Blog do Agro

Em que ficar de olho na hora de plantar milho?

Confira as melhores estratégias de plantio, além das soluções em biotecnologia, tratamento de sementes e programas que elevam os seus patamares de produtividade
13 de setembro de 2023 /// 6 minutos de leitura

O Brasil deve produzir cerca de 130 milhões de toneladas de milho na safra 2022/23, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

O cereal é o mais cultivado no país e essa boa produção tem um segredo: o planejamento.

Quando se fala em plantio de milho, é preciso pensar que tudo começa com o solo. Ele precisa estar muito bem preparado para receber as sementes e, nesse sentido, a análise, correção, adubação e nível de fertilidade são informações de extrema importância. Com o solo devidamente corrigido, vem a escolha das sementes de milho, afinal, a cultivar é responsável por 50% do rendimento da produção, ou seja, é uma das etapas mais importantes para o sucesso da plantação.


Biotecnologia de milho: grande aliada contra pragas

A biotecnologia de milho VTPRO4, é a mais completa do mercado e, por isso, uma aliada importante no controle das principais lagartas que afetam o cereal.

"A tecnologia VTPRO4 conta com três mecanismos de ação acima do solo que protegem contra as principais lagartas que atacam a cultura do milho. Dentre elas, a lagarta do cartucho, o maior alvo do produtor agrícola. Abaixo do solo, temos dois modos de ação que oferecem proteção adicional ao produtor contra a larva alfinete", comenta Danilo Belia, gerente de trades de milho na Bayer.

A biotecnologia VTPRO4 ainda ajuda na absorção de águas e nutrientes, protegendo o potencial produtivo da lavoura e diminuindo os gastos do produtor com defensivos agrícolas.

"Recomendamos ainda que o agricultor sempre faça o monitoramento para que, caso o nível de dano seja ultrapassado, complemente com aplicações de inseticidas para ter um controle efetivo desses principais alvos", acrescenta o profissional da Bayer.


Recomendações para a semeadura

Depois de escolher a melhor cultivar, o produtor precisa ficar atento à janela de plantio. O pré-florescimento e o enchimento dos grãos da planta devem coincidir com a radiação solar mais alta e os dias mais longos, o que no plantio de verão ocorre entre novembro e fevereiro.

Na região Sul, por exemplo, o plantio de milho é realizado mais cedo, entre agosto e setembro, de forma a evitar que os períodos críticos de cultivo ocorram em época de estiagem e calor intenso.

Já no momento da semeadura, a atenção deve ser em relação ao espaçamento e a densidade a serem utilizados. O espaçamento corresponde ao arranjo das plantas entre linhas e dentro da linha. A densidade refere-se ao número de plantas por área. Esses fatores têm grande impacto no rendimento da lavoura.


Soluções Bayer para elevar o patamar de produtividade

O programa Bayer VAlora Milho contribui para os produtores atingirem um patamar mais avançado de produtividade, compartilhando o risco do investimento adicional em sementes. A iniciativa ajuda a otimizar a densidade populacional do milho, oferecendo a prescrição de sementes ideal para cada talhão. Além disso, você tem recomendações de aplicação de nitrogênio customizadas, com serviço personalizado para sua realidade, a fim de explorar o máximo potencial produtivo da lavoura.

Por fim, o tratamento de sementes é uma das práticas com o melhor custo-benefício para o seu negócio, fundamental para o bom estabelecimento da lavoura. Cropstar é o tratamento de sementes da Bayer com amplo espectro de controle e proteção 3 em 1, para uma lavoura saudável contra um amplo número de pragas, enquanto Redigo® protege a lavoura de doenças que mais prejudicam os estágios iniciais da cultura do milho.

exclusivo para usuários logadosArtigos com seus temas de interesseRealize seu login para escolher os temas de seu maior interesse. Você poderá acessá-los a qualquer momento, sem perder de vista nenhum conteúdo de relevância pra você.