava Neves, o primeiro ponto importante a destacar é: Você tem um plano para os próximos cinco anos para a sua fazenda, de forma estruturada, porém simples?
O Método Enjoy é baseado em cinco perguntas:
Onde estamos?
Para onde vamos?
Como chegar lá?
Quais os projetos estratégicos?
- 0Como fazer acontecer?
Método Enjoy: Onde estamos?
Na primeira pergunta, vale uma boa conversa com todas as pessoas envolvidas com a fazenda para entender as oportunidades, quais culturas devem ser plantadas, quais são os melhores momentos para comprar e vender, quais as oportunidades disponíveis no momento para a agricultura brasileira e outras questões. É o momento de discutir as principais dúvidas da atividade de produção.
Paralelamente, ainda na primeira pergunta, deve-se analisar e fazer um diagnóstico dos pontos fortes e fracos dentro da atividade agrícola. O que for ponto forte deve ser explorado cada vez mais e o que é ponto fraco deve ser resolvido para que a atividade cresça nos próximos cinco anos.
Nesse ponto também é preciso fazer um desenho detalhado da empresa e ainda fazer a análise externa e interna, levando em conta os fatores existentes que impactam os preços, a produtividade e a rentabilidade do produtor, como geadas, secas e incêndios – que podem ser responsáveis pela destruição da lavoura e de valor da colheita. Neste caso, o seguro agrícola pode ajudar. No Espaço Bayer, nossa plataforma de conteúdo interativo, você pode conhecer todos os benefícios do Seguro, fazer simulações e tirar suas dúvidas com um representante.
Feito isso, a primeira pergunta deve ser fechada com uma lista de oportunidades e as atividades internas necessárias para compor os projetos estratégicos.
Para onde vamos e como chegar lá?
A pergunta dois, “Para onde vamos?”, está associada com os objetivos e permite definir uma nova filosofia orientadora para a empresa, além de uma nova proposta de valor.
Talvez a pergunta mais difícil seja a terceira: Como chegar? No entanto, ela trará as estratégias para aumentar a propriedade e o seu faturamento em cinco anos, o que pode englobar a compra de novas áreas, adoção de novas culturas ou outras atividades, verticalização da produção e outros. Esta indagação levará à uma lista de estratégias que se traduzirá em projetos estratégicos.
Projetos estratégicos: quais são e como executá-los?
Já a quarta pergunta detalha a lista de projetos estratégicos com o levantamento preliminar de investimento para cada um deles. Em seguida, é preciso priorizar os projetos baseando-se em quatro pontos:
relevância;
investimento necessário;
urgência;
retorno.
A última pergunta, que fecha o Método Enjoy de planejamento, é: Como fazer acontecer? O primeiro passo é iniciar o gerenciamento dos projetos e o trabalho dos comitês, construindo um clima de trabalho prazeroso e vencedor. A ideia é que esse trabalho de planejamento e gestão seja algo divertido de ser implementado.
Outro ponto é descobrir, criar, engajar e capacitar talentos. O que é uma empresa senão um conjunto de pessoas e talentos, não é mesmo?
Tudo isso conduzirá ao Método Enjoy de forma prazerosa, o que permitirá o alcance dos objetivos de longo prazo nos negócios, além de fazer um melhor uso dos recursos existentes na agricultura.
Como dizemos em planejamento estratégico para o agronegócio:
A pergunta dois, “Para onde vamos?”, está associada com os objetivos e permite definir uma nova filosofia orientadora para a empresa, além de uma nova proposta de valor.
Talvez a pergunta mais difícil seja a terceira: Como chegar? No entanto, ela trará as estratégias para aumentar a propriedade e o seu faturamento em cinco anos, o que pode englobar a compra de novas áreas, adoção de novas culturas ou outras atividades, verticalização da produção e outros. Esta indagação levará à uma lista de estratégias que se traduzirá em projetos estratégicos.
“o pessimista reclama do vento, o otimista acredita que o vento mudará de direção, e o realista adapta as velas ao vento.”