Blog do Agro

O que é ILPF?

Na Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), os animais, o meio ambiente e a lavoura saem ganhando.05 de janeiro de 2023 /// 3 minutos de leitura
integrecao lavoura pecuaria floresta

Segundo a Embrapa, Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) é uma estratégia de produção agropecuária que integra diferentes sistemas produtivos, como atividade agrícola, florestal e pecuária em uma mesma área. De forma consorciada, rotacionada ou em sucessão, as atividades devem se beneficiar entre si.

A ILPF também apresenta benefícios ambientais e sociais. O sistema é capaz de servir como fonte de diversificação de renda para o produtor e mitigar as emissões de gases do efeito estufa, gerando o conhecido Carbono neutro.

De acordo com a Rede ILPF, os objetivos do sistema focam em atender as necessidades de melhor uso da terra, maximização da produtividade, diversificação da produção e a geração de produtos com alta qualidade. O ILPF ainda reduz a pressão sobre o desmatamento e a abertura de novas áreas.

Os sistemas integrados podem ser implantados com dois ou três componentes, dependendo da capacidade da fazenda. Qualquer propriedade rural seja ela pequena, média ou grande, pode utilizar uma das quatro possíveis modalidades do ILPF:

  • Integração Lavoura-Pecuária-Floresta;
  • Integração Lavoura-Pecuária;
  • Integração Pecuária-Floresta;
  • Integração Lavoura-Floresta.

Para escolher a melhor estratégia é preciso considerar informações sobre a região e o potencial da propriedade, bem como da logística, disponibilidade de mão de obra, topografia, clima, aptidão dos solos, mecanização, entre outros fatores.

Conforme a Embrapa, o ILPF compõe o Plano para a Consolidação de uma Economia de Baixa Emissão de Carbono na Agricultura (Plano ABC). Este plano define metas para que o Brasil reduza suas emissões de gases do efeito estufa (GEE) no setor agropecuário.

Benefícios do sistema ILPF

O sistema ILPF traz diversos benefícios ao sistema de produção como um todo, abrangendo desde a redução no uso de insumos até a preservação do meio ambiente.

O uso dos insumos, como água, luz e nutrientes é otimizado. Este benefício gera menor contaminação do meio ambiente, redução nos custos dos insumos e maior aprimoramento dos investimentos realizados na fazenda.

Entre os impactos sociais positivos gerados pelo sistema ILPF, está a geração de empregos diretos e indiretos, com aperfeiçoamento da mão de obra qualificada. Além disso, ocorre a diversificação de fontes de renda, com estabilidade econômica e redução de riscos e perdas.

A influência do ILPF no aspecto produtivo é o aumento da produção de carnes, grãos, leite e madeira. A agregação de valor aos produtos também é um benefício do ILPF.

O meio ambiente também ganha com o sistema. Ao implantar o ILPF na propriedade, ocorre a ciclagem de nutrientes com melhoria na qualidade e estruturação do solo, além da recuperação de áreas degradadas ou com baixa capacidade produtiva.

Entre os benefícios diretos desta integração estão a mitigação GEE pelo componente arbóreo, o aumento do sequestro de carbono do solo e a melhoria dos atributos químicos, físicos e biológicos do sistema produtivo. O bem-estar animal também é promovido a partir do ILPF, que proporciona maior conforto térmico.

No sistema de ILPF é possível cultivar diferentes culturas para gerar alimentos, produção de fibras ou energia. Quanto às espécies arbóreas, podem ser utilizadas àquelas com produção madeireira ou não-madeireira, nativas ou exóticas.

A pecuária pode integrar ao sistema animais como bovinos de corte ou leite, bubalinos, caprinos, ovinos e até aves ou suínos. Inclusive, o Estudo Da McKinsey & Company aponta que o ILPF ajuda a intensificar a concentração dos rebanhos e a reduzir o ciclo de engorda dos animais, proporcionando maior lucratividade para o sistema.

Como implantar o sistema ILPF na fazenda

O Boletim Benefícios E Desafios Na Adoção De Sistemas Integrados De Pecuária Com Lavoura Ou Floresta esclarece que, apesar de suas inúmeras vantagens, o ILPF é um sistema complexo. Para obter sucesso com esta estratégia é necessário envolver vários sistemas agrícolas e entender como funciona o novo componente de produção.

De acordo com a Rede ILPF, para adotar o sistema, o produtor deve:

  • Conhecer o perfil da propriedade rural (clima, solo, topografia etc.);
  • Fazer uma pesquisa de mercado sobre os produtos que deseja produzir;
  • Informar-se a respeito de logística e disponibilidade de mão de obra especializada;
  • Montar um esquema de rotação de culturas, com espaçamentos ajustados ao componente arbóreo;
  • Conhecer as linhas de crédito do Governo Federal destinadas aos projetos envolvendo ILPF;

É importante reforçar que o produtor pode adotar o ILPF em apenas parte de sua propriedade com a finalidade de ganhar experiência na atividade, minimizando os riscos de produção e financeiros.

Para obter mais informações sobre o sistema, entre em contato com a Embrapa ou com a Rede ILPF.

Fique de olho para mais conteúdos como este. Até a próxima!

exclusivo para usuários logadosArtigos com seus temas de interesseRealize seu login para escolher os temas de seu maior interesse. Você poderá acessá-los a qualquer momento, sem perder de vista nenhum conteúdo de relevância pra você.