Blog do Agro

O que pode ser produzido a partir da soja?

A soja como alimento já é muito conhecida, mas a maioria das pessoas desconhece o potencial do grão como matéria prima em diversos segmentos industriais.22 de julho de 2022

A soja é cultivada em quase todo o Brasil e o país é considerado o maior produtor do grão no mundo. Por aqui, o estado que mais produz a oleaginosa é o Mato Grosso. De acordo com projeção da CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento), divulgada em 7 de abril, a produção de soja na safra 2021/22 poderá atingir um total de 122,4 milhões de toneladas.

Da década de 1990 a 2020, a produção de soja do Brasil passou de aproximadamente 20,1 milhões de toneladas para 120,9 milhões de toneladas respectivamente. (CONAB)

Este número impressiona, mas não surpreende, afinal, os sojicultores Brasileiros se profissionalizaram ao longo das últimas décadas. Com a evolução da área plantada e do investimento em maquinários de alta performance, biotecnologia e insumos cada vez mais rentáveis e sustentáveis, o Brasil tem muitas chances de continuar no pódio da produção do grão no mundo.

Grafico Área plantada / produção nacional
Fonte: CONAB

Por que produzir soja?

São muito comuns os questionamentos sobre a motivação de se produzir soja em larga escala no Brasil. No entanto, entre várias justificativas, podemos destacar duas muito didáticas e evidentes e que, no entanto, a maior parte da sociedade desconhece: o valor da produção do grão e suas diversas utilidades nos ramos alimentício, de fármacos e industrial de todo o mundo.

Valor da produção da soja

Veja na tabela do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) o valor da produção de diversos segmentos agropecuários. Note que a soja lidera com larga vantagem:

Ranking - Agricultura (BR) - Valor da produção (2020)
Fonte: IBGE

Apesar dos recentes aumentos nos custos de produção da soja, devido à crise global causada pela pandemia de COVID-19, e aos impactos do clima nas duas últimas safras, o produtor segue perseverante. De acordo com o IMEA (Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária), ao menos no Mato Grosso poderemos ver um recorde de produção na safra 2022/23, com o estado colhendo 29,48 milhões de toneladas de soja.

As utilidades da soja

A soja vai além do óleo e do farelo ou do consumo in natura. De acordo com a Aprosoja (Associação Brasileira Dos Produtores de Soja), a soja é utilizada como matéria-prima para as indústrias farmacêutica, veterinária, de cosméticos e de vernizes, tintas e plásticos.

A oleaginosa também está presente na indústria de adesivos e nutrientes, adubos, formuladores de espumas, fabricação de fibra, revestimento, papel e emulsão de água para tintas. Na produção alimentícia, podemos encontrar a soja nos óleos de cozinha, temperos de saladas, margarinas e gordura vegetal - presente em grande número de alimentos.

O QUE É PRODUZIDO A PARTIR DA SOJA? SORVETES DIESEL NACIONAL ÓLEO DE COZINHA MAIONESE PRODUTOS CONGELADOS MARGARINAS ACHOCOLATADOS GORDURA VEGETAL FABRICAÇÃO DE FIBRAS MEDICAMENTOS ALIMENTOS DIETÉTICOS TEMPERO DE SALADAS PAPINHAS PARA BEBÊS BIODIESEL BRASILEIRO BARRAS DE CEREAIS LEITE E SUCOS SALSICHAS COSMÉTICOS TINTAS E VERNIZES
Fontes: EMBRAPA e APROSOJA. Crédito: Ag.In.

Além disso tudo, é possível obter a lecitina a partir do óleo refinado de soja. A lecitina é um agente emulsificante que “liga” a fase aquosa e oleosa dos materiais. O produto é utilizado na produção de salsichas, sorvetes, maioneses, barras de cereais e produtos congelados no geral.

Não podemos esquecer, é claro, do biodiesel. Segundo publicação da UFVJM (Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri), a soja se apresenta como a principal matéria-prima empregada na produção de biodiesel no Brasil. De acordo a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), em 2020, o óleo oriundo da soja foi matéria-prima de 71,2% da produção de biodiesel no país.

Veja no infográfico o destino e o uso da soja brasileira:

Destino e usos da soja brasileira
Fonte: Aprosoja-MT. Crédito: Globo Rural.

Como a Bayer pode ajudar na produção de soja?

A Bayer disponibiliza para o sojicultor uma série de tecnologias para o manejo de doenças, pragas, nematoides e plantas daninhas que podem reduzir a produtividade de cultura. Além disso, a empresa oferece conteúdo, informação e suporte técnico de qualidade para que produtores possam obter a melhor experiência com produtos de última geração.

Se você chegou até aqui, certamente gostará de conhecer o portal das biotecnologias Bayer voltadas para a cultura da soja. Então, clique e conheça a Plataforma Intacta2 XTEND, e INTACTA RR2 PRO.

Fonte: Ag.In

exclusivo para usuários logadosArtigos com seus temas de interesseRealize seu login para escolher os temas de seu maior interesse. Você poderá acessá-los a qualquer momento, sem perder de vista nenhum conteúdo de relevância pra você.