Blog do Agro

Safra de laranja: estimativas para 2021/2022

Confira o que o produtor rural pode esperar da próxima safra de laranja e entenda por que o cenário é positivo, mesmo com a estiagem e a pandemia25 de julho de 2022

Trazemos boas notícias aos produtores de laranja. Graças aos avanços da citricultura no Brasil, a safra 2021/2022 será mais promissora que a anterior. Quem acompanhou o balanço da safra passada, percebeu que os ganhos estão aumentando.

De acordo com o Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus), em 2020/21, foram plantados 198 milhões de pés de laranjas. A instituição revelou ainda que a produtividade atingiu 790 caixas por hectare.

Para você identificar o crescimento, na safra 2014/2015, foram plantados 180 milhões de pés, com produtividade de 785 caixas por hectare. Esses dados chegam até os agricultores e refletem otimismo para a próxima safra de laranja.

Mas, o que está por trás disso tudo? Nós trouxemos a resposta e compartilharemos a seguir. Portanto, se você deseja que sua plantação renda bom retorno financeiro e frutos de qualidade, leia com atenção.


Fatores positivos para a safra de laranja

Um dos responsáveis pelo aumento do número de pés de laranja, sobretudo nas regiões de São Paulo e Minas Gerais, é o ganho tecnológico . Graças ao manejo integrado de pomares, os produtores têm conseguido uma série de benefícios.

Um deles é o maior adensamento médio dos pomares. O controle assertivo de pragas, tratamento de sementes e mapeamento da área por meio de softwares de gestão agrícola também tem contribuído para a eficácia da cultura.

O resultado de todos esses processos é o aumento da rentabilidade. Sobre isso, é importante mencionar que a comercialização da laranja se mantém aquecida pela alta demanda do suco da fruta, além, claro, da valorização do dólar.


O que esperar da safra 2021/22

O potencial produtivo dos pomares, aliado à oferta de laranja, não só como produto agrícola in natura, mas também como matéria-prima para sucos e outros alimentos, depende, em primeiro lugar, do favorecimento do clima.

E não é só isso! O produtor precisa avaliar com cuidado o mercado, principalmente no contexto de exportação. Nos Estados Unidos e Europa, por exemplo, importantes importadores do Brasil, a procura pelo suco vem diminuindo.

Isso sem contar que estamos tratando de um produto agrícola de investimento de longo prazo. Por isso, planejamento, redução de riscos e foco são fundamentais.

A partir dos dados da safra passada, podemos encontrar um cenário possível: a baixa produção subsequente. Neste caso, a tendência é que os preços sejam elevados por conta do baixo estoque das fábricas de suco.

No entanto, é preciso ter em mente que os custos da lavoura também tendem a ser altos. Afinal, o dólar elevado, apesar de ser fator positivo para os agricultores, eleva os gastos com combustível, maquinário, logística, entre outros.


Como se preparar para a safra de laranja

Agora que você já tem uma noção do cenário da safra 2021/22 da laranja, é hora de se preparar para o que está por vir. De acordo com o Fundecitrus , mesmo com o cenário desfavorável provocado pelas condições climáticas, haverá um aumento de 9,14% de produtividade em relação à safra anterior.

Em São Paulo e Sudoeste Mineiro, principais regiões produtoras do mundo, o órgão revelou que, em média, serão produzidas 294 milhões de caixas de laranja.

É fundamental que o produtor considere que, nos últimos 2 anos, a estiagem, junto com as altas temperaturas, gerou um certo desequilíbrio nas lavouras de laranja. O resultado foi identificado na queda precoce de frutos e ataque de pragas.

Mas isso não prejudicou completamente a produtividade, já que foram coletadas, aproximadamente, 850 caixas de laranja por hectare. Em outras palavras, o mercado de citricultura continuará rentável na próxima safra.

De acordo com Marcos Fava Neves, coordenador Político-Institucional e Metodológico da PES, a citricultura gera, anualmente, R$10 bilhões para o Brasil. Isso porque nosso país é um dos principais exportadores de suco de laranja.

Não é à toa que, de acordo com o especialista, tudo indica que o preço do suco concentrado e não concentrado trará bons lucros.

Vale destacar que, mesmo com as restrições da pandemia, o mapeamento da safra de laranja foi o mais preciso possível, de acordo com José Carlos Barbosa, coordenador de Estatística da PES (Pesquisa de Estimativa de Safra).

exclusivo para usuários logadosArtigos com seus temas de interesseRealize seu login para escolher os temas de seu maior interesse. Você poderá acessá-los a qualquer momento, sem perder de vista nenhum conteúdo de relevância pra você.