Blog do Agro

Portfólio Bayer de soluções em inseticidas ganha reforços e novo conceito

Acesse e confira as novidades e reforços no portfólio de soluções em inseticidas da Bayer. Conheça os detalhes do novo conceito e novos produtos!22 de julho de 2022
Portfólio Bayer de soluções em inseticidas ganha reforços e novo conceito

A Bayer, empresa líder no segmento agrícola e em inovação, traz aos agricultores brasileiros respostas cada vez mais especializadas para as necessidades do campo. Além de sementes, biotecnologia e soluções digitais, a Bayer apresenta um portfólio de produtos de proteção de cultivos para um manejo eficiente, composto por tratamento de sementes, herbicidas, fungicidas, inseticidas e nematicidas.

Falando especialmente de insetos pragas, o agricultor brasileiro vem protegendo o potencial produtivo da sua safra ao combater os diversos desafios como os percevejos nas culturas da soja e do milho, a cigarrinha-do-milho, o bicudo-do-algodoeiro, a cigarrinha-da-cana, e as temidas lagartas, que atacam diversas culturas e trazem danos severos à produção.

No segmento de sugadores, como percevejos e cigarrinha, a Bayer apresentou recentemente aos produtores de soja e milho o inseticida Curbix, uma solução já conhecida do mercado canavieiro e algodoeiro. Curbix representa um novo modo de ação contra essas pragas, conferindo eficácia muito superior aos principais concorrentes do mercado, segundo dados de protocolos realizados por entomologistas e a Bayer. Já nos primeiros anos de lançamento nas culturas da soja e milho, o produto tem sido um sucesso.

Para a Bayer, Curbix representa a maior oportunidade de crescimento no mercado de inseticidas nos próximos anos. O etiprole, molécula por trás do sucesso do produto, além de conferir alta eficácia no manejo das principais pragas com mais de 90% de eficácia de controle inicial, é uma importante ferramenta para o manejo de resistência a inseticidas, por ser um ingrediente ativo inédito para tais pragas no Brasil. Além de soja e milho, Curbix também está disponível contra a broca-do-café na cultura do café e continua sendo um dos líderes de mercado para cigarrinha na cana-de-açúcar e bicudo no algodão.

Outra importante ferramenta da Bayer para insetos sugadores, essa já consolidada no mercado, é o Connect. Os dois modos de ação do Connect (mistura de neonicotinoide e piretroide) continuam jogando no principal segmento de inseticidas como um parceiro de Curbix. No caso da soja, o manejo com Curbix e Connect representa um dos melhores programas de manejo para percevejos disponíveis ao agricultor, proporcionando alta eficiência de controle e rotação de modos de ação no manejo da resistência. E para milho, Connect tem uma missão ainda mais especial, por ser uma das melhores ferramentas para o controle da cigarrinha, a causadora do enfezamento (uma das maiores preocupações do produtor de milho atualmente no Brasil).

E o investimento da Bayer para atender os maiores desafios da agricultura continua para os demais segmentos de inseticidas. Este é o caso de Oberon que, com um modo de ação exclusivo no manejo de ácaros e mosca branca, é uma ferramenta fundamental de manejo para o produtor de algodão, soja e diversas culturas hortifruti. A incidência crescente de ácaros em diversas culturas como soja e algodão, ao mesmo tempo que o produtor tem poucas ferramentas disponíveis, torna Oberon importante para a agricultura nacional.

E levando em conta esse cenário promissor para a Bayer, a empresa tem se atentado às necessidades do mercado para o manejo de mosca branca, pulgões e moscas-das-frutas em diversas culturas, além de pragas específicas do citros (psilídeo) e café (bicho-mineiro e cochonilhas). Com modo de ação único e seletivo aos inimigos naturais, Sivanto Prime entrega alta eficiência de controle contra as principais pragas, sendo uma ferramenta-chave para a rotação de modos de ação contra pragas que demandam diversas aplicações, contribuindo para a sustentabilidade do manejo.

Lagartas

Mesmo após a introdução das tecnologias Bt no Brasil, o manejo de lagartas continua sendo um dos maiores desafios do agricultor. Apesar das tecnologias Bt terem representado um grande avanço no manejo dessas pragas, o uso de inseticidas dentro do contexto do Manejo Integrado de Pragas (MIP) se faz essencial para assegurar o manejo de um amplo espectro de lagartas, protegendo a produtividade e a qualidade de diversas culturas. Além disso, a adoção de tecnologias Bt vem causando uma recente mudança na dinâmica de pragas nas grandes culturas, como no caso da soja, em que lagartas do gênero Spodoptera se tornaram mais relevantes nesse cenário.

Pensando nisso, a Bayer reposicionou seu portfólio já robusto para o manejo desses inimigos. Começando por Belt, um inseticida do grupo das diamidas com alta eficácia contra as principais lagartas das grandes culturas (soja, milho, algodão, cana) e diversas culturas hortifruti. Belt confere rápida paralisação da alimentação das lagartas, protegendo as estruturas vegetativas e reprodutivas da planta. Para a cultura da soja, na presença de lagartas do gênero Spodoptera, Belt tem sido recomendado na dose de 100 mL/ha, visando uma excelente eficácia contra essas lagartas e protegendo a lavoura contra os danos.

E se o assunto é eficácia contra Spodoptera, também não podemos deixar de citar Larvin. Do grupo dos carbamatos, Larvin está registrado para as principais culturas, como soja, milho e algodão. No algodão, Larvin já é reconhecido como um produto altamente eficiente contra as principais lagartas da cultura. É o produto que resolve! Já na soja, o Larvin ainda possui uma enorme oportunidade pela frente, ao ser utilizado para controlar as lagartas do gênero Spodoptera, que vem crescendo na cultura. Larvin está sendo posicionado na dose de 300 g/ha, visando uma eficácia extremamente elevada contra todas as lagartas, incluindo o gênero Spodoptera, com a qual os produtores verão uma performance sem igual.

E complementando o time vencedor contra as lagartas, A Bayer traz Certero, da classe de inseticidas conhecida como fisiológicos. Essa classe de inseticida é muito utilizada em diversas culturas, por ser muito seletivo a inimigos naturais e pelo ótimo custo-benefício. Novas doses também têm sido recomendadas nas grandes culturas como soja, milho e algodão, visando maior eficiência de controle.

Com isso, a Bayer se consolida no segmento de inseticidas buscando atender ao agricultor com excelência em produtos e serviços. Se você não conhece o portfólio Bayer, acesse www.agro.bayer.com.br ou consulte o RTV Bayer da sua região.

exclusivo para usuários logadosArtigos com seus temas de interesseRealize seu login para escolher os temas de seu maior interesse. Você poderá acessá-los a qualquer momento, sem perder de vista nenhum conteúdo de relevância pra você.