Blog do Agro

Produção de grãos no Brasil será 24% maior nos próximos 10 anos!

O Brasil produzirá bem mais de forma sustentável. Entenda o que as projeções refletem sobre o Brasil e mais destaques do agro.28 de julho de 2023 /// 7 minutos de leitura

Um estudo realizado pelo Ministério da Agricultura constatou que a produção de grãos no Brasil deve crescer 24,1% até a safra 2032/2033, chegando em 390 milhões de toneladas. Na comparação com a produção atual, este valor é 76 milhões de toneladas maior, o que corresponde a uma taxa de crescimento anual de 2,2%. Segundo o ministério, o incremento em produtividade será o fator decisivo, com alta nos investimentos em pesquisa no setor.

Em relação à área plantada, o número deve passar dos atuais 77,5 milhões de hectares para 92,3 milhões de hectares, um acréscimo de quase 15 milhões de hectares que deve vir, principalmente, da conversão de pastagens degradadas em áreas de agricultura.

A soja, o milho segunda safra e o algodão serão os grandes protagonistas deste cenário, sendo que soja e milho podem sofrer pressão na demanda por conta da maior utilização em biocombustíveis, como biodiesel e etanol de milho. Em 10 anos, a produção de soja deverá atingir 186,7 milhões de toneladas, seguida do milho em 160 milhões e, por fim, o algodão alcançando 3,6 milhões de toneladas.

O professor Marcos Fava Neves analisa estas perspectivas e comenta como elas refletem a produção sustentável do Brasil. Segundo ele “para fazer frente a todo este crescimento da demanda mundial de grãos, carnes, biocombustíveis , o Brasil vai ocupar em 2033/34 ao redor de 240 milhões de hectares...”. Dentro deste valor, o professor explica que 60 milhões são usados (mais de uma vez) em relação aos grãos, ao redor de 30 milhões para culturas perenes e a pecuária vai continuar cedendo área para a agricultura. No total, o Brasil vai passar de 238 milhões de hectares para 240 milhões, porém, produzindo bem mais! Assim, o país consegue atender a demanda por alimentos e bioenergia de maneira sustentável!


Projeto Caminhos do Milho realizou palestras no interior do Paraná

O especialista da Bayer, Paulo Garollo, falou sobre as boas práticas de manejo da cigarrinha do milho. O evento é da Aprosoja, Associação dos Produtores de Soja e Millho do Paraná. O presidente da associação, Eduardo Costa Cassiano, comenta que “este projeto vem ao encontro da necessidade que os agricultores tem em relação à cigarrinha, essa praga que tem nos afetado tanto. Afetou muito na safra passada e foi se tornando a praga de maior importância na cultura do milho no estado”. Diante desta necessidade, a Aprosoja, em parceria com a Bayer, promoveu palestras para trazer aprendizado aos agricultores a respeito desta praga, além de outras informações relacionadas a cultura do milho, como já fazem com a soja.


Giro de notícias

Colheita de café segue firme no Brasil. As atividades atingiram 66% até o último dia 18, valor abaixo da média dos últimos 5 anos, mas acima do ano passado, quando a operação nos cafezais atingia 57%.

China emite nota com cota de importação de 750 mil toneladas de algodão brasileiro. Ondas de calor no hemisfério Norte podem impactar a produção no país asiático e nos Estados Unidos. Inclusive, confira aqui o episódio do Impulso Negócios que fala sobre os impactos do clima no hemisfério Norte.


Dia do Agricultor

A Bayer não poderia esquecer do Dia do Agricultor e agradecer pelo árduo trabalho desempenhado todos os dias na lida do campo. O agricultor Cassiano Silveira Gervin declarou que “o agronegócio brasileiro tem uma importância para o mundo cada vez maior” e ressalta que “o agricultor brasileiro deve ser valorizado”. A produtora rural Natália Crestani comenta que “ter um dia de reconhecimento da importância dessa atividade que coloca comida na mesa da sociedade é muito importante”. E a agricultora Verônica Bertagnolli comenta que “o Brasil tem muito a comemorar nesta data, pois hoje todos os olhos estão voltados para o país e temos que mostrar que temos uma agricultura de ponta!”

Para finalizar, o Doutor Agro destaca os temas que devem estar no radar dos produtores na próxima semana:

  • Condições das lavouras dos Estados Unidos
  • Colheita de milho no Brasil
  • Bombardeios na Ucrânia
  • Japão e gripe aviária
exclusivo para usuários logadosArtigos com seus temas de interesseRealize seu login para escolher os temas de seu maior interesse. Você poderá acessá-los a qualquer momento, sem perder de vista nenhum conteúdo de relevância pra você.