Blog do Agro

O papel da genética na produtividade do milho

Híbridos de milho Bayer se destacaram em concurso de produtividade na safra de verão 2024.22 de julho de 2024 /// 10 minutos de leitura
O papel da genética na produtividade do Milho

A genética desempenha um papel crucial na produtividade do milho. São as características genéticas que possibilitam que as plantas expressem a capacidade de produzir de forma estável, resistindo a pragas , doenças e condições climáticas adversas.

Considerando os atuais desafios da agricultura, as características genéticas são os aspectos tecnológicos mais relevantes para o cultivo de milho no Brasil. Por esse motivo, empresas e instituições de pesquisa buscam desenvolver e disponibilizar híbridos de milho com a genética adequada para cada região produtora do país.

O Grupo Tático de Aumento de Produtividade (GETAP) é uma das organizações que fomentam o desenvolvimento e a adoção de novas tecnologias na produção de milho. Criado por líderes empresariais de diversas cadeias do agronegócio, o grupo desenvolve fóruns e comitês técnicos com especialistas, e promove o Concurso Produtividade Elevada no Campo.

Segundo o GETAP, o concurso foi criado com o objetivo de compartilhar a experiência de produtores de milho de todo o país e reconhecer o agricultor como principal fator de transformação no campo.

Para definir os vencedores do Concurso Produtividade Elevada no Campo, os auditores do GETAP visitam os produtores inscritos e, em seguida, um corpo técnico avalia os dados coletados em campo.

O concurso ocorre duas vezes ao ano para premiar agricultores que produzem milho na safra de verão e na safra de inverno. No concurso da safra de verão 2024, agricultores que cultivaram híbridos de milho da Bayer foram campeões de produtividade .

Para conhecer o papel da genética na produtividade do milho, e saber quais híbridos Bayer foram campeões no Concurso Produtividade Elevada no Campo, continue esta leitura.

As características genéticas do milho
Com técnicas avançadas de melhoramento genético é possível desenvolver híbridos de milho com características genéticas desejáveis e adaptadas às diferentes regiões produtoras do país. De modo geral, a genética determina a arquitetura e os componentes de rendimento da planta de milho.

Segundo publicação técnica da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ/USP), as características da estrutura da planta definidas pela genética são:

· Tipo de pendão.

· Tipo de folha.

· Arquitetura das folhas.

· Altura de plantas.

· Quantidade de espigas.

· Tamanho da espiga.

· Empalhamento da espiga.

· Qualidade do colmo.

· Qualidade do sistema radicular.

· Tolerância ou resistência a doenças.

· Tolerância ou resistência às secas e altas temperaturas.

· Tolerância ou resistência às geadas e baixas temperaturas.

· Tolerância ou resistência aos solos de baixa fertilidade.

Com a estrutura mais adequada para o sistema produtivo do agricultor, a planta de milho consegue expressar suas características genéticas associadas aos componentes de rendimento do milho.

Os componentes de rendimento do milho são:

· Produção de grãos (principal característica quantitativa).

· Número de espigas por planta.

· Número de grãos por fileira.

· Número de fileiras de grãos.

· Comprimento da espiga.

· Diâmetro da espiga.

· Peso médio dos grãos.

A junção dessas características genéticas contribui para que a planta possa atingir seu teto produtivo, responder ao manejo realizado pelo agricultor e se desenvolver de forma estável ao longo da safra.

Como escolher o híbrido de milho com a melhor genética

A escolha da semente do híbrido de milho que será cultivado pode definir o resultado de uma safra inteira. Sendo assim, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) recomenda o uso de dados da análise de solo e do histórico da lavoura para a escolher híbridos de milho de forma assertiva.

Segundo a EMBRAPA, as principais características genéticas que o produtor deve considerar para escolher um híbrido de milho são:

Adaptação às condições edafoclimáticas
O Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC) indica os híbridos recomendados para cada estado e região, tanto para o plantio da safra de verão quanto da safrinha. Além disso, as próprias empresas comercializam sementes segmentando os híbridos que melhor se adaptam aos diferentes ambientes produtivos.

Produção comercial
Os tipos de grão produzidos podem variar de acordo com a genética de cada híbrido. Na maioria dos casos, os grãos serão dentados (dente) ou duros (cristalino). A decisão sobre esse fator deve considerar a cor e a textura dos grãos, e as preferências do mercado consumidor.

Estabilidade e potencial de rendimento de grãos
Híbridos estáveis apresentam menor oscilação de produção, respondendo ao manejo e às condições favoráveis do ambiente. Além disso, espera-se que um híbrido estável alcance o teto produtivo determinado por sua genética, e não sofra grandes perdas nos anos desfavoráveis.

Resistência ou tolerância às doenças
A resistência ou tolerância às principais doenças que afetam o milho é fundamental para evitar perdas de produtividade e contribuir para que o híbrido alcance seu teto produtivo. As empresas desenvolvem e posicionam híbridos com essa característica considerando os históricos de clima e de ocorrência de doenças de cada região produtora.

Nível tecnológico e manejo
O agricultor pode optar por híbridos que demandam maior ou menor investimento em estratégias de manejo. Por exemplo, existem híbridos que devem ser cultivados em solos mais férteis. Por outro lado, há híbridos capazes de atingir o teto produtivo em condições adversas, como períodos de seca e cultivo em solos de baixa fertilidade. Em ambos os casos o produtor deverá adotar práticas de manejo específicas para o híbrido cultivado.

