El Niño chegou! Quais os impactos na agricultura?
Confira como o fenômeno deve se comportar no Brasil e os possíveis reflexos no mercado de grãos, entre outras notícias de destaque23 de junho de 2023 /// 14 minutos de leituraMeteorologistas confirmaram a chegada do El Niño dois meses antes do esperado. O ano de 2023 será marcado pelo fenômeno, após três anos de ocorrência do La Niña.
O evento climático é caracterizado por aquecer as águas do Oceano Pacífico e aumentar as temperaturas do planeta. Apesar de o início ter ocorrido em junho, há grandes chances de aumentar sua intensidade no inverno.
No Brasil, o El Niño causa chuvas acima da média na região Sul do país, podendo alagar lavouras e causar prejuízos.
Por outro lado, nas regiões Norte e Nordeste, a seca e as temperaturas acima do normal podem provocar um maior número de incêndios e perdas de produtividade.
Impactos do fenômeno climático no agronegócio
Segundo dados da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA), a probabilidade de ocorrência do El Niño ser moderado está em 84%. Além disso, o órgão americano aumentou para 56% a possibilidade de ser um fenômeno forte.
Diante dessas previsões, a safra de inverno no Rio Grande do Sul pode registrar queda de 12,8% neste ano, segundo a Emater. Apesar do clima não ser o único fator para a redução, os efeitos climáticos podem se estender e impactar não somente as culturas de inverno, mas também a safra verão.
Roberta Paffaro, especialista em agronegócio, destaca que os Estados Unidos divulgaram recentemente que as condições das lavouras de soja e milho em excelentes e ótimas condições vieram abaixo do esperado. Enquanto isso, no Brasil, a preocupação é com o El Niño. "Nesse cenário, utilize o mercado a seu favor. Planejamento é a chave e o primeiro ponto é ficar de olho nos custos. O momento pode ser favorável para a troca de fertilizantes devido à desvalorização do dólar.", reforça a especialista.
Além disso, ela recomenda negociar o excedente de soja, por exemplo, para pagar contas e começar a próxima safra sem dívidas. Ainda pensando no próximo ciclo, Roberta diz que é preciso se planejar para cobrir os custos de produção. "Negocie antecipadamente para garantir a sua rentabilidade", acrescenta.
Conferência Global de Agronegócios
Nesta semana aconteceu a 33ª edição da Conferência Global de Agronegócios, na Nova Zelândia. O evento é organizado pela Associação Mundial de Agronegócios (Ifama).
O professor Marcos Fava Neves esteve presente no evento e comentou sobre os principais pontos discutidos pelos líderes mundiais do setor. "O assunto de destaque aqui tem sido o crescimento da agricultura, ou seja, vamos ter muito mercado, mas há a necessidade de se buscar eficiência, de ter sustentabilidade, principalmente nos aspectos ambientais, sociais e de governança. Tiveram destaque também a agricultura digital, as proteínas alternativas, uso das folhas de plantas na nutrição animal, uso de insetos na agricultura e modelos modernos de gestão, entre outros temas muito interessantes."
Giro de notícias
A ferrovia Norte-Sul foi concluída após mais de 35 anos. Com saída para o mar, grandes estados produtores como Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso ganharam competitividade para exportar seus produtos.
A moagem de cana-de-açúcar, da safra 23/24 atingiu 125,4 milhões de toneladas em maio. O aumento é de 16,7% na comparação com o mesmo período da safra anterior.
O número de casos de gripe aviária subiu para 39 no Brasil, segundo o Ministério da Agricultura. Por ser encontrada apenas em aves silvestres, o país continua reconhecido como livre da doença pela comunidade internacional.
Hortitec reúne soluções para cultivo hortifrutícola
A Bayer participou da 28ª edição da Hortitec, a exposição hortifrutícola mais importante da América Latina. A feira aconteceu em Holambra, no interior de São Paulo, entre os dias 21 e 23 de junho.
No evento foram apresentadas as soluções integradas para as áreas de proteção de cultivo, além das sementes Seminis, que impulsionam o crescimento e a qualidade das frutas e hortaliças. No estande da Bayer, técnicos e especialistas mostraram as melhores soluções para auxiliar o produtor do plantio à colheita.
Agenda da semana
Vem aí a Semana Digital Fieldview, entre os dias 17 e 21 de julho. O evento terá conteúdos e ofertas imperdíveis de combos preparados para você, produtor. E o programa Impulso Bayer também preparou condições especiais nesta semana digital! Clientes 4 e 5 estrelas podem usar o bônus impulso para resgatar produtos da plataforma Climate Fieldview™. Com isso, você poderá acessar descontos especiais. Além disso, o Impulso Bayer vai disponibilizar cupons exclusivos e limitados para clientes 3 estrelas. Mas atenção porque o cupom para clientes 3 estrelas é válido somente para a semana digital. Então, fique ligado porque com Fieldview é assim, você conecta e evolui! E com Impulso Bayer, você se inspira e se impulsiona para o futuro.
Por fim, o Doutor Agro destaca os pontos para o produtor ficar de olho na próxima semana: safra de milho no Brasil, seca nos Estados Unidos e câmbio.