Blog do Agro

Milho safrinha: perspectivas de produção são boas, mas clima preocupa produtores

Nova estimativa indica uma produção 6% menor no Centro-Sul do país. Falta de chuva e plantio tardio são os principais motivos da queda na produção. Confira como estão os campos de milho nas principais regiões produtoras e outras notícias do agro21 de julho de 2022 /// 3 minutos de leitura

Novas estimativas apontam que a produção de milho segunda safra, na região Centro-Sul do Brasil, deve ser 5 milhões de toneladas menor do que a previsão do mês passado. Isso se deve à influência do clima sobre a produção do grão, especialmente a falta de chuva. Os dados, divulgados pela consultoria AgRural, indicam uma oferta de 80,9 milhões de toneladas de milho em maio. Há 30 dias, eram quase 86 milhões. As regiões mais afetadas pela falta de umidade são as áreas nas quais o plantio foi tardio, como no Mato Grosso, além de diversas localidades no estado de Goiás.

Em Ipameri, GO, a produtora Sônia Bonato conta como está a situação na região e os impactos da falta de chuva nas lavouras de milho. "Infelizmente, aqui, em Goiás, estamos com estresse hídrico. ai fazer um mês que não chove na região. Isso reduz muito o resultado na produção de silagem para alimentar o gado no inverno."

De acordo com boletim da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgado nesta semana, no Mato Grosso, principal produtor, apesar da restrição hídrica nas áreas com plantio tardio, as perspectivas de produção permanecem boas porque a maior parte das lavouras foi semeada no período adequado. Em Goiás, o clima seco tem prejudicado a polinização da cultura. Já no Mato Grosso do Sul e no Paraná, o desenvolvimento do milho segue em níveis satisfatórios por causa das chuvas recentes em ambos os estados. Em São Paulo, os produtores da região Sudoeste também estão preocupados com a falta de chuva e, em Minas Gerais, o cenário é o mesmo, com algumas regiões importantes passando por períodos de seca. No Maranhão, no Piauí e no Tocantins, o milho está com desenvolvimento excelente.

Ainda segundo a Conab, 41,5% das lavouras brasileiras encontram-se no estágio de floração. Pouco mais de 31% estão no estágio de enchimento de grãos; 27% ainda estão em desenvolvimento vegetativo; e apenas 0,3% dos campos estão sob maturação, como mostra o gráfico a seguir:

Fenologia Das Lavouras De Milho No Brasil. Floração - 41,5%; Enchimento de Grãos - 31,3%; Desenvolvimento vegetativo - 26,9%; Maturação - 0,3%; * Obs: Média nos principais estados produtores (GO, PI, TO, SP, MA, MS, MT e PR). Fonte: CONAB

O professor Marcos Fava Neves analisa essas novas estimativas e os seus impactos para os produtores. Ele aponta a seca e a previsão de geadas em algumas regiões produtoras do Brasil, além da questão da Ucrânia e o atraso do plantio nos Estados Unidos como fatores que estão influenciando os preços do milho. "Neste momento, o milho pode manter esses preços elevados ou até aumentar um pouco mais", comenta.

Giro de notícias do agro

Segundo a União da Indústria de Cana-de-Acúcar (UNICA), a moagem de cana-de-açúcar segue atrasada na região Centro-Sul do Brasil. Em abril, primeiro mês da safra, foram processadas 29 milhões de toneladas, 36% a menos que no mesmo mês do ciclo passado.

Outra notícia de destaque é a adesão ao crédito rural no país, que cresceu 22% na safra 2021/22. Entre julho de 2021 e abril deste ano, os produtores brasileiros contrataram mais de 230 bilhões de reais, de acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Além disso, o Guia de Boas Práticas Anticorrupção da Agroindústria foi lançado pela Rede Brasil do Pacto Global da ONU. O objetivo do documento é contribuir para a conscientização e a melhoria da governança no setor.

Agenda da semana

Entre os dias 17 e 21 de maio, ocorre a AgroBrasília 2022, feira tecnológica e de negócios voltada para produtores rurais e empreendedores de diversos segmentos. O evento será no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, em Brasília, e exibe diversas novidades em máquinas, implementos, insumos agrícolas, sustentabilidade e muito mais. Para garantir seu ingresso, é só acessar o site do evento. A Bayer também estará presente com o Espaço Bayer para receber os produtores por lá.

Para quem é do Mato Grosso, no dia 20 de maio será realizado o Dia Técnico do Algodão, organizado pelo Instituto Mato-Grossense do Algodão. O evento, sediado na cidade de Campo Verde, tem como objetivo levar aos produtores tecnologias, resultados de pesquisas, novas variedades e informações que auxiliem em seus resultados com a cultura do algodão. Para mais detalhes, acesse o site do instituto.

Ainda na próxima semana, nos dias 17 e 18 de maio, acontece o Fórum Getap Verão 2022, evento 100% online. Ele é focado em alavancar a cultura do milho, conectando produtores rurais, indústria de insumos e consumidores, a fim de melhor estruturar os resultados da cadeia como um todo. Para participar, é só acessar o site do Grupo Tático de Aumento da Produtividade, organizador do evento.

Por fim, para a próxima semana, o Doutor Agro recomenda acompanhar os números divulgados pelo USDA, a segunda safra de milho no Brasil, o atraso no plantio das lavouras nos Estados Unidos e o preço do combustível.

exclusivo para usuários logadosArtigos com seus temas de interesseRealize seu login para escolher os temas de seu maior interesse. Você poderá acessá-los a qualquer momento, sem perder de vista nenhum conteúdo de relevância pra você.