Ciclo
Os ciclos do milho foram popularizados comercialmente como normais, semiprecoces, precoces, superprecoces e hiperprecoces. No entanto, conforme o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), os ciclos dos híbridos de milho são divididos oficialmente em três grupos de acordo com o número de dias entre a emergência e a maturação da planta.

Os híbridos do grupo I concluem o ciclo em menos de 110 dias. O ciclo dos híbridos do grupo II é maior ou igual a 110 dias e menor ou igual a 145 dias. O grupo III integra híbridos com ciclo maior do que 145 dias.

Estrutura da planta
Das raízes ao pendão, as estruturas da planta contribuem para o manejo eficiente da lavoura, e podem minimizar perdas por estresses, como doenças, clima, tombamentos, quebra de colmo e redução da capacidade fotossintética.

A EMBRAPA reforça que não existem plantas de milho que expressam todas as características desejáveis. Na verdade, os híbridos de milho devem ser utilizados de forma estratégica em cada talhão da lavoura. Além disso, todos os híbridos apresentam pontos fortes e pontos fracos de acordo com o ambiente e manejo do agricultor.

A biotecnologia dos híbridos de milho

Diferente das características genéticas específicas de cada híbrido, a biotecnologia pode ser inserida em híbridos diversos a partir da modificação genética.

A biotecnologia contribui significativamente para a sustentabilidade da produção de milho ao reduzir o uso de inseticidas e o número de operações para aplicar defensivos na lavoura. Além disso, essa tecnologia avançada maximiza a produtividade da cultura do milho e facilita o controle de plantas daninhas durante a safra.

Devido à importância estratégica dessa ferramenta, atualmente a escolha de híbridos também inclui a adoção da biotecnologia que melhor atende o agricultor ante os desafios da safra.

Híbridos de milho Bayer campeões do concurso do GETAP

Produtores que cultivaram híbridos de milho das marcas DEKALB®, SEMENTES AGROCERES® e AGROESTE® se destacaram no Concurso Produtividade Elevada no Campo – Safra de Verão. Dos seis materiais que venceram a disputa, cinco são produtos Bayer.

Para realizar o manejo de suas lavouras, os agricultores vencedores contaram com defensivos do portfólio Bayer, como o fungicida FOX® XPRO e o inseticida CONNECT®. As biotecnologias VT PRO® 3 e VT PRO® 4, que protegem a cultura do milho do ataque de pragas e conferem resistência a herbicidas, também foram utilizadas pelos agricultores premiados.

Além disso, o FIELDVIEW™, ferramenta de agricultura digital da Bayer, ajudou os agricultores finalistas na escolha do material genético cultivado, e no ajuste de população de plantas de milho para alta produtividade.

Conheça a produtividade dos agricultores que venceram o Concurso Produtividade Elevada no Campo – Safra de Verão com a genética de híbridos Bayer:

Categoria sequeiro

· 1º lugar

Ronei Gaviraghi, do município de Mangueirinha, localizado no estado do Paraná (PR), alcançou a marca de 270 sacas por hectare com o híbrido AS 1757 PRO4. O agricultor utilizou as tecnologias Bayer ROUNDUP® , CURBIX® e FOX® XPRO para manejar sua lavoura.

· 2º lugar
Nilson de Paula Xavier Marchioro, de Ipiranga (PR), plantou o híbrido DKB 235 PRO3 e obteve a produtividade de 256,3 sacas por hectare. Para proteger a sua lavoura, o agricultor contou com os produtos CONNECT® , NATIVO®, ROUNDUP®, CURBIX® e FOX® XPRO.

· 3º lugar

Egon Heinrich Milla, de Candói (PR), produziu 253 sacas por hectare com o híbrido AG 9021 PRO3. Durante a safra, o produtor utilizou as tecnologias CURBIX®, FOX® XPRO e NATIVO® para maximizar a produtividade de sua lavoura.

Categoria irrigado

· 2º lugar

O engenheiro agrônomo Fabio Zandonai, de Cristalina, cidade do estado de Goiás, colheu 254,4 sacas por hectare com o híbrido AG 8701 PRO4. O produtor também adotou os produtos CONNECT® e FOX® XPRO para manejar sua lavoura.


· 3º lugar

Bráulio Copetti Casarin, de Boa Vista do Cadeado, cidade localizada no Rio Grande do Sul, obteve a produtividade de 247,1 sacas por hectare com o híbrido AS 1955 PRO4 . Para proteger a cultura do milho, o agricultor contou com a tecnologia SOBERAN® .

É muito importante reforçar que, além do híbrido de alta performance e da adoção de tecnologias de proteção de cultivos, o manejo do agricultor é fundamental. Foi a combinação desses três fatores que promoveram os resultados de produtividade dos vencedores do Concurso Produtividade Elevada no Campo – Safra de Verão.

Saiba mais sobre o posicionamento de híbridos de milho da Bayer no Impulso Negócios EP. 102:

exclusivo para usuários logadosArtigos salvos e temas de interesseRealize seu login para salvar artigos e escolher os temas de seu maior interesse. Você poderá acessá-los a qualquer momento, sem perder de vista nenhum conteúdo de relevância pra você.