Aprenda como fazer o manejo correto da dessecação da soja na pré-colheita
Aprenda como fazer o manejo correto da dessecação da soja na pré-colheita19 de julho de 2022 /// 4 minutos de leituraJá existem, hoje, diversas estratégias para aumentar a produção de sua lavoura. No caso dos grãos, a dessecação da soja é um processo que beneficia tanto a cultura atual quanto a da próxima safra a ser implementada.
Mas vá com calma, esse processo é minucioso e pequenos erros geram grandes consequências. Neste artigo, fique por dentro de como realizar a dessecação pré-colheita da soja!
O que é dessecação da soja?
A dessecação da soja é um processo utilizado principalmente na produção de grãos. Ela consiste na aplicação de compostos químicos em quantidade correta para:
- Antecipar a colheita;
- Manter a lavoura com uma produção uniforme;
- Eliminar plantas daninhas que prejudiquem a cultura.
Quando esse processo é efetuado, a plantação morre e os grãos amadurecem mais rápido. Essa ação permite uma antecipação na média de cinco dias de safra.
Por que a dessecação da soja é tão importante?
Normalmente, após o cultivo da soja, os produtores introduzem na lavoura a plantação de milho, por exemplo. Portanto, se houver atraso na implementação da próxima cultura, ela fica propensa a um menor índice de produção.
Essa diminuição na produtividade acontece pela planta não aproveitar 100% a época de alta produção dos grãos. Ou seja, os melhores dias que ela tem para se nutrir de acordo com o clima e o solo.
Portanto, com alguns dias de atraso na implementação da próxima cultura já é o suficiente para uma baixa na produção. Sendo assim, antecipando a colheita da soja, você pode adiantar o plantio do milho e otimizar sua produção.
Outro fator importante é o controle de plantas daninhas, tanto na cultura atual, quanto para a próxima a ser introduzida. Assim a lavoura fica livre dessas infestações que também prejudicam a qualidade e quantidade dos grãos.
Qual a hora certa de dessecar a soja?
O momento certo para iniciar a dessecação é quando a soja inicia o estágio reprodutivo R7.2. Ou seja, quando 50% das vagens já atingiram o grau de maturação completa.
As vagens maturadas apresentam coloração amarronzada ou bronzeada. Nesse estágio as plantas também apresentam algumas folhas amareladas e murchas, indicando que é o momento certo para a aplicação.
É válido lembrar que a colheita tardia, após a dessecação pode resultar em grandes problemas, como:
- Perdas com abertura das vagens;
- Grãos “ardidos”, fermentados ou mofados;
- Germinação no próprio pé (dentro da vagem).
É válido antecipar ainda mais minha colheita de soja?
Essa ação não é recomendada pois nos estágios de R5 e R6 os grãos ainda estão em processo de expansão e nutrição. Ou seja, se a dessecação foi realizada nesses estágios, haverá uma queda de produção, em alguns casos, maiores que 25%.
Quais produtos usados na dessecação da soja?
Para saber qual é o melhor produto a ser aplicado em sua lavoura, é necessário consultar um profissional agrônomo. Ele apontará quais plantas daninhas estão presentes no campo e suas respectivas resistências. E acesse o Espaço Bayer para falar com um de nossos especialistas.
Dessecação de soja pré-plantio
A dessecação pré-plantio ou antecipada é o termo utilizado para o controle de ervas daninhas antes da semeadura da soja. Essa ação contribui diretamente para uma boa produção dentro da lavoura, livrando a plantação das diferentes ameaças presentes no solo.
Riscos da dessecação
A dessecação é um processo cuidadoso, pequenos problemas internos ou externos no processo afetam diretamente o resultado, tais como:
- Se ocorrer uma chuva no 7º dia de aplicação do produto, o produtor corre o risco de ter perdas na sua lavoura. A soja murchará e encharcará, condição perfeita para a introdução de uma doença;
- Aplicação no estágio errado significará perdas consideráveis na produção;
- A dosagem incorreta dos compostos resulta em respectivos prejuízos. Se você aplicar uma menor quantidade, terá que fazer de novo e se a dose for maior, será um desperdício de produto.
A dessecação é um processo importante para os grandes produtores de terra. Esse ato impulsiona a produção de uma safrinha e evita eventuais perdas por conta de chuvas na região.
Agora que você já sabe a importância da dessecação da soja, que tal ficar por dentro de como alcançar altas produtividades em sua lavoura!