Visão estratégica e modernização são as marcas de Gil Moro na condução dos negó-cios no campo
O uso de tecnologias digitais, a aplicação do conhecimento adquirido no mercado financeiro e a gestão de pessoas são os pilares do administrador da Fazenda Santa Carolina, em Imbituva, PRO uso de tecnologias digitais, a aplicação do conhecimento adquirido no mercado financeiro e a gestão de pessoas são os pilares do administrador da Fazenda Santa Carolina, em Imbituva, PR
Do mercado financeiro para o campo, Gil de Paula Moro usa sua experiência em finanças para gerenciar a fazenda da família, em Imbituva, Paraná.
Formado em administração de empresas e pós-graduado em engenharia civil, a mu-dança de trajetória para a agricultura começou em 1998 e se consolidou em 2015, quando passou a se dedicar integralmente à administração das proprieda-des que foram compradas por seu avô há mais de 75 anos.
"Desde que eu nasci, convivo com o agro. Mas meu envolvimento direto iniciou em 1998 em sociedade com um tio que, juntamente com meu pai, administra-va a propriedade. Vendo toda a dedicação que eles tiveram, me interessei e hoje sigo mais entusiasmado do que nunca com as possibilidades dessa atividade", afirma.
A fazenda Santa Carolina tem 676 hectares cultiváveis de milho e soja. A partir de abril, é feito o plantio da safra de inverno com aveia e trigo.
O trabalho no ramo financeiro, conta Moro, deu a ele uma base forte para entender como administrar os negócios, controlar custos e analisar resultados. "Antigamente, para plantar milho, utilizávamos 500 quilos de adubo por hectare, independentemente da região do talhão. Hoje, fazendo análises de solo bastante detalhadas e, com os mapas de produtividade, colocamos 380kg por hecta-re, em média. Isso me permite usar fertilizante nos trechos onde a fertilida-de é menor, enquanto eu não estou desperdiçando insumos onde não há tanta ne-cessidade. Com um investimento menor consigo a mesma produtividade ou até mai-or", avalia.
Parceria de peso com a Bayer
Moro conta com a iniciativa Carbono Bayer em sua propriedade. O projeto permite fazer avaliações e adotar práticas, produtos e tecnologias para reduzir a emissão de carbono na atmosfera.
A parceria com a Bayer também se mantém em outros projetos, como expe-rimentos com a soja Intacta2 Xtend ®, além da empresa ser a principal fornecedora de sementes para o plantio do milho na proprieda-de.
Todas essas iniciativas, aliadas ao uso de tecnologia de agricultura digital como o FieldView ™ garantem, de acordo com o produtor, uma situação privilegiada na condução dos negócios. "A Bayer consegue ter uma visão integrada e mais abrangente possível de todo o ambiente do agro, que vai desde a questão da fertilidade, das sementes, produtos para doenças e pragas, até o suporte que ajuda a avaliar a colheita, a produtividade. Ao longo do tempo, isso nos permite melhorar a rentabilidade e maximizar a produtivida-de para alimentar o Brasil e o mundo."
Moro também faz parte do programa de pontuação Impulso Bayer junto a Orbia. Ele usa os pontos para compra de sementes e produtos para fazer o manejo integrado de pragas. Com isso, garante uma redução de custos, além de avaliar a melhor forma de manejar as doenças e pragas que atacam suas lavouras. "Eles nos dão mapas sobre a presença de pragas, insetos e doenças que nos permitem fazer as aplicações com defensivos no momento mais ade-quado e na dosagem indicada", destaca.
Gestão de pessoas é outra marca registrada
Os cuidados no campo também se estendem para as pessoas que traba-lham na propriedade. O produtor conta que são feitas diversas ações e investimentos focados nos funcionários, como treinamentos, entrega de cestas básicas e premia-ções.
Além disso, há mais de 10 anos foi criado um centro cultural onde uma professora dá aulas de reforço e suporte às atividades realizadas na escola. "A professora ensina as crianças a usarem computador, temos uma biblioteca e uma brinquedoteca. As crianças vão ao centro cultural pela manhã e à tarde para a aula", detalha Moro.
Ele ainda realiza, anualmente, a Semana da Saúde, quando convida profissionais da área para fazerem apresentações sobre como evitar e prevenir doenças.
Promovendo uma gestão integrada entre campo, escritório e pessoas, Gil Moro agora colhe resultados com o agronegócio.
Conheça nosso canal no YouTube e ative o sininho para receber mais conteúdos como este.
Conheça o Espaço Bayer, uma experiência interativa de informações do mundo agro!
// https://espaco.bayer.com.br/
Confira também o nosso Podcast:
Redes Sociais
Facebook AgroBayer
Instagram AgroBayer