Milho Safrinha: Confira o andamento da colheita e os efeitos das geadas
O Impulso News desta semana mostra o andamento da colheita e os primeiros resultados do milho safrinha pelo Brasil, os impactos que as geadas trouxeram na produção agrícola e muito mais13 de julho de 2022 /// 2 minutos de leituraNa semana passada, o Impulso News mostrou que as geadas estavam causando prejuízos para várias lavouras, e os impactos começaram a aparecer. Na região Sudeste, em Minas Gerais, os efeitos foram no café. Especialistas apontam que a produtividade deve cair entre 20 e 25% em 2022 devido à desfolha causada pelo frio. No Sul, no estado do Paraná, as maiores perdas foram no milho, as quais chegaram em 80%, segundo relato de produtores. Como consequência das geadas, a consulto-ria StoneX reduziu em mais 2,5% as estimativas de produção de milho safrinha no Brasil, ficando agora em 60,4 milhões de toneladas.
Não bastassem as geadas, as previsões apontam, agora, para um novo período de seca. De acordo com a Noaa (Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA), o Brasil deve ficar sem chuvas ex-pressivas até o dia 18 de julho. Quem está sofrendo com a seca é a produtora Sônia Bonato, de Ipame-ri, Goiás. Por lá, ela comenta que a falta de chuvas prejudicou a produção do milho silagem.
Outra notícia de destaque no programa é a divulgação dos novos dados da colheita do milho sa-frinha no país, pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento). Segundo a companhia, 14,9% das áreas já foram colhidas, contra 9,8% da semana anterior. Apesar do avanço, ainda estamos abaixo dos 24,5% do mesmo período de 2020.
O Representante Técnico de Vendas da Dekalb, em Sorriso, no Mato Grosso, Gustavo Pavani Coelho, mostrou um pouco da realidade do milho safrinha na região do médio norte, que sofreu com condições climáticas atípicas. O resultado disso são plantas com porte reduzido, espigas pequenas e leves com falhas de granação, plantas mais suscetíveis a doenças, bem como outros fatores que influenciaram na redução de produtividade da lavoura.
O produtor Romeu Ciochetta, de Campo Novo do Parecis, também no Mato Grosso, está em plena co-lheita do milho safrinha. As médias de produtividade estão dentro do esperado para o início da colhei-ta, mas ele espera que haja uma quebra de 30% ao final da operação, em função do plantio fora da janela ideal. No Mato Grosso, os agricultores devem terminar a colheita até o dia 15 de agosto.
E após os episódios de geadas e as novas estimativas para baixo, os preços do milho voltaram a subir. Sobre isso, o professor da USP e da FGV, Marcos Fava Neves, comenta que é importante acompanhar-mos o câmbio, o andamento da lavoura nos Estados Unidos, e os resultados na safra brasileira. Segun-do ele, esses fatores devem contribuir para que haja um novo aumento no preço do milho, o que não era esperado.
Outras Notícias
A Bayer, Farm Box e CGM Monitoramento Agrícola firmaram parceria para a criação de uma rede cola-borativa de monitoramento preventivo da cigarrinha do milho nos estados do Sul do Brasil.
Na agenda da semana, a Bayer, em parceria com a Abrass (Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja), irá oferecer cursos para o segmento de sementes nos dias 13, 14 e 15 de julho, sempre às 16h. Entre os temas a serem abordados estão a biotecnologia e os benefícios na agricultura brasileira, modelo de negócio e venda de valor e Intacta 2 Xtend na nova era da soja. Os cursos são exclusivos para os associados da Abrass e as inscrições podem ser feitas no site da associação.
Outro evento para a próxima semana será a Feira de Tecnologia e Inovação no Agronegócio, a Digital Agro 2021, que acontece entre os dias 12 e 15 de julho, de forma on-line, e contará com mais de 25 expositores e salas para networking digital. Você, produtor e produtora, são nossos convidados para acompanhar apresentações com lideranças da Bayer em um estande digital exclusivo da empresa. As inscrições podem ser realizadas no site oficial do evento site oficial do evento.
Acompanhe, ainda, os destaques da semana no agro, as cotações das principais commodities e muito mais!