Por dentro dos macronutrientes da soja
Entenda a importância das substâncias nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio e enxofre.15 de dezembro de 2022 /// 20 minutos de leituraOs macronutrientes para o desenvolvimento das culturas são: nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio e enxofre. Estes elementos são demandados pela cultura da soja e devem ser fornecidos para as lavouras de forma estratégica.
De acordo com a Empresa Brasileira De Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a exigência nutricional da soja é uma característica determinada por fatores genéticos. Por outro lado, o clima, a Fertilidade Do Solo E O Manejo Cultural Da Lavoura, podem influenciar na demanda e dosagem de cada nutriente durante o planejamento de adubação da lavoura.
O preço dos fertilizantes na cultura da soja
Por conta do atual custo, os fertilizantes estão entre os assuntos mais relevantes discutidos por técnicos e sojicultores no Brasil.
Segundo o Centro De Estudos Avançados Em Economia Aplicada (CEPEA-Esalq/USP), o investimento com fertilizantes para a cultura da soja em março de 2022 aumentou 103,4% em relação ao mesmo mês em 2021.
A instituição aponta que um dos motivos para a alta no custo dos fertilizantes é o conflito no leste europeu, acompanhado das sanções econômicas impostas pelos Estados Unidos, União Europeia e outros países sobre a Rússia – importante fornecedor de fertilizantes para o Brasil.
Como consequência deste entrave, se antes o produtor precisava de 7,9sacas ha-1 para pagar os insumos, neste ano foram necessárias 13,3 sacas de soja por hectare para custear o gasto com fertilizantes, aumento considerável de 5,4 sacas para pagar os insumos.
Neste contexto, conhecer a exigência nutricional da soja e a função de cada nutriente exigido pela cultura pode fazer a diferença na hora de otimizar estratégias de fertilidade e nutrição da lavoura.
Exigência nutricional da cultura da soja
Os nutrientes são divididos em dois grupos: macronutrientes e micronutrientes.
Os macronutrientes são demandados em maiores quantidades, enquanto os micronutrientes são requeridos em menores quantidades. No entanto, ambos os tipos de nutrientes executam funções fundamentais para que a lavoura seja produtiva e rentável.
Os macronutrientes da cultura da soja são nitrogênio (N), fósforo (P), potássio (K), cálcio (Ca), magnésio (Mg) e enxofre (S). Os micronutrientes exigidos pela cultura são boro (B), cloro (Cl), cobre (Cu), ferro (Fe), manganês (Mn), molibdênio (Mo), níquel (Ni) e zinco (Zn).
A tabela abaixo, da Embrapa (2013), apresenta quais são as quantidades médias absorvidas e as exportações dos nutrientes por tonelada de soja produzida.
Fonte: Embrapa (2013).
A análise de solo é uma ferramenta indispensável para a elaboração de uma boa estratégia de fertilidade e nutrição da lavoura. Com a análise de solo em mãos, é possível identificar quais nutrientes exigidos pela cultura da soja estão disponíveis no solo e em quais quantidades e, assim, realizar práticas de manejo e adubação de maneira eficiente.
A partir da análise de solo é possível realizar a correção do solo por meio de práticas como a calagem, a gessagem e a descompactação do solo – ambas práticas melhoram a performance dos fertilizantes, a absorção dos nutrientes pelas plantas e o perfil dos solos.
Em um cenário de alta de preços de fertilizantes, a análise de solo ajuda o sojicultor a ser assertivo no manejo nutricional da lavoura de forma otimizada.
A importância de cada macronutrientes da cultura da soja
Conheça agora a função dos macronutrientes no desenvolvimento das plantas de soja, conforme manual do International Plant Nutrition Institute (IPNI).
Entenda também o que acontece quando a lavoura não acessa as doses corretas destes elementos durante a safra, seja por falta ou excesso de disponibilidade no solo.
Função do nitrogênio na planta de soja
O nitrogênio atua na fotossíntese das plantas, na síntese de proteínas, na retenção de vagens, no peso dos grãos e na porcentagem do óleo da soja. Além disso, este elemento é o responsável direto pela produtividade da cultura.
O déficit de nitrogênio na lavoura apresenta consequências às plantas, como desenvolvimento reduzido, folhas menores e menor desenvolvimento de raízes.
Função do fósforo na planta de soja
O fósforo é o nutriente responsável pelo armazenamento e fornecimento de energia para a planta. Ele atua na fotossíntese, respiração e na produção de proteínas da cultura da soja - além de estimular o crescimento e a nodulação das raízes.
Com o aumento da nodulação, é possível ampliar a Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN) - um método alternativo à adubação, o qual fornece nitrogênio para a cultura.
Em situações de déficit de fósforo, a planta desenvolve folhas menores e apresenta crescimento lento. Como consequência, a lavoura produz grãos menores e malformados, com redução no número de vagens por planta.
Função do potássio na planta de soja
O potássio atua na formação e no transporte de açúcares no interior da planta e no enchimento de grãos. O nutriente é o responsável pelo uso da água e ajuda a planta a tolerar a deficiência hídrica.
O potássio também reduz o acamamento das plantas, promove maturação mais uniforme da cultura e Reduz A Incidência De Doenças, Como A Ferrugem-Asiática.
Quando o potássio não é fornecido adequadamente para a soja, a consequência é o desenvolvimento de grãos pequenos e deformados e vagens chochas, além de ocorrer a maturação desuniforme da lavoura.
Função do cálcio na planta de soja
O cálcio faz parte da parede celular da planta de soja e é fundamental para o crescimento da lavoura.
O nutriente melhora o florescimento e é essencial para o crescimento e desenvolvimento das raízes. Além disso, o cálcio atua na nodulação das raízes para a realização da FBN.
Como consequência da falta de cálcio, as plantas apresentam queda considerável de folhas e vagens, e raízes pouco desenvolvidas.
Função do magnésio na planta de soja
O magnésio atua na fotossíntese, é ativador enzimático e auxilia na absorção de fósforo. Além disso, o nutriente aumenta a FBN e a produção de proteína.
Quando não há disponibilidade ideal de magnésio no solo da lavoura, as plantas de soja reduzem a síntese de proteínas.
Função do enxofre na planta de soja
O enxofre aumenta a eficiência da FBN pelas plantas de soja e atua na formação dos grãos. Este elemento também está ligado à síntese de proteínas e vitaminas.
A deficiência de enxofre prejudica o desenvolvimento do sistema radicular das plantas. Além disso, as raízes apresentam nodulação deficiente, o que reduz a oferta de nitrogênio para a lavoura.
Para saber um pouco mais sobre como os macronutrientes influenciam na produtividade da sua lavoura de soja, procure por um representante Bayer em sua região ou um engenheiro agrônomo de confiança.
Continue nos acompanhando para mais conteúdos como este.