Blog do Agro

Como fazer a sucessão familiar na agricultura

Conheça as principais dicas para fazer a sucessão familiar em sua fazenda
22 de julho de 2022

Depois de alguns anos, chega o momento que os proprietários da fazenda precisam organizar o futuro da gestão da operação. Em muitos casos, cabe aos seus filhos sucessores fazerem a transição para o gerenciamento do negócio.

Porém processo de sucessão contempla um trabalho de formação dos novos gestores. Neste artigo, acompanhe como fazer a sucessão familiar na agricultura!

O que é sucessão familiar rural?

Sucessão familiar é o processo de transferência das responsabilidades do proprietário da fazenda para o sucessor da família. Geralmente, esse fardo fica nas mãos do(a) filho(a) mais velho do casal, ou é acordado entre os filhos, que podem também dividir a gestão.

O processo de sucessão familiar no agro está diretamente ligado com o planejamento do futuro do negócio e em muitos casos levam anos de transição.,

Em falta de um projeto de sucessão a má gestão dessas terras podem levar a crises financeiras ou até mesmo falências repentinas

Uma boa sucessão familiar na agricultura garante tanto o sustento da fazenda quanto a expansão do agronegócio. Uma mente jovem por trás do negócio pode enriquecer a lavoura com aspectos tecnológicos, comunicativos e gerenciais.

Que impactos têm a sucessão sobre a continuidade da agricultura familiar?

Quando falamos de impactos observamos duas variáveis: a boa e a ruim. Isso depende da maneira que as terras são administradas pelos herdeiros.

Quando o filho que assume já possui uma experiência com os negócios da e entende as ocupações que eram de seu antecessor, os resultados são positivos. Ele pode facilmente impulsionar o desenvolvimento da agricultura de acordo com as necessidades do mercado.

Porém, nem sempre podemos contar com a boa atuação do sucessor das terras. Por vezes o herdeiro está focado na rotina operacional das terras e não possuem a experiência necessária para continuar o negócio da família.

Aprender a tocar uma fazenda da noite para o dia é uma tarefa de grande dificuldade. Ainda mais se a sucessão familiar acontecer de forma repentina, como no caso de falecimento do proprietário. Por isso a necessidade de um processo de sucessão.

Principais desafios para a sucessão familiar no campo

Falta de interesse por parte dos filhos

Um acontecimento frequente é a falta de interesse dos filhos pela ocupação do cargo de proprietário. Os principais motivos para isso são:

  • o filho querer se especializar em outra área de atuação;
  • medo de encarar a grande responsabilidade de administrar uma operação agrícola;
  • falta de interesse em gerir uma fazenda.

Se você se deparar com essa situação, a sugestão é treinar um profissional para o cargo. Outros integrantes da família ou até mesmo pessoas de fora são bem-vindos nesse caso, o importante é manter a prosperidade do seu negócio.

Falta de experiência do herdeiro

O despreparo do herdeiro não está sempre ligado à falta de interesse, mas sim à falta de experiência. Por vezes o jovem trabalha na fazenda, porém só entende os serviços operacionais.

Uma grande dica para evitar o despreparo de seus filhos é apresentá-los também às ocupações administrativas de dentro da empresa. Assim eles já crescem obtendo uma vivência do negócio.

Conflitos internos dentro da família

Dentro do processo de sucessão familiar pode haver conflitos pela posse da propriedade. Por isso, a sucessão familiar é um assunto que deve ser conversado frequentemente dentro da família, assim os conflitos são amenizados e o processo de sucessão é realizado com o entendimento de todos.

Sucessão familiar na agropecuária

Do mesmo modo que ocorre a sucessão familiar na agricultura, ela também se faz presente na agropecuária. A principal diferença entre elas é o tipo de produção exercida dentro das fazendas.

Leia mais: Conheça os irmãos Fiorese

to um foca na produção agrícola, o outro na pecuária. Assim, o herdeiro deve administrar a fazenda direcionando-a ao mercado agropecuário.

Como fazer sucessão familiar na fazenda?

1. Invista nos possíveis sucessores

Se são seus filhos que vão assumir as terras, por que não investir nos estudos deles?

Escolas, cursos e faculdades ensinam bastante sobre o mundo agro, além do que você também pode repassar dos seus conhecimentos a eles.

2. Converse com a família

Manter um bom diálogo entre a família evita conflitos internos. Busque aprovação de todos os membros da casa para que a sucessão geracional na gestão agrícola ocorra de maneira tranquila e correta.

3. Atribua-os trabalhos dentro da fazenda

Para que os herdeiros adquiram o máximo de experiência é necessário que eles entendam a rotina da fazenda. Atribuir responsabilidades no campo vai mostrar os desafios da sucessão familiar na agricultura que eles estão prestes a enfrentar.

4. Esteja sempre a postos para orientar

Além de atribuir as responsabilidades, você também deve orientá-los sobre a gestão e a operação nas terras. Com isso, além de criar uma boa interação com seus filhos, eles aprendem com alguém de confiança

5. Agende uma consultoria

Para alcançar os melhores resultados em uma sucessão familiar é sempre válido consultar quem entende do assunto. A Agro Bayer oferece consultorias especializadas com profissionais da área a fim de solucionar todos os seus problemas!

O que é sucessão geracional?

É o termo utilizado para se referir ao processo de transferência da gestão de uma empresa ou negócio. É comum utilizar esse termo na agropecuária quando a administração das terras é passada a terceiros e não para membros da família.

Sucessão familiar agro

A sucessão familiar na agricultura é a responsável por manter uma boa atuação das fazendas no agronegócio. Mesmo na falta do proprietário, os herdeiros assumem a terra e continuam deixado pelo pai.

Quer ficar por dentro das novidades do mundo agro? Então acompanhe mais artigos sobre agricultura!

exclusivo para usuários logadosArtigos com seus temas de interesseRealize seu login para escolher os temas de seu maior interesse. Você poderá acessá-los a qualquer momento, sem perder de vista nenhum conteúdo de relevância pra você.